4 formas de melhorar a motivação de equipe

Motivação de equipe

A motivação de equipe nas empresas está diretamente ligada ao bem-estar dos colaboradores. Por bem-estar, entende-se um bom ambiente de trabalho, colaboradores satisfeitos e com muita garra e vontade de enfrentar cada dia de trabalho.

Se você quer ter a equipe dos sonhos, precisa trabalhar pela motivação e foco de cada pessoa da equipe. Com alguns passos e uma boa dose de determinação, um bom gerente saberá como motivar seus colaboradores e levá-los a grandes feitos, tanto no trabalho quanto na vida pessoal, pois um reflete no outro.

 

Como trabalhar e melhorar a motivação de equipe?

 

1- Conheça seus colaboradores

Um dos passos mais importantes nessa empreitada é, antes de tudo, conhecer os colaboradores. Saber exatamente seus perfis, a forma como se comportam, seus objetivos e expectativas. Isso pode ser feito por meio de observação ou ferramentas, como avaliações ou pesquisas. Reconhecer os pontos fortes e fracos dos colaboradores, descobrir quais fatores os motivam e quais desmotivam, entre outros aspectos, serão de grande ajuda.

Motivar os colaboradores não tem a ver somente com remuneração ou prêmios por desempenho. Tem a ver com o colaborador sentir vontade de fazer o seu trabalho todos os dias e estar disposto a fazê-lo da melhor maneira possível. Remuneração ou prêmios virão como resultado desse bom desempenho.

 

Modelo de Política de Troca

 

2- Ensine o que eles precisam saber

Colaboradores sabem o que precisam fazer, mas nem sempre estão certos sobre a forma como algumas tarefas devem ser feitas. Alcançar metas de vendas, por exemplo: muitas vezes a equipe sabe o quanto deve vender no mês, coletiva e individualmente, mas ir além do número a ser alcançado e expor a forma como chegar lá pode motivá-los. Por exemplo, saber em quais produtos devem focar em determinado período, táticas de abordagem e um pitch de vendas bem alinhado pode fazer toda diferença!

 

3- Dê tratamento personalizado

Apesar de tratarmos os colaboradores como “equipe de trabalho”, não há nada mais motivador que ser tratado de acordo com a sua personalidade. Se determinado colaborador gosta de uma tratamento mais casual, outro pode ser mais sério e preferir um tratamento mais formal. Considerar a individualidade deles fará com que vejam o quanto são respeitados e vistos além da equipe.

 

4- Comunique-se

Mantenha contato com a sua equipe. É muito motivador ter um gestor que seja interessado e que goste de se informar sobre como andam os trabalhos, o que vem dando certo, o que precisa ser aperfeiçoado ou sobre como determinado colaborador se deu bem em outro setor – sim, a troca de setor pode fazer com que habilidades sejam descobertas e podem motivar um colaborador que talvez estivesse na função errada.

Converse com os colaboradores sobre a possibilidade de metas que não sejam alcançadas e sobre a forma como devem encarar isso. Muitas vezes, o medo de demissão pode afetar o psicológico do indivíduo e interferir no seu desempenho.

 

Solicite uma demonstração

Conheça o Hiper, um sistema para gestão, vendas e controle de estoque que facilitará o dia a dia do seu negócio. Preencha os seus dados no formulário abaixo e solicite uma demonstração grátis.

Sistema para gestão de lojas