Logística para loja online

5 dicas de logística para loja online

Vender cada vez mais é o sonho de todo empreendedor — seja ele dono de uma loja física ou virtual. Mas muitos empreendedores acham que empreender na internet é uma tarefa mais fácil, e é aí que a maioria se engana. Um negócio virtual exige tanto esforço quanto um físico. E assim como na loja física, o empreendedor deve estar atento e administrar bem pontos importantes como frete, estoque e a logística para loja online.

Portanto, o primeiro passo para ter sucesso no mundo online é aprender os segredos de uma boa gestão. Com a casa em ordem, ficará muito mais fácil dar os próximos passos para alcançar um público cada vez maior.

Uma das áreas com a qual um empreendedor definitivamente deve se preocupar é a logística para a sua loja online. Afinal, é através dela que será possível garantir a eficiência das entregas aos consumidores. Isso sem contar que a logística ainda contribui para uma boa gestão financeira e é parte essencial da experiência do cliente, impactando diretamente na satisfação geral do seu e-commerce.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas de um time de especialistas em varejo online que vão te ajudar a administrar melhor seu negócio e potencializar suas vendas na internet.

Vamos conferir!

1. Seleção de fornecedores

Nem sempre o fornecedor mais barato ou aquele que é amigo do seu amigo é o ideal. Você tem que pensar na qualidade dos produtos e na percepção de valor dos seus clientes. Um fornecedor realmente de qualidade é aquele que ajuda a gerar reputação para sua loja.

Estabeleça um rigoroso processo de seleção de seus fornecedores. Dessa forma, seus problemas com produtos defeituosos, danificados ou com prazo de validade vencido são eliminados. Outra vantagem desse processo é que você poderá avaliar critérios como prazo de entrega, condições de pagamento, acordo de nível de serviço, entre outros requisitos. 

2. Previsão de demandas e Reposição dos produtos

A decisão de quantos produtos manter no estoque é algo que pode ser complexo, e por isso deve ser feita com base na sua previsão de demandas, ou seja entender o seu fluxo de vendas. 

Se você vende apenas 10 produtos Y por mês, por que ter 50 em estoque? Um estoque inchado gera custos adicionais de armazenamento e controle, sem falar que trava seu fluxo de caixa, sem gerar lucratividade com a rapidez ideal. E é claro que isso impacta na saúde financeira do seu e-commerce.

E já que estamos falando em previsão de demandas e na manutenção do estoque baixo para evitar custos desnecessários, aqui vai uma dica de ouro: planeje a reposição do seu estoque com mais frequência em vez de fazer pedidos grandes e mais espaçados. Dessa forma é possível garantir uma precisão bem maior!

3. Organize seu estoque

Essa tática é muito simples e já facilita bastante a separação dos pedidos – processo chamado de picking.

Então comece verificando quais são os produtos que têm maior saída. Com essa lista em mãos, basta posicionar os mais vendidos à frente dos demais no estoque, facilitando a retirada. A lógica é direta: quanto mais ágil é o processo de separação de pedidos, igualmente mais ágil se torna sua entrega. E essa prontidão desperta uma percepção positiva por parte dos clientes.

Um formato que pode ser interessante também é trabalhar com o modelo de 

logística fulfillment, é um processo focado em melhorar a agilidade de entrega reduzindo etapas no processo de logística para loja online. Esse formato é muito utilizado principalmente pelos marketplaces e ficou muito conhecido pela Amazon. Consiste no marketplace ou fornecedor ser o responsável pela gestão do estoque, expedição e envio dos produtos vendidos por meio do marketplace. 

 

Política de troca e devolução

 

4. Oferta de frete

Você sabia que 81% dos e-commerces usam os serviços de envio dos Correios para ampliar sua capacidade de entrega? Mas claro, existem outras formas de entrega que também são interessantes, tudo depende do seu perfil de negócio e nicho de mercado.

O segredo está em avaliar as opções de frete e diversificar as formas de envio tanto para melhorar sua capacidade de entrega como para flexibilizar os custos do frete. Aliás, vale ressaltar aqui que o valor do frete é um dos itens de maior importância para os consumidores em se tratando de vendas online.

5. Logística reversa

Está em busca de consumidores fiéis e engajados? Então, proporcione facilidade e praticidade para os seus clientes. Para melhorar o relacionamento e potencializar a retenção com eles, você pode oferecer o serviço de logística reversa. Sendo um processo de devolução do produto do consumidor para a loja virtual. 

É preciso entender que o consumidor online é atraído por fotos e vídeos que nem sempre conseguem retratar a realidade. Assim, a expectativa criada na compra pode ser totalmente frustrada no momento do recebimento. Esse serviço é oferecido pelos Correios e funciona muito bem, sendo que você pode assumir o valor do transporte ou repassá-lo para o cliente.

#DicaExtra – Sistema de gestão

Além de acrescentar agilidade a todos os processos que envolvem o controle de estoque, um bom software de gestão fornece todas as informações necessárias para o gestor. Nesse sentido, relatórios consistentes e periódicos permitem que uma empresa de varejo aumente suas vendas, identificando possíveis falhas e diminuindo os custos.

Com o Hiper, você terá um sistema completo que une vendas, gestão do estoque, emissão dos documentos fiscais, controle financeiro e a geração de relatórios. Desta forma, você poderá ter na palma das mãos, todas as informações que precisa para traçar o futuro da sua loja e melhorar cada dia mais os seus números.

Agora que você domina conhecimentos sobre logística para vender online, não deixe de compartilhar esse conteúdo em suas páginas nas redes sociais e divida essas informações relevantes com seus amigos. Até a próxima!

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