Marketing Sensorial: como ele pode ajudar a aumentar as vendas de sua loja

marketing sensorial

Sabia que seu ponto de venda pode ser muito mais atrativo para os seus consumidores do que já é. Sabe como? Por meio do marketing sensorial! Não faz ideia do que é isso? Calma, que a gente explica direitinho o que é essa estratégia, além de dar exemplos práticos de como aplicá-lo em sua loja!

 

Afinal, o que é marketing sensorial?

Marketing sensorial é, basicamente, um meio de estimular os sentidos do seu público para vender mais. Esses sentidos podem ser visuais, auditivos, táteis, gustativos ou olfativos. Vinda de outros países para o Brasil, a técnica auxilia o crescimento das vendas desde que, é claro, se saiba como utilizá-la de maneira eficaz.

 

Como usar o marketing sensorial?

Para se ter um bom retorno, ao lidar com o marketing sensorial é necessário, antes de tudo, conhecer bem tanto o produto que será vendido quanto as pessoas que irão comprá-lo. Para isso, é necessário realizar uma pesquisa bem completa antes de aplicar esse meio de comunicação, pois um único erro poderá colocar todo o esforço a perder.

 

1 – A lembrança pelo cheiro

Quando conhecer bem tanto seu público quanto seu produto, é hora de usar o marketing sensorial. Se o seu objetivo é melhorar e reforçar a marca na memória de quem irá comprar, é possível associar o seu ponto de venda a um perfume, que não seja nem muito doce e nem muito forte, mas discreto, quase imperceptível, de modo que não tenha um efeito negativo no cliente, mas que o faça se lembrar de sua marca até mesmo fora da loja.

 

2 – A lembrança por associação

Outra maneira de aplicar essa estratégia é utilizar meios de acordo com o produto que é vendido. Se o seu negócio for uma lanchonete, por exemplo, você poderá substituir o perfume por um aroma de comida fresca e recém-preparada, que estimule o apetite dos seus clientes assim que entrarem no estabelecimento.

Ou então, se for uma cafeteria, o paladar pode ser sugestionado ao se colocar pequenos mimos degustativos no pires da xícara de café que será servida ao consumidor. Esta é uma prática bastante utilizada em alguns locais.

 

3 – A lembrança pela sonoridade

Músicas também são muito aproveitadas no comércio atual, mas nem sempre de maneira correta. Em vez de reproduzir músicas aleatórias em sua loja, dê preferência a uma playlist que reflita o gosto do seu público e, principalmente, que combine com o produto que está sendo vendido. Se você vende roupas jovens, por exemplo, pode criar uma trilha musical que agrade a esse consumidor e o faça consumir mais.

 

4 – A lembrança pelo ambiente

Por falar em lojas de roupas, colocar uma cadeira confortável ou um carpete bem felpudo no provador pode influenciar o tato dos consumidores, criar um ambiente agradável e ampliar as vendas ao proporcionar um recinto aconchegante para seus clientes.

As cores da loja também são fatores fundamentais para o marketing sensorial, inclusive, é uma das estratégias mais utilizadas nessa comunicação. Cores quentes, como o vermelho e o laranja, transmitem energia e deixam as pessoas mais atentas e dispostas, por isso podem ser usadas em uma loja de instrumentos musicais, por exemplo.

Já as cores frias, como o azul e o verde claro, relaxam e confortam, por isso devem ser usadas em ambientes mais calmos, como uma loja de colchões.

 

Quantos sentidos podemos estimular?

É incrível notar como o marketing sensorial tem aplicações tão diferentes, podendo combinar com variados tipos de comércio. Portanto, o planejamento e a criatividade de seu negócio é que irão definir qual se adapta melhor à sua situação.

E não precisa estimular apenas um sentido de cada vez. O cliente poderá experienciar diversas formas do marketing sensorial em uma mesma loja, sem que um sentido atrapalhe a percepção de outros.

 

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