Os erros mais comuns na hora de montar a fachada de loja

fachada de loja

Você sabe qual deve ser a primeira estratégia de um lojista para atrair novos clientes? Acertou se respondeu a fachada da loja, afinal, ela é o primeiro contato entre o consumidor e o seu negócio. Quando bem planejada e organizada, a fachada pode garantir uma venda antes mesmo da entrada do cliente.

É comum observarmos alguns erros na hora de montar a fachada de loja. Saiba quais são os equívocos mais comuns e veja como evitá-los!

 

Poluição visual

O excesso de informação costuma ser um erro comum na fachada de loja. Em alguns casos, existe tanta coisa acontecendo na fachada que fica difícil para o olhar do consumidor identificar e distinguir o que é apenas decoração daquilo que está disponível para a compra.

A poluição visual não só deixa a fachada confusa, como também impede que o consumidor entenda a identidade visual e o estilo de sua loja. Aqui vale a velha e infalível regra do “menos é mais”.

 

Ausência de identidade

Em muitos casos o problema do excesso de informação da fachada de loja está diretamente relacionado a outro equívoco básico: a ausência de identidade visual. Você precisa oferecer, ainda na fachada, elementos que facilitem o entendimento sobre o que você oferece ao seu público-alvo.

A identidade visual também deve estar alinhada a elementos externos ao seu negócio, que também são de fundamental importância para sua estratégia de vendas, como a localização da loja e até mesmo a decoração do ambiente externo.

 

 

Fachada de loja sem dinamismo

O consumidor precisa ter a atenção fisgada enquanto observa a fachada da sua loja. Se ele costuma passar com certa frequência diante de um estabelecimento e não percebe nenhuma alteração ou movimento nos elementos apresentados, dificilmente ele entrará ali. Além disso, um produto exposto por muito tempo pode dar a entender que está encalhado na loja.

Para evitar que criem essa ideia sobre você, elabore um planejamento para a fachada de sua loja levando em conta fatores como tendências de época, datas comemorativas e estratégias de venda.

 

Expor produtos fora de estoque

Uma das consequências da ausência de troca periódica dos itens expostos na fachada é manter em exibição um produto que não está mais disponível. Não existe nada mais frustrante para o consumidor do que se sentir atraído por um produto do lado de fora da loja e, ao entrar, perceber que o mesmo está em falta.

Especialmente em períodos de promoções, certifique-se de atualizar a fachada de sua loja com produtos disponíveis no estoque.

 

Propaganda enganosa

Considerada crime, a propaganda enganosa é o erro mais grave que pode ser cometido na montagem da fachada de loja. Apesar disso, ainda existem lojistas que utilizam a fachada para omitir informações sobre os produtos e as formas de pagamento. Em alguns casos, os produtos anunciados não têm nenhuma relação com aquilo que é oferecido pela loja. Evite, a todo custo, prometer algo que você não pode cumprir.

O consumidor está cada vez mais consciente dos seus direitos e as propagandas enganosas não são mais toleradas. Por isso, esteja atento a todas as informações disponíveis na fachada de sua loja. Qualquer descuido pode ser fatal para o seu negócio.

Aqui falamos dos erros mais comuns na hora de montar a fachada de uma loja. Conheça também outras 6 dicas para criar uma boa fachada de loja.

 

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