Como estabelecer metas de vendas para sua loja virtual

Metas de vendas para loja virtual

Ao entrar no mercado do varejo digital, muitos pontos devem ser levados em consideração a partir do momento em que sua loja vai ao ar. Depois do lançamento, uma das primeiras coisas que você deve se perguntar é “Quanto de faturamento quero ter com a minha loja online?”. É a partir dessa pergunta que vamos te mostrar a importância de estabelecer metas de vendas para a sua loja

Confira abaixo:

 

Porque definir metas de vendas?

Estabelecer um “norte” para a sua empresa é fundamental. Definir metas dentro do planejamento do seu negócio te ajudará a manter o foco na operação e a escalar um crescimento de maneira mais assertiva e eficiente dentro do seu nicho de mercado.

Se você possui uma loja física, já deve saber da importância de acompanhar o faturamento mensal e fazer projeções de crescimento, certo? Caso tenha ativado uma loja virtual, poderá seguir com a projeção de faturamento semelhante com a da sua loja física. 

Mas fique atento, é normal que nos primeiros meses de lançamento da sua loja online o público ainda esteja se familiarizando com o seu site e criando novos laços. Por isso é muito importante não fazer metas muito desafiadoras logo no início. Busque uma meta equilibrada que traga motivação para seguir com o negócio, mas que também pague suas despesas e investimentos.

 

Guia Mercado Livre

 

As métricas básicas de um e-commerce

Para iniciar o processo de acompanhamento e definição de metas para uma loja online é necessário entender algumas métricas básicas do mundo do e-commerce. Com elas você conseguirá fazer um acompanhamento mais preciso e entender melhor o desempenho do seu e-commerce. São elas:

  • Pedido Capturado
  • Pedido Faturado
  • Taxa de Aprovação 
  • Ticket Médio

Pedido Capturado x Pedido Faturado

Uma das métricas básicas para entender como estão as suas vendas online é saber a diferença entre pedidos capturados e pedidos faturados. A premissa é bem simples, pedido capturado é toda compra que foi feita por algum cliente em sua loja virtual, seja ela por boleto ou cartão, pedidos que ainda estão em validação entram na conta.

Já no caso dos pedidos faturados, só entram na somatória, as compras que de fato foram processadas como válidas. Ou seja, aquele boleto que não foi pago ou algum pedido que teve o cartão de crédito negado, não fazem mais parte quando se trata de pedidos faturados. Sendo assim, esse seria o valor real a ser considerado.

Taxa de Aprovação

A taxa de aprovação é uma ótima forma de você saber ao certo quantos dos seus pedidos são válidos. Esse dado te ajuda a entender se da totalidade de pedidos, quantos realmente foram realizados, é um ótimo indicador para entender se o seu site precisa de melhorias principalmente relacionadas ao checkout e meio de pagamentos.

Para calcular a taxa de aprovação é bem simples, basta fazer a seguinte fórmula:

Taxa de Aprovação = (Pedidos Faturados/Pedidos Capturados) x 100

Ticket Médio

Por último, mas não menos importante, o ticket médio. Esse dado, é de maneira simplista, a média em valor dos pedidos realizados na sua loja virtual. Mas como calcular isso? 

Ticket Médio = Valor total em vendas/Número de Pedidos no mesmo período

Use o ticket médio como termômetro para validar a sua meta. O ticket médio é uma métrica que te ajuda a ter uma projeção mais alinhada, entendendo se ela está coerente com a realidade de vendas da sua loja virtual ou não. 

Por exemplo, se sua meta é de R$100 mil em vendas mensais, mas a realidade da sua loja é de 300 pedidos com um ticket médio de R$150 reais por mês. Sendo assim seu faturamento gira em torno de R$45 mil. Dessa forma, podemos entender que a meta pode estar um pouco ousada para o momento.

Estar familiarizado com os dados e métricas do seu site podem fazer toda a diferença no faturamento da sua loja. Com a ajuda de ferramentas como o Google Analytics integrada ao painel de vendas do seu site você conseguirá mapear com tranquilidade essas informações.

 

Entenda os fatores sazonais

Metas de vendas para loja virtual - Métricas

Além de entender como é o processo de vendas e quais são as métricas internas relevantes de faturamento para a sua loja. É preciso saber que para definir metas de vendas assertivas é necessário estar de olho nas sazonalidades. 

As sazonalidades podem estar relacionadas a dois fatores, os de macroambiente e os de microambiente. Mas qual a diferença entre eles e como eles impactam o faturamento da minha loja?

Macroambiente

Os fatores de macroambiente, são todas as questões que não são controladas pelo lojista, ou seja, desde fatores climáticos como muito calor durante o inverno ou até crises políticas, econômicas, entre outros. É tudo aquilo que de alguma maneira afeta o seu desempenho de vendas, mas é proveniente de um agente externo.

Microambiente

O microambiente é dividido em internos e externos. Sendos os internos, aqueles que envolvem a empresa como um todo, sejam os setores de vendas, financeiro, marketing, entre outros. Já os fatores externos envolvem fatores diretamente ligados à empresa, mas que não são controláveis, como por exemplo: Fornecedores, concorrentes e clientes.

Esteja sempre atento a esses fatores, eles podem te ajudar a ter mais clareza na hora de definir as metas de vendas. Por exemplo, nos meses que possuem datas comemorativas fortes como Dia das Mães, Natal, Dia das Crianças, você já sabe que essa sazonalidade vai influenciar positivamente o seu faturamento e por isso pode colocar uma meta maior neste mês.

 

Estabeleça uma meta diária

Mas como saber se a minha loja vai bater a meta esse mês? A melhor maneira de entender o desempenho de faturamento do mês é analisando um curto período, como por exemplo fracionando em uma meta diária.

Monte um pequeno painel ou planilha que te ajude a monitorar os dados relevantes da sua loja de maneira simples e prática. Adicione as métricas mais relevantes, como pedidos capturados no dia e número de vendas. Com esse painel em mãos será muito mais fácil de você entender e colocar alguma ação em prática caso o desempenho não esteja indo como o esperado.

Ter informações claras, te ajudam a tomar decisões de maneira mais ágil. Seja ativando alguma ação mais agressiva no fim do mês ou mudando de posicionamento. Mas fique atento, fuja das promoções recorrentes, pois isso pode acabar fazendo mal para a saúde do seu negócio.

Visualize todos os cenários

Após alinhar as metas que você considera positivas, que tal também planejar o cenário realista e um pessimista? Estar ciente e mapear todos os cenários te ajudam a elaborar um plano de ação mais eficiente. 

Compreendendo a importância da definição e acompanhamento das metas de vendas, você perceberá como isso vai auxiliar na sua capacidade de interpretação dos resultados do seu negócio e como extrair o melhor potencial dele.

Acompanhe nosso blog e confira dicas para tornar sua loja ainda mais atrativa e vender cada dia mais! 

Quer saber mais sobre vendas online?

Preencha seu e-mail e receba conteúdos exclusivos sobre varejo digital: