Growth hacker marketing: o que é e como escalar seu negócio digital?

Growth hacker marketing é uma tática para que quem está empreendendo. Ela foi desenvolvida em startups que usam a criatividade e desenvolvem um pensamento analítico com o uso de métricas sociais para ganhar exposição e vender.

Sean Ellis foi quem introduziu esse termo em 2010 para descrever o que ele mesmo fazia nas empresas em que passava. Ele disse que Growth Hacking é marketing orientado a experimentos”.

Sendo assim, fica mais fácil entender que growth hacker marketing é encontrar brechas para promover um crescimento acelerado. Esse processo é focado na experimentação, assim como os métodos científicos.

Mas quais os benefícios dessa tática e como colocá-la em prática? Encontre a resposta para essas e outras perguntas lendo o nosso post. Você não vai se arrepender!

Aprenda a colocar em prática o growth hacker marketing

O growth hacker marketing pode trazer muitos benefícios ao seu empreendimento. O maior deles é que as PMEs (pequenas e médias empresas) podem competir com os grandes negócios que dominam o mundo.

Isso acontece por que em seus processos são menos burocráticos e, por isso, têm mais chances de aproveitar as brechas do mercado para se promover.

Outra vantagem é que não é preciso usar ferramentas complexas ou caras para alcançar os resultados, o que torna essa tática acessível para os empreendedores. Assim, eles podem atrair e fidelizar os clientes à medida que aumentam os horizontes do negócio.

Mas, como conseguir esses benefícios? Primeiro de tudo é necessário colocar em prática essa ideia. Confira como!

Geração de ideias

A primeira coisa a se fazer é ter ideias que possam alavancar o negócio. Lembre-se que uma boa ideia não vem da noite para o dia. Por isso, tire um tempo para fazer pesquisas. Por exemplo, sobre:

  • casos de sucesso de outras empresas;
  • benchmarking (processo de analisar as práticas usadas por seus concorrentes e que podem ser replicadas em seu empreendimento);
  • participação de fóruns e grupos no LinkedIn;
  • blogs.

Depois de fazer isso é preciso começar uma “tempestade de ideias” ou brainstorming, que significa exercitar a sua criatividade e da sua equipe. Não esqueça de anotar cada um dos insights que surgirem, afinal, as ideias serão construídas com contribuição do seu time.

Seleção de ideias

Na hora de selecionar as ideias que serão testadas, é preciso levar em consideração pelo menos 3 coisas:

  1. complexidade (e custo) da implementação na sua empresa;
  2. as chances de ser bem-sucedido;
  3. como isso vai impactar os seus resultados.

As primeiras ideias a serem implementadas devem ser as mais simples, com maiores chances de sucesso e que tenham um alto impacto nos resultados. Tome cuidado para não selecionar mais ideias do que o seu time tem capacidade de colocar em prática no momento.

Realização de experimentos

Depois de implementar a ideia é preciso começar a monitorar os seus resultados. Para isso é preciso definir métricas importantes para a ação que tomou.

Lembre-se de que é normal ter algumas oscilações. Por isso, evite interromper algumas das suas ações. Só faça isso se os resultados forem muito ruins.

Afinal, quando você para com algum experimento você dificilmente saberá se ele daria certo ou não no final. Use de bom-senso para tomar essa ação.

Análise de resultados

A análise de resultados é feita após a realização dos experimentos. É preciso ser transparente e não tentar manipular os dados para ter satisfação própria. O seu objetivo ao fazer isso deve ser o aprendizado.

Caso os resultados não tenham sido os se que esperavam, é preciso procurar os motivos, para que seja possível melhor a ideia. Nessa parte do processo podem surgir outros insights de growth hacker marketing.

Depois de aprender o que é growth hacker marketing e como usá-lo para escalar o seu negócio digital pode ser muito inspirador saber que gigantes do mundo virtual usaram essa tática para crescer.

Dedique um tempo para analisar o que o Facebook, LinkedIn, Dropbox e outras referências no mercado fizeram. Iniciativas como essas ajudarão a escalar o seu negócio.

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