• Trabalhe na Hiper
  • Central de Ajuda
  • Portal do Hiperador
  • Painel do Contador
  • Entrar
Hiper
  • ASSUNTOS
    • Estoque
    • Financeiro
    • Gestão de lojas
    • Meios de pagamento
    • Vendas Online
    • Vendas
    • Revenda de Software
  • ESPECIAIS
    • Vendas
    • Estoque
    • Financeiro
    • Gestão de Lojas
    • Vendas online
    • Meios de pagamento
  • VÍDEOS
  • MATERIAIS GRATUITOS
  • EXPERIMENTE GRÁTIS

CALENDÁRIO 2022: Todas as Datas Comemorativas para a sua Loja

BAIXE GRÁTIS

Qual o melhor meio de pagamento para minha loja?

Entender qual é a forma de pagamento mais usual para seus clientes e qual modalidade faz mais sentido para a sua loja é um passo que deve ser analisado com cuidado. Para te ajudar separamos os principais meios de pagamento e suas diferenças.

Kadu Oliveira

Por Kadu Oliveira

19 de outubro, 2020

Do escambo ao PIX, tivemos vários meios de pagamentos ao longo da nossa história como sociedade. Atualmente uma das principais dúvidas que podem surgir ao abrir uma loja é saber qual meio de pagamento mais se encaixa para uma loja e qual a melhor forma de realizar a cobrança dos clientes.

Por isso, nesse post, vamos explicar e contar as vantagens e desvantagens dos principais meios de pagamentos do mercado. Vamos lá:

Dinheiro em espécie

Ainda é um dos meios de pagamento mais populares do mercado, não existe juros ou taxas bancárias para movimentação e o dinheiro entra diretamente no caixa da empresa. Como principal desvantagem dessa forma de pagamento estão as falsificações, que mesmo com sistema de segurança nas células, ainda existem diversas notas falsas circulando. 

Além disso, outro ponto é a necessidade de “carregar” o dinheiro por onde for, por exemplo, ir ao banco com uma alta quantidade de dinheiro em espécie. Pode ser algo que, dependendo da região, não traz tanta segurança, tanto para o consumidor, quanto para o lojista.

Apesar disso, devido ao não-pagamento de taxas e outras tarifas, muitos lojistas utilizam o dinheiro em espécie como oportunidade de aplicar descontos especiais para clientes, se aproveitando desse benefício, como o famoso “desconto à vista, no dinheiro” que ajuda a impulsionar as vendas que não sejam à prazo.

Cartão de débito ou crédito

cartão de crédito - meio de pagamentoOs cartões de débito e crédito são os meios mais utilizado entre o público mais jovem — entre 18 a 35 anos. Isso acontece devido à praticidade, já que muitos dos cartões trabalham com a forma de pagamento por aproximação, o que acaba sendo muito mais rápido e prático. Além disso, existem diversas outras vantagens para o consumidor, tais como programa de pontos e sistema de cashback.

Porém, para o lojista a situação é um pouco diferente, com a disputa de taxas existentes no mercado atualmente. Como o cartão de crédito é uma modalidade muito procurada e eficiente, fica como missão para o lojista em negociar as melhores taxa e tarifas para recebimento com a modalidade.

Além disso, ao contrário do dinheiro em espécie, cartões de crédito de um modo geral, são um meio de pagamento seguro. Uma vez a transação aprovada pela maquininha de cartão, o lojista receberá por essa transação, seja no próximo dia útil ou dependendo o parcelamento, no próximo mês.

Cheque

Menos popular do que já foi há um tempo, o cheque é um dinheiro que pode ser escrito e você pode debitar em sua conta, conforme negociado o prazo com seu cliente. Esse formato vem sendo cada dia menos utilizado por clientes finais.

Não há taxas ou tarifas para utilização desse recebimento. Porém, é um meio de pagamento não tão seguro quanto o cartão de crédito, pois se o cheque não tiver saldo. Você ficará certamente no prejuízo e terá dor de cabeça para cobrar novamente seu cliente, principalmente se o cheque pertencer a um terceiro.

Como comentamos anteriormente, esse meio de pagamento tem sido cada dia menos utilizado, justamente pela insegurança, por isso muitos lojistas já não estão mais aceitando meio de pagamento, a não ser que for um cliente de longa data ou de extrema confiança.

TED ou DOC

Sendo uma transferência digital, a principal vantagem de utilizar o TED ou DOC, é que o meio de pagamento cai diretamente em sua conta. Porém, no caso de uma venda ser venda com esse meio de pagamento. Você deve finalizá-la apenas após o envio do comprovante de pagamento por parte do seu cliente ou após o valor depositado cair em sua conta.

Devido a taxas e tarifas, com a maioria dos bancos, acaba sendo um meio de pagamento não tão vantajoso principalmente para o cliente. Levando em conta que é necessário pagar uma tarifa para realização de um TED ou DOC, muito provavelmente, ele optará por outro meio de pagamento.

Apesar disso, TED ou DOC são um meio de pagamento seguro. A única fraude que pode ocorrer é o cliente enviar um comprovante de depósito incorreto ou o lojista informar o número da conta para depósito incorretamente ao cliente.

 

Banner - PIX

 

Boleto bancário

O boleto bancário, está com os dias contados, principalmente com a criação do PIX e a evolução do mercado de cartões, dando várias opções aos clientes de pagamento via aplicativo.

Mas enquanto essa realidade não chega, o boleto é ainda muito utilizado. Apesar de ser um meio de pagamento que demora até 3 dias úteis para ser compensado, num fluxo normal de pagamento do boleto. Se for realizado o pagamento até às 22 horas, o boleto será apresentado no arquivo de retorno no próximo dia útil. Agora se o cliente pagar após às 22 horas, o boleto somente será compensado após 2 dias úteis.

