Marketing boca a boca: como fazer seu negócio ser reconhecido

Hoje em dia, estamos acostumados com o poder do marketing digital, com a velocidade da internet e com o quão abrangente e certeiro pode ser um anúncio patrocinado no Google. Mas neste artigo, vamos falar sobre um método  que você provavelmente já praticou ou já praticaram com você sem você perceber: o marketing boca a boca.

Se algum dia você saiu de uma loja ou de uma empresa tão satisfeito e encantado que logo contou para seus familiares, amigos ou vizinhos sobre como se sentiu em relação a marca, e fez com que esse comentário tão positivo despertasse interesse nas pessoas ao seu redor, sem perceber, você praticou o marketing boca a boca

Além de todos os anúncios que podem te alcançar e te impressionar na internet, o mundo real pode ser ainda mais assertivo quando se trata de divulgar uma marca, tanto de forma positiva quanto de forma negativa. 

Pare um pouco e reflita: você costuma acreditar mais em um anúncio que viu no Facebook ou na opinião daquele seu amigo ou familiar que usou determinado produto? Se você é como a maioria das pessoas, é bem provável que tenha escolhido a segunda opção e acabado de constatar a importância do método no qual estamos falando.

O marketing boca a boca é mais barato do que qualquer anúncio, e é uma maneira assertiva de promover a sua marca de forma fácil e descomplicada. Até por que o ser humano tem necessidade de expressar e falar sobre seus sentimentos quando algo bom lhe impressiona. E também quando alguém procura marcas ou empresas de determinados segmentos e pedem indicações para seus amigos ou pessoas próximas, o nome da sua empresa pode vir na cabeça do cliente que você encantou e ele irá recomendar sem pensar duas vezes.

Basicamente, essa estratégia consiste em fomentar a disseminação de uma ideia por meio dos seus públicos de interesse. Ou seja: em vez de investir em propagandas, a empresa cria mecanismos que incentivam os seus clientes a falarem bem dos seus produtos ou serviços e, assim, melhorarem a reputação da marca aos olhos de possíveis clientes.

Se você já está se perguntando em como transformar os consumidores em verdadeiros influencers da sua marca, fique calmo! Embora não seja uma tarefa simples, existem diversas estratégias que podem ajudar nessa missão. Confira as dicas que preparamos:

 

Tenha um atendimento de excelência

Quem nunca indicou um produto ou serviço por causa do seu atendimento? Embora seja algo óbvio, o atendimento é um dos principais aspectos que podemos transformar em algo que vai além do tradicional. Humanizar a marca e se aproximar dos clientes é um ponto primordial. 

Se você é mal atendido ou busca entender sobre determinado produto e não possui ninguém disposto a lhe ajudar de fato, você se frustra e acaba não retornando ao local. Ou até mesmo, acaba não fechando um negócio que você estava disposto a fechar por conta do mal atendimento. 

Tudo que o cliente quer, até mesmo aquele mais introspectivo, é se sentir especial e único. E esse é o dever do vendedor: fazer o cliente se sentir bem. Para ter um bom atendimento, não basta fazer o básico, é preciso entender e resolver a dor do seu cliente, até de fato transformar a conversa em venda. 

De vendedores medianos, o mundo está cheio. O mínimo que se pode fazer é ser gentil e mesmo assim, ainda existem muitos atendimentos no qual  eu, você, ou alguma pessoa próxima já passou e desejou nunca mais retornar para aquele lugar. Não basta ter produtos de qualidade e com preços bons, você precisa ser diferente e se destacar principalmente nesse ponto. Quando se trata de atendimento, a primeira impressão que o cliente terá ao entrar na sua loja depois de olhar as vitrines, é a forma na qual ele será atendido.

Cada vendedor tem o seu jeito de ser e se portar, mas vale a pena investir em treinamentos para vendas, em como lidar e falar com pessoas de diversos jeitos diferentes e tentar sempre ser o mais próximo e humano possível com o cliente. Não basta somente falar de vendedor para comprador, mas sim de pessoa para pessoa. A melhor forma de se conquistar alguém é no jeito, na fala, no modo como você se mostra empenhado e empolgado para ajudá-lo a escolher o produto no qual ele precisa, e além disso, no modo como você vai conseguir conduzir a conversa para outro patamar e se dar bem criando um sentimento de conexão com o cliente. 

