Inteligência artificial no varejo já é real? Veja 3 cases para se inspirar

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A inteligência artificial no varejo é mais que uma tendência: pode-se ver os resultados em grandes nomes do mercado, que vêm atuando cada vez mais pautados nos avanços e melhorias que a tecnologia pode trazer.

Pensando nisso, hoje trouxemos 3 cases de sucesso para você se inspirar e planejar como inserir a inovação em seu negócio, ação que vai impactar as suas vendas e a organização de sua loja. Ficou animado? Continue conosco neste post!

 

O que é inteligência artificial?

A inteligência artificial (IA) é uma área de ciências da computação. O objetivo é desenvolver dispositivos que façam uma simulação da capacidade humana, tanto de se comunicar, quanto de resolver problemas, tomar decisões, perceber tendências e raciocinar.

Pensando assim, a palavra “inteligência” faz muito sentido, né? Um bom exemplo nacional dessa tecnologia é a Lu, da rede Magazine Luiza. Inclusive, começaremos a demonstrar o sucesso dessa ideia falando dela. Veja a seguir!

 

Quais lojas usam de inteligência artificial?

 

1. Magazine Luiza

A Magazine Luiza realmente aplicou uma transformação digital. Não apenas projetou aplicativos ou aproveitou o uso de chatbots, como também fez um excelente trabalho de marketing para sua assistente virtual mais conhecida, a IA Lu (de Magalu), que ganha os holofotes das redes sociais e relacionamento com o cliente.

Além disso, vale a pena lembrar que a rede expandiu os negócios, se tornando um marketplace aberto e ostentando o status de plataforma digital omnichannel (multicanais). Em 2017, o lucro líquido da empresa foi de 389 milhões de reais, diante de 86 milhões de 2016.

Para se ter ideia do quanto tecnologias como a Lu foram bem utilizadas nesse processo, no Dia dos Namorados, a marca promoveu uma ação por meio do aplicativo de encontros amorosos Tinder, que rendeu nada mais nada menos que 150 mil interações em busca de descontos.

 

 

2. Macy’s

A Macy’s é uma famosa rede varejista americana que atua no ramo de lojas de departamento. Ela conta com a IA Watson, que se encarrega de responder a todas as dúvidas dos clientes. A ideia é que o consumidor pergunte qualquer coisa a qualquer hora e receba uma resposta personalizada em seu smartphone.

A empresa apostou nessa inteligência artificial para que os consumidores possam resolver questões básicas, tornando a experiência descomplicada e apostando na proximidade no relacionamento com o cliente. O Watson foi lançado em fase de testes e adotado por outras empresas do varejo, como a North Face e 1-800-Flowers.com.

 

3. EarthFare

Existente há 47 anos, o EarthFare é um movimento que trata de comida saudável e orgânica. Em seu sistema, há uma inteligência artificial acoplada, que é capaz de dar direcionamento para as ofertas, moldando-as de acordo com a necessidade do cliente.

Essa coleta e análise de dados colabora para que as campanhas tenham retorno certo, já que há o recolhimento de informações importantes na jornada de compra do cliente. Assim, a Daisy, como é chamada essa IA, dá assistência ao cliente na hora de encher o carrinho.

 

O que garante o retorno?

Abordar as vendas de maneira generalista é um erro. Como em toda estratégia de segmentação, é importante conhecer o perfil específico de seu público-alvo. A inteligência artificial auxilia nesse sentido, mapeando a jornada de compra e tornando possível entender e identificar o momento da decisão da compra, fazendo, então, a oferta pertinente e oportuna.

Imagine que oferecer aquilo que o consumidor quer e/ou precisa no momento exato é uma tarefa que demanda muito tempo de conhecimento e observação. A automatização é o elemento-chave para alcançar esse nível de atendimento e, nesse caso, o retorno é garantido, já que a tomada de decisão tem uma base sólida.

Independentemente do momento de aplicação de recursos no qual a loja se encontra, é essencial encontrar meios para inserir a inteligência artificial no varejo, a fim de potencializar os resultados. Leia 5 dicas incríveis de inovação para aplicar no varejo!

 

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