mitos sobre sistema de gestão

5 Mitos sobre sistema de gestão para loja

Para ajudar empresários que desejam crescer com organização e sustentabilidade, existem inúmeras ferramentas. Uma delas, em especial, se destaca: o Sistema de Gestão ou ERP — sigla que vem do inglês e significa Enterprise Resource Planning, e pode ser traduzida em português para Planejamento dos Recursos da Empresa.

Mas, se você hesita na hora de investir nessa solução, é porque provavelmente ainda se prende em alguns dos mitos sobre a plataforma de gestão. Para quem já sabe o que significa, mas ainda tem dúvidas sobre a efetividade desses sistemas, nós vamos te ajudar a acabar com todos os porém.

Portanto, resolvemos listar os cinco principais MITOS e derrubá-los de vez por todas para que você comece agora mesmo a pensar em adotar um sistema de gestão e facilitar toda a rotina e forma de gerenciar sua empresa. Confira:

1- Somente grandes empresas precisam de um sistema

Esse é o mito mais comum quando se trata de um sistema de gestão, e vem sendo desconstruído graças à tecnologia cada vez mais presente em nossa rotina. Um sistema pode facilitar o trabalho em muitos tipos de negócio. 

Inclusive pequenos negócios podem se beneficiar muito das funcionalidades de um bom sistema. Como empresas menores têm menos processos, é comum que os gestores pensem que o investimento não vale a pena visto o retorno que ele traria. Mas isso não é verdade!

O foco de um sistema é centralizar e integrar a gestão de empresas independentemente do seu tamanho. Mais do que isso, esse tipo de solução possibilita o uso de inteligência tecnológica para otimizar a operação e facilitar a gestão do negócio como um todo. Sendo algo fundamental para se tornar competitivo no mercado atual. Além disso, ao contratar um sistema de gestão, a visão do negócio se amplia, o que possibilita que o pequeno empresário corte custos desnecessários, direcione melhor os investimentos da empresa e possa criar estratégias para crescer a empresa com eficiência.

 

 

2 – Sistemas de gestão são muito caros

Essa é outra falsa noção que afasta os gestores de soluções tecnológicas e também de impulsionar o sucesso do seu negócio. Por se tratarem de softwares de ponta, é comum pensar que um sistema vai sair caro demais para a empresa.

Na verdade, a forma de aquisição e utilização desse tipo de sistema mudou muito nos últimos anos. Em vez de comprar licenças caras e fixas, hoje as soluções são oferecidas como serviço, com uma assinatura flexível e mais personalizada para cada modelo de negócio. 

Com o aumento da competitividade no setor e mudanças na forma de implementação do sistema — existe, por exemplo, a possibilidade de o software de gestão ficar disponível completamente em nuvem para ser acessado apenas pela internet e de qualquer lugar, os preços tornaram- se muito mais acessíveis.

O software aumenta traz inúmeros benefícios a curto prazo. O sistema também insere a empresa na era da transformação digital, projetando a empresa a ter maior vantagem competitiva e diminuindo significativamente os erros operacionais. Além é claro, de aumentar a eficiência das finanças, permitindo a tomada de decisões estratégicas baseadas em dados e assim a possibilidade de um crescimento com segurança.

3- A implementação de softwares de gestão é demorada e complicada

sistemas de gestão são difíceis de usarEm alguns setores de negócios há uma falsa noção de que implementar grandes mudanças demandam muito tempo. Porém, os negócios bem-sucedidos alcançam o sucesso exatamente por seguirem como premissa utilizar a tecnologia como ferramenta unificadora — simplificando e otimizando a gestão. 

O processo de aquisição de um novo sistema para a sua loja é uma decisão que deve ser muito bem pensada. Assim que um contrato é fechado, normalmente uma equipe de suporte e implementação é acionada para ajudar na implementação e treinamento do novo sistema. Para que tudo ocorra da maneira mais tranquila e eficiente.

O segredo está no comprometimento de todos os envolvidos, desde o fornecedor até os colaboradores do cliente. Com o engajamento e união dos dois times, a implantação está garantida e sem demora ou atrasos nos prazos.

4 – Os sistemas de gestão são difíceis de usar

Para quem não tem familiaridade com recursos tecnológicos pode até parecer que os sistemas são bichos de 7 cabeças. Mas isso é outro mito para ser deixado de lado. Isso se estende para o uso da solução. Ao contrário do que muitos empreendedores pensam, não é preciso quebrar a cabeça para descobrir como funcionam os recursos do novo sistema. 

Um bom software geralmente oferece um suporte ativo que tira todas as dúvidas que possam surgir, além de um  treinamento para que a equipe utilize o sistema de gestão sem dificuldades. 

É comum que passe pela cabeça do empreendedor que pode ser complexo utilizar um sistema que englobe todos os pontos de gerência de uma loja. Mas a compreensão de suas funcionalidades na prática é fácil, pois o sistema é otimizado para trazer toda segurança e facilidade para logo que contratado, com poucos passos já seja possível utilizá-lo. 

5 – Atualizações travam o funcionamento do sistema

Vamos quebrar mais um mito aqui. As atualizações dão aquele upgrade no seu sistema e são elas que garantem que ele continue funcionando perfeitamente. O melhor que você pode fazer é ter o seu software em dia, sem comprometer o fluxo de trabalho. 

A atualização é uma forma de ver que a empresa está sempre buscando melhorar o seu serviço. Isso agrega muito valor à segurança e ao desempenho do software de gestão da sua empresa. Não realizar esse tipo de atualização pode criar vulnerabilidades no sistema da sua loja. Já que diariamente surgem milhares de códigos maliciosos que hackers utilizam para se apropriar de dados corporativos.

Além das novas ameaças que prejudicam a segurança da informação, também é preciso corrigir eventuais falhas que interferem na produtividade dos profissionais e na funcionalidade das soluções.

Por isso, ressaltamos a importância de contratar um sistema que se preocupa em realizar atualizações constantes que proporcionam mais vantagens e uma melhor experiência aos usuários do sistema, com suas novas versões.

Gostou desse artigo? Deixe um comentário, caso tenha interesse em artigos como esse, confira o nosso blog.

banner-promocionalbanner-promocional

Experimente grátis!

Conheça um sistema para gestão e vendas que facilitará o dia a dia do seu negócio. Preencha os seus dados no formulário abaixo e solicite um teste grátis.

Ops! A Hiper não atende o segmento selecionado. Mas não se preocupe, o grupo Linx tem soluções para seu segmento de negócio.Clique aqui e confira!
Carta