Dicas de segurança para a loja durante a pandemia

Sua loja mais segura: recomendações para a pandemia

Desde o início da pandemia de Covid-19, empresas e lojas tiveram que se adaptar para tornar o seu ambiente mais seguro para funcionários e clientes. Com o avanço da doença no país, a manutenção das medidas de segurança são indispensáveis.

Em 2020, o mundo inteiro se deparou com o mesmo desafio: como enfrentar e vencer a covid-19. Ao longo dos meses, medidas de restrições foram criadas para conter o avanço do vírus, mas alguns segmentos do mercado não puderam parar suas operações, nem adaptá-las ao home office. Para estes casos, uma série de medidas foram implementadas com o objetivo de reduzir os riscos de contágio. 

Se você trabalha em áreas que são essenciais, como mercados, e não parou as atividades em nenhum momento ou se trabalha com outros tipos de comércio que já reabriram, provavelmente recebeu indicações da secretaria de saúde do seu município sobre quais as medidas que precisam ser implantadas no ponto de venda. Após um tempo, vimos pessoas e empresas relaxando nestas medidas, o que contribuiu para o avanço da doença no país.

Manter cuidados básicos como o uso da máscara e a higienização das mãos, são passos simples e que ajudam no combate do vírus. Neste conteúdo vamos ver as principais ações para tornar o seu ambiente de trabalho seguro. Acompanhe!

 

Ações básicas de higiene pessoal

A Organização Mundial da Saúde criou uma lista de recomendações para você ficar protegido e proteger outras pessoas. Entre as ações básicas estão:

  • Lave as mãos regularmente e com cuidado utilizando sabão e água. Isso mata todos os germes que possam estar em suas mãos, incluindo o vírus.
  • Evite tocar seus olhos, nariz e boca. As mãos tocam muitas superfícies onde podem pegar o vírus. Uma vez contaminados, eles podem levar o vírus aos olhos, nariz ou boca. A partir daí, o vírus pode entrar no corpo e infectá-lo.
  • Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com um cotovelo dobrado ou um lenço de papel. Em seguida, jogue imediatamente o lenço em uma lixeira coberta e lave as mãos. Seguindo boas práticas de “higiene respiratória”, você protege as pessoas ao seu redor contra vírus que causam resfriados, gripes e COVID-19.
  • Limpe e desinfete com frequência as superfícies, especialmente aquelas que são tocadas regularmente, como maçanetas, torneiras e telas de telefone.
⬇️ Baixe a versão para impressão

No ambiente de trabalho

Para proteger funcionários e clientes, as orientações são as seguintes:

Manter pelo menos 1 metro de distância entre pessoas para reduzir o risco de infecção quando outras pessoas tossem, espirram ou falam. Faça indicações no ponto de venda para orientar seus clientes sobre essa necessidade. Você pode aplicar cartazes ou adesivos informativos e fazer marcações no chão onde se formam filas para o caixa ou em mesas de atendimento, quanto maior o intervalo entre uma pessoa e outra, melhor. Em áreas como os caixas, podem ser instalados “paredes de segurança”, feitas de acrílico, que ajudam a manter o distanciamento e a segurança do colaborador e do cliente.

Faça uso da máscara. A máscara ajuda na sua proteção e na proteção do próximo. O projeto “Qual máscara” ajuda você a identificar os melhores modelos, formas de colocação, higienização e descarte das máscaras de proteção. Indique a utilização obrigatória na porta do seu estabelecimento e, dentro do possível, forneça máscaras para os seus funcionários.

Respeite o limite de acesso indicado pela secretaria da saúde. Para conter o avanço do vírus, foram estabelecidas regras conforme o grau de casos da sua região, essas informações são fornecidas regularmente em boletins informativos. Uma das informações é sobre a lotação do ambiente, que varia de acordo com o tamanho do estabelecimento, fique atento.

Abra uma janela. Aumente o fluxo de ventilação dos espaços fechados abrindo janelas e portas. Explore ambientes externos, se o seu ponto de venda permitir.

Redobre a higienização do espaço. Forneça álcool em gel para osHigienizar carrinho de compras seus clientes e funcionários na entrada do seu estabelecimento e também em pontos chaves do ambiente e nos caixas. Faça a higienização de itens de uso comum como cestinhas e carrinhos de compra, além de manter os espaços organizados e limpos.

Fiscalize se as medidas estão sendo cumpridas. Dedique, de acordo com o tamanho do seu espaço, funcionários para fiscalização das medidas de higiene e segurança, cumprimento de distanciamento entre usuários, áreas com lotação de pessoas e uso de máscaras.

Acompanhe diariamente os boletins de medidas do seu município ou estado, para manter o seu negócio atualizado e dentro das normas estabelecidas. 

⬇️ Baixe a versão para impressão

Oriente funcionários para buscar ajuda médica ao surgir qualquer sintoma da COVID-19. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca e cansaço. Outros sintomas menos frequentes que podem afetar alguns pacientes são: perda do paladar ou do olfato, dor, dor de cabeça, congestão nasal, olhos vermelhos, diarreia ou erupção cutânea.

Manter o isolamento social e as medidas de segurança são o caminho mais assertivo para conter o aumento de casos de COVID-19. 

banner-promocionalbanner-promocional

Experimente grátis!

Conheça um sistema para gestão e vendas que facilitará o dia a dia do seu negócio. Preencha os seus dados no formulário abaixo e solicite um teste grátis.

Ops! A Hiper não atende o segmento selecionado. Mas não se preocupe, o grupo Linx tem soluções para seu segmento de negócio.Clique aqui e confira!