O guia definitivo para a sua empresa ser mais sustentável

Elaboramos um guia de boas práticas sustentáveis para que a sua empresa alcance o sucesso e contribua com o planeta (com uma surpresa especial no final do artigo!)

Afinal, como ser uma empresa mais sustentável? Há algum tempo temos observado um movimento sendo feito no mercado e que incentiva os empreendedores a olharem mais para o tema e enxergarem as vantagens ao adotar a sustentabilidade em suas empresas. Mesmo assim, o fato é que o assunto ainda gera muitas dúvidas e questionamentos. Foi pensando nesta necessidade que preparamos este guia, com informações importantes sobre o tópico e reunindo diversas dicas práticas para que a sua empresa seja ainda mais sustentável. Confira abaixo!

Por que minha empresa precisa ser mais sustentável?

Antes de mais nada, vamos entender um pouco sobre o termo “sustentabilidade”. Existem muitas definições para o termo, mas prefiro sempre me ater àquela que a  Organização das Nações Unidas definiu em 1987:

“Sustentabilidade é suprir as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades.” 

Tal definição levou mais de quatro anos para ser concluída, sendo publicada, por fim, no relatório “Our Common Future” (Nosso futuro comum). E pode-se dizer que este tempo valeu a pena, afinal, a definição não poderia ser melhor. Sustentabilidade é viver, comercializar, produzir e criar coisas novas interferindo o mínimo possível nas riquezas naturais do planeta. É prosperar, sim, mas sem afetar a realidade de nenhuma geração futura. 

Aqui você pode estar se perguntando: mas o que fazemos de tão ruim a ponto de comprometer a vida destas pessoas que ainda nem nasceram?

Abaixo, listamos alguns exemplos de práticas que afetam a sustentabilidade do meio ambiente:

  • A produção de algodão é responsável pelo consumo de 25% de agrotóxicos do mundo inteiro. Ou seja, para produzir 500 gramas de algodão são necessários 150 gramas de pesticidas e fertilizantes químicos. Infelizmente, todos estes produtos químicos acabam indo parar no solo, contaminando a água e comprometendo a flora e a fauna locais.
  • Os microplásticos presentes no fundo dos oceanos já correspondem a 14 milhões de toneladas. A estimativa, segundo uma análise do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), é de que esta quantidade dobre até 2050. Estes microplásticos não só contaminam o meio ambiente, como também prejudicam a vida marinha, que acaba confundindo com comida e ingerindo. Infelizmente, a expectativa até lá é de que haja mais plástico do que peixes no mar. 
  • Assim como o plástico, o lixo, de forma geral, também contribui com a deterioração do meio ambiente, já que seu acúmulo libera gases tóxicos, contamina o solo e prejudica a saúde da população. No final, boa parte dele acaba indo parar no mar, o que prejudica de forma drástica a vida marinha.

Então, como ser uma empresa mais sustentável?

Agora que você já sabe o que é sustentabilidade e conhece alguns dos impactos da ausência dela, você deve estar se perguntando: o que eu posso fazer para melhorar neste quesito e ter o meu negócio orientado para o futuro das próximas gerações? Bom, antes de mais nada, você já deu um grande passo parando para consumir este conteúdo. Para ir mais além, você pode começar a entender como o seu nicho de mercado consegue apoiar a causa. Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, vale começar a pesquisar por fornecedores que trabalhem com tecidos sustentáveis (já existem ótimas possibilidades no mercado, como o algodão orgânico e o cânhamo). Este, inclusive, pode até ser um diferencial competitivo para o seu negócio. Segundo uma pesquisa recente, o consumidor brasileiro tem demonstrado maior interesse em produtos sustentáveis.

Mas a sustentabilidade não está somente no seu produto. Está, também, nas boas práticas diárias que completam o seu dia.

Por isso, separei algumas delas para ajudar você e sua loja nessa jornada verde:

Comece eliminando copos descartáveis

Devido à sua praticidade, o plástico vem sendo utilizado pela indústria desde o início do século XX. Ele acabou substituindo materiais mais sustentáveis, como o vidro e o metal. Contudo, o objetivo da ONU, assim como de diversas outras instituições, é reverter esse quadro até 2050. 

Mas então, como eliminar o uso dos tão famosos copinhos plásticos?

Aqui vão algumas dicas de como dar os primeiros passos:

  1. Comece pela sua própria equipe: Incentive seus colaboradores para que eles tragam suas próprias xícaras de casa. Ou, faça ainda melhor: presenteie com canecas, squeezes e copos personalizados com a sua marca. 
  2. No caso da frente de loja, onde você oferece um cafezinho, água ou chá para o seu cliente (o que é ótimo e intimista), que tal substituir o copo descartável por xícaras e copos de vidro? Além de contribuir com o meio ambiente, você com certeza causará uma melhor impressão.
  3. Compartilhe campanhas sobre o tema para que seu time se conscientize sobre a causa, como por exemplo: “Você sabia que um copo de plástico demora 400 anos para se decompor?”, ou ainda “Os copos descartáveis são um dos grandes responsáveis pela poluição dos oceanos. Traga seu copo de casa e ajude-nos a apoiar esta causa.”. 

