Gestão de fornecedores: 5 dicas para fazê-la com excelência

Gestão de fornecedores

A sua loja necessita de uma gestão de todos os processos para que possa funcionar bem. E uma das áreas mais importantes, que deve ser muito bem cuidada, é a de fornecedores. Fazer uma boa gestão de fornecedores irá lhe garantir sucesso e boas vendas. Confira dicas para conquistar excelência nesta gestão.

 

1 – Tenha em mente quais são seus objetivos

Para realizar um planejamento eficiente, é fundamental ter claro quais os objetivos de sua empresa e todos os setores que ela abrange. Tendo claras as metas e objetivos, é possível criar um plano eficiente para gerir os processos relacionados a suprimentos, bem como criar metas realistas.

 

2 – Organize seus processos

Tendo os objetivos claros, o passo seguinte criar e manter processos organizados para todos os setores da empresa, desde a contratação de funcionários até os suprimentos. Desta maneira, será mais fácil lidar com os fornecedores e até mesmo gerir riscos relacionados a este setor. Uma boa dica é ter em mãos softwares que auxiliem na gestão.

 

 

3 – Entenda o custo e valor de toda a cadeia

Para poder gerir e até mesmo negociar com seus fornecedores, será necessário entender o valor de toda cadeia envolvida, desde a criação dos produtos até o consumidor final. Sua empresa faz parte de um ecossistema relacionado ao produto, portanto, não a encare como um ser isolado. Esteja atento a todas as informações, para que possa ter uma boa noção do valor do seu negócio.

Ao escolher seus fornecedores, não se atenha a preços. Há fatores muito mais relevantes, que podem impactar e acabar gerando prejuízo para a sua loja. Por exemplo, se você contrata um fornecedor que sempre entrega produtos avariados e isso chega ao consumidor final, sua empresa terá prejuízos e arcará com a responsabilidade por esses produtos. Portanto, ao gerir seu processo de suprimentos, tenha em mente o verdadeiro custo-benefício desta relação.

 

4 – Mantenha um bom relacionamento com os fornecedores

Mantenha um relacionamento saudável e vantajoso para ambas as partes. Um bom relacionamento com seus fornecedores irá lhe garantir vantagens e bons produtos para a sua loja, além de deixa-ça à frente da concorrência.

 

5 – Preste bastante atenção na logística de seus fornecedores

Este é um dos pontos cruciais para a gestão dos seus fornecedores. Gerir a logística de seu negócio pode ser a chave do sucesso para a sua loja. Confira os seguintes pontos para ter uma ótima logística:

  • Administre o estoque. Confira e veja se as instalações para armazenagem dos suprimentos estão corretas, para que não haja nenhuma surpresa prejudicial para a sua loja;
  • Cuide também do manuseio dos suprimentos, ou seja, da movimentação do produto no estoque;
  • Confira o embalamento dos produtos para que não haja danos.

Estas são algumas dicas preciosas que você deve considerar ao realizar a gestão dos fornecedores da sua empresa. Lembre-se: os fornecedores merecem atenção especial, pois eles são primordiais para o sucesso do seu empreendimento.

 

TESTE GRÁTIS: Sistema para Gestão de Lojas

Conheça o Hiper, um sistema para gestão, vendas e controle de estoque que facilitará o dia a dia do seu negócio. Preencha os seus dados no formulário abaixo e solicite um teste grátis.

Sistema para gestão de lojas