A importância dos 4 Ps para a estratégia de marketing da sua loja

estratégia de marketing

Ao contrário do que muitos pensam, o marketing não é uma extravagância, mas uma necessidade para que a empresa consiga os resultados esperados, especialmente no varejo — nesse segmento, o marketing e as vendas andam de mãos dadas. Por isso, dizemos que o marketing é um investimento feito pela organização, pois, assim como qualquer aplicação financeira, no longo prazo podemos perceber o retorno sobre o capital aplicado.

Claro que, para que uma estratégia de marketing tenha sucesso, é preciso, em primeiro lugar, identificar quais são os elementos que precisam ser considerados na hora de desenvolver cada uma das ações. Esses elementos são conhecidos pelos profissionais da área como os 4 Ps do marketing: preço, produto, praça e promoção.

Neste post, mostramos a importância de cada um dos Ps em uma estratégia de marketing. Confira!

 

Preço

O primeiro P do nosso modelo é o preço. Muitos acreditam que preços baixos são sinônimo de competitividade e marketing, no entanto, isso nem sempre é verdade. Para entendermos um pouco sobre precificação, devemos entender o correto equilíbrio entre o valor real da mercadoria e o seu valor agregado.

Sim, produtos similares podem ter preços bem distintos se a marca da empresa transmite os valores adequados para o consumidor. Essa precificação mais detalhada é fundamental para que você trabalhe bem a estratégia de marketing da sua empresa. Em outras palavras, o cenário ideal é quando o preço está alinhado às expectativas do consumidor.

 

 

Produto

A avaliação do produto também é umas das prioridades do marketing, afinal, essa é uma decisão que pode definir o posicionamento da empresa no mercado — especialmente no varejo. No setor, basicamente, as empresas costumam trilhar dois caminhos: ou oferecem uma solução completa para o consumidor, com produtos sortidos, ou buscam se especializar em determinado segmento.

Compreender o produto é o primeiro passo para descobrir quais serão as estratégias utilizadas pela sua equipe — tanto de marketing quanto de vendas.

 

Praça

Outro elemento fundamental para a estratégia de marketing é a praça e, por esse P, entenda tanto a questão do ponto de venda quanto da localização da loja.

Em relação à localização, é preciso que o ambiente seja coerente com o perfil do consumidor que frequenta a região, ou seja, é preciso considerar questões como a renda familiar, a idade, dentre outros aspectos.

Por outro lado, o PDV deve representar a marca. Desde a decoração interna às araras utilizadas: tudo precisa refletir os valores da empresa. Além disso, é preciso prestar atenção nos hot spots, ou seja, nos “pontos quentes” no interior da loja onde o impulso para o consumo é maior.

 

Promoção

Por fim, temos a verdadeira alma do varejo: a questão da promoção. Sem dúvida, essa é o principal motor de vendas de qualquer tipo de empresa desse segmento, além de ser uma excelente forma para atrair novos clientes.

É preciso avaliar o perfil do seu consumidor e traçar a melhor estratégia possível nesse aspecto. Será que as melhores estratégias são os programas de fidelização? Ou, quem sabe, apostar em promoções relâmpago? Tudo vai depender do tipo de relação que o cliente possui com o seu estabelecimento.

Gostou das nossas dicas sobre estratégia de marketing? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário!

 

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