Por que é preciso buscar onde está o centro de lucro do seu negócio?

Lucro presumido e lucro real: qual a diferença?

Uma dúvida muito comum entre os empreendedores que estão abrindo uma empresa é quanto ao regime de tributação no qual devem se encaixar, lucro presumido e lucro real: qual a diferença?

O que sabemos de antemão é que as empresas que faturam menos de 3,6 milhões de reais anualmente se encaixam automaticamente no Simples Nacional. Todas as outras devem ser ou de lucro presumido ou de lucro real.

Para começar, vamos entender as particularidades de cada regime. Vejamos:

Lucro Presumido

As empresas que optam pelo regime de Lucro Presumido tem a apuração do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre Lucro Líquidos (CSL) feita com base numa margem de lucro pré-estabelecida por lei. Isso leva em conta o tipo de atividade que a empresa exerce.

Estas empresas não são obrigadas a fazer o cálculo do lucro auferido em sua atividade, com exceção do derivado de situações como ganho de capital ou ganho com aplicações financeiras, por exemplo.

No comércio, a margem de lucro presumida é de 8% da receita bruta. Cada tipo de atividade tem uma margem pré-fixada e quando a empresa tiver lucro maior, ela não tributará mais do que o pré-estabelecido.

Lucro Real

Já as empresas que optam pelo regime de Lucro Real devem calcular o IRPJ e a CSL sobre o seu lucro total, ou seja, sobre tudo que lucrar durante o ano. Caso a empresa tenha prejuízos, ela fica dispensada de tributar.

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Diferenças entre Lucro Presumido e Lucro Real

Com exceção dos bancos comerciais, bancos de investimento, arrendamento mercantil e seguradoras, as empresas que lucram até 48 milhões de reais anualmente podem optar pelo Lucro Presumido. As demais se encaixam no Simples Nacional ou podem optar pelo Lucro Real.

Formas de tributar

No regime de Lucro Presumido, a tributação é feita de acordo com o percentual da atividade da empresa, conforme margem de lucro pré-estabelecida. Já no regime de Lucro Líquido, a empresa só recolhe tributos sobre o que lucrar.

Prestações de conta

As empresas optantes pelo Lucro Real devem apresentar à Receita Federal diversas declarações e controles que não são exigidos pelas optantes pelo Lucro Presumido. Assim, elas precisam se organizar com pessoal, sistemas e até consultorias externas para que possam fazer estes controles adequadamente, evitar erros e, consequentemente, multas.

Quem opta pelo Lucro Presumido também tem a seu favor a simplicidade da prestação de contas, o que acaba desonerando inclusive gastos com sistemas e pessoas especializadas.

A decisão pela forma de tributar pode interferir diretamente no sucesso da empresa. Por isso, é preciso analisar o cenário em que o negócio está inserido e qual dos regimes tributários é mais favorável. Isso tudo sempre levando em conta a complexidade do sistema tributário brasileiro.

 

O que é centro de lucro?

Conhecer o centro de lucro da sua empresa é um passo muito importante que deve ser feito. Esta ação vai ajudá-lo a ver que a maior parte dos seus lucros vem de algumas operações, produtos e divisões. No entanto, ainda existem outros departamentos importantes para o funcionamento do seu negócio.

Para entender um pouco mais, tenha em mente o centro de lucro da sua empresa como a área/departamento que ganha dinheiro. Aquele que gera vendas para o seu negócio e adiciona diretamente ao seu lucro final.

Quer um exemplo disso? Pense no seu departamento de marketing e no de vendas. A área de marketing é um centro de custo, enquanto o time de vendas é um centro de lucro. A diferença é que as ações dos profissionais de marketing servirão para aumentar as vendas, mas a receita adquirida entra para a conta dos vendedores.

 

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Saber onde está o maior retorno financeiro e distribuir o orçamento corretamente

Conhecer claramente o centro de lucro do seu empreendimento vai auxiliar você a saber quais são as áreas que tem maior gasto e como é o seu retorno financeiro. Em outras palavras: é possível verificar quais departamentos impactam mais o seu negócio de forma positiva e como você pode fazer para potencializar os seus resultados.

Tomar esta ação vai ajudá-lo a identificar quais áreas precisam de mais dinheiro para serem eficientes ao realizar as suas operações. Assim, o seu orçamento será mais bem distribuído.

 

Definir metas futuras

Usar centro de lucro e de custo ajuda você a saber quais são as melhores metas que devem ser definidas. É possível dar mais autonomia para cada segmento da sua empresa, dando a eles a oportunidade de criarem novos projetos e produtos que aumentarão a rentabilidade do seu negócio.

Pode ser estipulado quando cada centro de lucro e custo deve impactar a lucratividade da empresa no mês. Tudo isso de forma realista, sem esperar demais ou pouco dos departamentos do seu empreendimento.

 

Conhecer o melhor custo-benefício

Saber onde está o centro de lucro do seu negócio também vai ajudá-lo a calcular quais ações terão um melhor custo-benefício na sua empresa. Isso vai acontecer porque será possível:

  • analisar área por área da sua empresa;
  • verificar de modo objetivo qual departamento usa mais do seu orçamento;
  • compartilhar a responsabilidade do gerenciamento dos gastos com o líder de cada centro de custo;
  • comparar os gastos entre diversos períodos (mensal, trimestral, anual);
  • avaliar se os indicadores foram definidos de modo correto;
  • verificar se as ações estão sendo tomadas para alcançar as metas.

Ter mais participação dos colaboradores

Há ainda a vantagem da melhora na comunicação interna com os seus colaboradores. A partir do momento que você entende as despesas e os ganhos, fica mais fácil adotar uma política de transparência na sua corporação. Os seus funcionários se sentirão mais motivados a participar a partir do momento que conhecerem melhor os motivos das ações que você tem tomado.

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