Aos poucos vamos mudando o mundo, um dia de cada vez.

Adote o sistema online e diminua o uso de papel

Por mais que o papel seja menos poluente que o plástico, por exemplo, é importante salientar que o uso indiscriminado deste material também é prejudicial ao meio ambiente. Além de desmatar a fauna, o consumo de papel contribui para o aumento da poluição e desperdício de água (sabia que são necessários quase 2 copos d’água para produzir uma só folha de papel?). 

A melhor forma de ser uma empresa mais sustentável e contribuir com essa diminuição no consumo de papel é adotando um sistema online de gestão. Isso porque todos os seus processos ficarão disponíveis digitalmente – de relatórios até notas fiscais e estoque digital. Tudo 100% online!

Nós recomendamos o sistema da Hiper, que além de fazer tudo o que citei acima, ainda é um ótimo aliado para simplificar os seus processos diários e fazer o seu negócio prosperar.

Evite o desperdício de água

Aqui entramos em um dos tópicos mais falados e também mais importantes: o consumo consciente de água. Todos sabemos que a água é uma fonte renovável. Avaliando o total de água no planeta Terra, 97% está nos mares e oceanos e apenas 3% é correspondente à água doce. Destes 3%, 2% estão congelados nas geleiras. Ou seja: nos resta apenas 1% de água doce potável, e é ele o responsável por abastecer toda a população mundial. Este 1% concentra-se em lagos e rios e, infelizmente, boa parte destes locais estão sendo poluídos e contaminados diariamente.

Pensando nisso, a melhor forma de preservarmos a pouca água que temos é economizando. 

Como fazer isso de forma prática na sua empresa?

  • Reutilize toda a água que puder;
  • Faça a manutenção correta e frequente do sistema hidráulico;
  • Utilize equipamentos de qualidade, como torneiras com sensores e controle de fluxo de água e descargas com opções de vazão;
  • Faça a captação de água da chuva;
  • Incentive seus colaboradores a economizar água propondo ações diferenciadas e engajadoras.

Faça a separação correta do lixo

A coleta seletiva já é uma realidade em muitas cidades, mas é possível perceber algumas dificuldades até mesmo em grandes centros urbanos. Por isso, pequenas, médias e grandes empresas podem ser grandes parceiras dessa causa, apoiando da forma que puderem e fazendo o sistema girar. 

Lembra que comentamos no tópico acima sobre a contaminação da água? O lixo é um dos causadores desta degradação do solo e da água potável. Como não existe espaço físico para descartarmos tanto lixo, toda a sujeira acaba indo parar nos lixões. Estes locais, chamados de lixões a céu aberto, acabam eliminando gases tóxicos para a atmosfera. O resultado disso é o ar cada vez mais poluído.

Por isso, a melhor maneira de corrigir essa situação é tentar não agravá-la ainda mais. Na sua empresa, você pode fazer a sua parte instalando lixeiras com as cores padrão do sistema de coleta seletiva. No dia a dia, incentive seus colaboradores a utilizarem o lixo da forma correta com o apoio de cartazes e ações recorrentes.

Desligue os equipamentos sem uso

A economia de energia também é considerada uma boa prática rumo ao objetivo de tornar a sua empresa mais sustentável. Muitos equipamentos, como notebooks e alguns eletrodomésticos, podem ser desligados quando não estão em funcionamento. Esta atitude não só ajudará o planeta como também diminuirá a sua conta de luz no final do mês. Só não vale desligar o freezer a noite com alimentos dentro, viu? (Jacquin, corre aqui!)

Dissemine informações sobre sustentabilidade

Por fim, propagar a comunicação do pensamento verde é uma etapa fundamental e constante na prática de uma empresa que deseja se tornar mais sustentável. 

Comece com o seu time de colaboradores, parceiros e fornecedores, mas não pare por aí. Amigos e familiares também são a chave para construirmos juntos um mundo melhor e mais verde!

Lembra que lá em cima comentei que teria uma surpresa? Pois então! Agora chegou a vez de você testar o quão verde é a sua empresa com o nosso Quiz da Sustentabilidade! Acesse abaixo e compartilhe o seu resultado conosco nos comentários.

 

E aí, vamos mudar o mundo juntos? 💚

Se você curtiu esse conteúdo e tem algo a acrescentar sobre o assunto, é só comentar abaixo e deixar a sua opinião. E não esqueça de já seguir a última dica e compartilhar este artigo com a sua rede de contatos!

Experimente grátis!

Conheça um sistema para gestão e vendas que facilitará o dia a dia do seu negócio. Preencha os seus dados no formulário abaixo e solicite um teste grátis.

Ops! A Hiper não atende o segmento selecionado. Mas não se preocupe, o grupo Linx tem soluções para seu segmento de negócio.Clique aqui e confira!
Carta