Internet das Coisas: quais são os impactos da tecnologia no varejo?

A Internet das Coisas consiste na conexão de dispositivos do cotidiano em redes como a internet, proporcionando interação virtual com o mundo físico. Empresas varejistas mais antenadas estão implantando esse tipo de tecnologia para conquistar clientes e fazer frente às vendas online.

Não restam dúvidas de que a Internet das Coisas já faz parte do cotidiano das pessoas, e a utilização dessa tecnologia no comércio varejistas auxilia os comerciantes na gestão e na organização de seu negócio — e, ao cliente, garante uma experiência de compra inovadora, interativa, individualizada e de maneira autônoma.

Sabendo da importância da Internet das Coisas e da necessidade do comércio varejista se adaptar às novas tecnologias, elaboramos este post com os pontos mais importantes para a sua empresa ficar de olho. Leia e entenda melhor!

Mudança no comportamento do consumidor

Com o dia a dia cada vez mais corrido, o consumidor vinha de uma tendência a substituir as compras pessoais por aquisições online. Com a utilização da IoT no comércio, o cliente tem a possibilidade de conduzir suas compras da forma que melhor lhe convier.

É possível, por exemplo, acessar o layout da loja ao fazer o check-in, identificando na loja física a exata localização (corredor, prateleira) do produto desejado. Caso tenha dúvida, o cliente pode acessar na descrição do produto suas especificações, ou mesmo solicitar o auxílio de um colaborador.

Para fechar a compra, é possível fazer o pagamento (inserção de dados do cartão ou de conta bancária) por meio do aplicativo e realizar o checkout. Assim, sua loja oferece a cada cliente um atendimento único.

Necessidade de investir em inovação

Sabendo da necessidade da adoção da IoT para se tornar competitivo e até mesmo para se manter no mercado, o lojista precisa investir em internet a cabo e Wi-Fi com capacidade para atender funcionários de clientes de forma rápida, assim que realizarem seu check-in.

Aquisição de novas habilidades

Tão vital para sua empresa quanto investir em inovações e em um software de qualidade é investir no componente humano. Com todas essas tecnologias, seus gestores e colaboradores devem receber treinamento para aprimorar os conhecimentos e adquirir novas habilidades para lidar com todos esses novos recursos — tornando seu trabalho mais eficiente e otimizando os resultados.

Preocupação com segurança dos dados

Como os dados importantes do comerciante — valores de vendas, lucro e estoque — e do cliente — perfil de consumo, localização e dados bancários — estarão disponíveis na rede, o sistema de segurança precisa ser prioridade. Um software de gestão, controle de estoque e vendas precisa oferecer garantia e blindagem total a ataques externos.

A aplicação de IoT no seu negócio vai melhorar sua administração, de forma a tornar o controle de caixa e de estoque mais efetivo por meio da análise de dados de venda, traçando o perfil do seu consumidor — além de obter feedback instantâneo do seus produtos e serviços.

Gostou das nossas dicas? Entendeu um pouco mais sobre o impacto da Internet das Coisas e das novas tecnologias no setor varejista? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos como este!


VEJA TAMBÉM

Além de querer ser reconhecido pela qualidade dos…
A inovação no varejo já não é mais uma questão de escolha.…
O conceito de marketing está relacionado à divulgação de…
Além de querer ser reconhecido pela qualidade dos…
A inovação no varejo já não é mais uma questão de escolha.…
O conceito de marketing está relacionado à divulgação de…
clientes-inadimplentes-na-empresa-o-que-fazer-para-evitar
Quem tem algum empreendimento sabe que sempre existe…