Fale sobre o que ele gosta de falar, se abra com ele e puxe assuntos que vão além de conversas de vendedor, compreenda a dor dele, entenda o momento e o trate bem. Muitas pessoas não lembram de determinadas situações, mas lembram sempre como se sentiram naquela situação. Então, faça-o se sentir bem e especial, tenha certeza que quando ele for falar da sua loja, não faltará elogios sobre o atendimento.

 

 

 

Deixe com que o cliente fale com você

Acredite, muitas vezes, o que o cliente quer é ser ouvido. Se você realmente deseja efetuar a venda, ouça-o com atenção, converse, dê dicas e troque ideia com o cliente. 

Deixe-o falar e procure entender de fato o que ele quer dizer, quais são as suas dores, porque está buscando por determinado produto, o que pode ou não impedir que ele faça a compra. Dê voz ao cliente e deixe com que ele se expresse, esse é o momento no qual você vai conseguir extrair o que precisa dele: descobrir o que ele quer e quais as objeções que podem acontecer para a compra não ser realizada, quais são os seus concorrentes nesse segmento de produto, se ele compra com frequência na sua loja ou quaisquer outras respostas importantes que você gostaria de ter e naturalmente ele pode falar no meio dessa conversa. 

 

Comemore datas especiais

Com um pouco de criatividade e atenção, é possível transformar datas festivas em excelentes oportunidades para fomentar o marketing boca a boca. Dia da Mulher, Dia do Consumidor, Aniversário… Que tal surpreender aquele cliente fiel que já acompanha a sua marca a algum tempo? 

Quem não gostaria de receber inesperadamente, daquela empresa que gosta e compra com frequência, um brinde ou cupom de desconto no dia do seu aniversário? Essa pode ser uma ação simples, mas que vai trazer ótimos retornos. O cliente vai gostar, vai voltar a comprar na sua loja e certamente irá falar sobre isso com amigos ou até mesmo postar sobre o que recebeu nas redes sociais, aumentando ainda mais a visibilidade da sua marca.

Mas para que isso aconteça, é no mínimo necessário que sua empresa tenha um sistema de gestão para efetuar cadastro de clientes, assim, você pode acompanhar de perto informações como: data de aniversário, quantas compras efetuou nos últimos tempos, quais os valores que foram gastos por ele com a sua loja e muito mais.

 

Solucione problemas e surpreenda 

É inevitável cometer erros, seja no atendimento, na entrega do produto ou em qualquer outro aspecto que seja, mas você pode transformar erros em oportunidades. Às vezes, um cliente insatisfeito vale mais que um cliente indiferente, pois cada cliente que tem um problema, representa uma chance para surpreender.

Treine os funcionários para que consigam solucionar eventuais queixas de forma rápida e sempre que possível, surpreendendo o cliente que está negativo em relação a sua marca. Por que não enviar um bilhete manuscrito ou um brinde para aquele consumidor que reclamou sobre algum dos pontos que você deveria ter feito diferente? Além de se posicionar como uma empresa preocupada, o cliente certamente irá se surpreender e ao invés de associar sua marca ao erro, irá associar com a forma com que consertaram o que foi feito de errado e até mesmo, poderá, elogiar a marca e a atitude para as pessoas que o cercam. 

 

Fomente as indicações por meio de promoções

Além de tudo o que já citamos, o que nunca irá mudar é que: pessoas simplesmente amam descontos e promoções. Por isso, use sempre essa alternativa em seu negócio e crie estratégias promocionais que aumentem o boca a boca. 

Percebeu quantas possibilidades existem para fazer com que o marketing boca a boca aconteça e passe a alavancar o seu negócio? Com um pouco de criatividade e comprometimento, fica fácil transformar os seus clientes nos maiores propagadores da sua marca. Por isso, reúna a sua equipe e reserve um tempo para pensar nas estratégias que melhor se adequem à sua realidade! 

 

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