Crediário

O crediário é uma ótima opção para loja física, se o principal objetivo da sua loja é ter mais clientes fiéis. Ele é muito utilizado em cidades menores ou estabelecimentos de bairros, sendo muitas vezes uma simples ficha, que retrata as despesas de seu cliente com a loja. Nele são lançados os recebimento e fica 100% a critério do lojista negociar prazos, pagamentos e taxas por esse serviço, com o cliente.

Para utilizar o crediário, é muito importante que você tenha uma pessoa responsável por realizar as cobranças: ligar, cobrar, lembrar e entre outras tarefas financeiras. É um dos segredos para não ter uma alta inadimplência com essa modalidade.

Outro fator importante é ter um limite de crédito, para caso o cliente tenha uma despesa atrasada, não seja permitido que seja novas compras sejam feitas no nome desse cliente, evitando que a conta aumente e o lojista fique sem pagamento.

O crediário é um pagamento arriscado para quem não tem uma gestão financeira efetiva na empresa. Apesar disso, é extremamente positivo para gerar um vínculo com da loja com o cliente. Fazendo com que ele sempre retorne em sua loja para pagar a conta do crediário e assim acabar aproveitando aquela promoção que está acontecendo.

Pix

Por fim, chegamos à forma de pagamento do momento: o pix.
Se você ainda não sabe o que é e como funciona o pix, é muito simples: trata-se de uma forma gratuita de realizar transferências bancárias entre bancos distintos. Nos dias de hoje, ele vem sendo muito utilizado para transações formais e informais, desde as compras mais simples até as mais complexas.

Sem dúvidas, o pix chegou para ficar e a sua loja deve se atualizar quanto à utilização deste meio.

Conclusão

Dessa forma podemos entender que não existe um meio de pagamento melhor, mas sim a que mais se encaixa para o seu modelo de negócio. É essencial que você ofereça mais de uma opção aos consumidores do seu negócio. Comece aplicando os principais e depois entenda a demanda dos clientes e qual modalidade faz mais sentido para a sua loja.

Experimente grátis!

Conheça um sistema para gestão e vendas que facilitará o dia a dia do seu negócio. Preencha os seus dados no formulário abaixo e solicite um teste grátis.

Ops! A Hiper não atende o segmento selecionado. Mas não se preocupe, o grupo Linx tem soluções para seu segmento de negócio.Clique aqui e confira!
Carta

Fique por dentro das novidades!

Avisaremos sobre novos conteúdos e materiais complementares

Conversão do blog

Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem viu também gostou

Está em busca de um modelo de vendas que ofereça segurança e liberdade? A Venda Consignada pode...

Leia Mais flecha para esquerda

Venda Consignada

Vendas

Venda consignada: entenda as vantagens e desvantagens

Conseguir estabelecer um sistema de vendas eficiente é sempre um grande desafio. É necessário...

Karen Soares

3 de agosto, 2022

Organizar o estoque demanda um investimento considerável por parte da loja, já que além de fazer...

Leia Mais flecha para esquerda

Blog

Como organizar o estoque da sua loja e alavancar suas vendas

Organizar o estoque demanda um investimento considerável por parte da loja, já que além de fazer...

Karen Soares

2 de agosto, 2022

A arte de fechar uma venda envolve desde um jogo de cintura habilidoso à capacidade de cativar o...

Leia Mais flecha para esquerda

Vendas

Dicas de ouro para a sua Loja Vender Mais!

O sucesso do seu negócio não depende só da sua habilidade para vender. Você precisa focar nos...

Equipe Hiper

29 de julho, 2022

fundo roxo

Informe seus dados
e agilize seu atendimento:

imagem de agradecimento
Obrigado!
Sua solicitação foi recebida.
Em breve um de nossos consultores entrará em contato com você.
Atualmente, a utilização da maquininha de pagamentos é condicionada ao uso do sistema Hiper. Assim que a contratação avulsa estiver liberada, entraremos em contato.
Informe seus dados e agilize o seu atendimento:

Informe seus dados para
garantir essa oferta:

Obrigado!
Sua solicitação foi recebida.
Em breve um de nossos consultores entrará em contato com você.
fundo roxo

Informe seus dados
para começar seu teste grátis:

imagem de agradecimento
Obrigado!
Sua solicitação foi recebida.
Em breve um de nossos consultores entrará em contato com você.
Atualmente, a utilização da maquininha de pagamentos é condicionada ao uso do sistema Hiper. Assim que a contratação avulsa estiver liberada, entraremos em contato.
fundo roxo

Informe seus dados
para falar com um consultor:

imagem de agradecimento
Obrigado!
Sua solicitação foi recebida.
Em breve um de nossos consultores entrará em contato com você.
Selo GPTW

Hiper

  • Sobre Nós
  • Trabalhe na Hiper
  • Contato
  • Imprensa
  • Blog
  • Blog de produto
  • Aviso de Cookies

Funcionalidades

  • Estoque
  • Financeiro
  • Fiscal
  • Relatórios
  • Vendas
  • Ver mais

Segmentos

  • Lojas
  • Moda
  • Padarias
  • Calçados
  • Eletrônicos
  • Livrarias
  • Construção
  • Mercados
  • Serviços

Receba conteúdo exclusivo ; )

  • Facebook
  • LinkedIn
  • YouTube
  • Instagram
selo gptw
© 2022 Hiper - Todos os direitos reservados. | Política de privacidade | Aviso de Cookies
Como o Google Meu Negócio pode me ajudar a atrair mais clientes? Google Meu Negócio Mix de Produtos Como variar o mix de produtos da minha loja?
Ficou com alguma dúvida?

Envie uma mensagem!


[recaptcha]

Cadastre seu Currículo

^