Como oferecer rastreamento de compras

Como oferecer rastreamento de compras

Existe situação mais frustrante do que fechar um pedido e ficar às cegas até a sua chegada? Confira oferecer rastreamento de compras para o seu cliente!

Quando um cliente escolhe realizar a compra por meio da loja virtual, podemos imaginar algumas coisas sobre seu perfil. Ele certamente preza pela tranquilidade, praticidade e agilidade na hora de comprar um produto. E essas expectativas não são apenas para o momento em que ele clica no botão “comprar”, mas para todo o processo até que a mercadoria chegue em sua residência. Entre os pontos de atenção, está: como oferecer rastreamento de compras.

O principal motivo pelo qual o e-commerce tem crescido recentemente é a tranquilidade e facilidade na compra de produtos online. No entanto, com o aumento das vendas, a entrega dos pedidos de maneira ágil e segura tornou-se um obstáculo para os lojistas. Além disso, muitos consumidores ainda se sentem inseguros quanto ao prazo das mercadorias. Segundo dados do ReclameAQUI, mais de 190 mil reclamações sobre atraso ou não entrega de mercadorias foram registradas apenas nos meses de março e abril de 2020.

Afinal, existe situação mais frustrante do que fechar um pedido e ficar às cegas até a chegada do produto? Isso em um exemplo em que a entrega acontece dentro do prazo previsto. Agora se coloque no lugar do cliente e se imagine diante de uma compra na qual você não recebeu um código de rastreio e o envio está atrasado. Para piorar, o lojista nem sequer teve o trabalho de contatá-lo para explicar o que ocorreu.

Se analisarmos neste contexto, faz todo o sentido quem vivenciar este tipo incômodo riscar do mapa o vendedor que o fez passar por tudo isso, não é mesmo?

Por este motivo, continue a leitura para conferir os insights que reunimos sobre como o rastreamento dos pedidos é essencial para o sucesso do seu negócio!

 

Afinal, o que é rastreamento?

Se você ainda não está familiarizado com o termo, o rastreamento de encomendas caracteriza o acompanhamento do status de entrega e a movimentação do pacote de uma compra feita pela internet. O processo acontece através da geração de um código de rastreio. Esse código permite monitorar o transporte do objeto até a chegada no endereço informado pelo cliente. Você entenderá melhor com os detalhes a seguir.

A expectativa do cliente é grande quando ele faz uma compra online. Com isso, podemos dizer que logo após a pessoa concluir o pedido, automaticamente ela ativa um cronômetro imaginário e já quer saber onde está o produto. É neste momento que o rastreamento ajuda a minimizar os possíveis efeitos negativos dessa espera. Até porque não é fácil converter um visitante em cliente, portanto, não o perca após ele comprar em sua loja!

 

Como pode ser feito?

O processo do rastreamento inicia com a efetuação da compra e aprovação do pedido e continua na transportadora. Todo produto é etiquetado com um código de identificação e separado para que a empresa responsável faça o recolhimento.

Por meio da integração de sistemas entre a loja e a transportadora, é possível monitorar simultaneamente o status da entrega. A leitura da etiqueta de identificação é feita em pontos de controle. Esse processo exibe as informações sobre a entrega e automaticamente informa ao cliente, que pode acompanhar o pedido por meio do código de rastreamento.

Benefícios do rastreamento de encomendas:

  • Maior transparência e confiabilidade nas vendas
  • Melhoria na percepção dos clientes sobre o seu negócio
  • Diferencial positivo na experiência do cliente e para motivá-lo a comprar novamente em seu e-commerce
  • Controle do status dos pedidos e o monitoramento do cumprimento dos prazos de envio
  • Possibilidade de acessar informações que permitam a adoção de uma postura proativa diante de impasses e situações adversas
  • Ajuda para identificar possíveis falhas no desenvolvimento da sua logística e permite que você faça as devidas correções com assertividade
  • Auxílio para descobrir rotas de extravios, quais os gargalos devem ser minimizados e quais melhorias são necessárias na operação de fretes do seu e-commerce

Para que o rastreamento seja mais eficiente, são utilizadas algumas ferramentas no e-commerce que oferecem diversas vantagens ao negócio. A seguir, confira as principais!

 

Gateway de fretes

Em sua tradução livre, o gateway se refere a um “portal de acesso”, ou seja, um sistema que viabiliza uma gestão estratégica no processo de entrega das mercadorias, oferecendo opções de entregas e prazos mais interessantes para os clientes. A ferramenta realiza, também, a integração dos sistemas do e-commerce e das transportadoras, estabelecendo a comunicação entre os dois sistemas e obtendo, assim, dados em tempo real sobre a situação da entrega.

A integração com a transportadora evita o atraso nas entregas e a reclamação do público. Esse método tem a finalidade de atender os clientes de todas regiões, já que muitas empresas trabalham com mais de uma transportadora.

 

Política de troca e devolução

 

ERP

A sigla ERP vem do inglês Enterprise Resource Planning, ou seja, Planejamento de Recursos da Empresa. A ferramenta é basicamente um software que realiza a integração dos procedimentos do e-commerce em um único sistema, que conta com a funcionalidade de rastreamento de carga e possibilita o controle do processo de logística de modo integrado, nos mínimos detalhes.

Além disso, também é muito utilizado para ajudar na gestão dos negócios como um todo, oferecendo benefícios como: redução de custo do estoque, otimização da funcionalidade, emissão de relatórios financeiros, maior produtividade, economia de tempo, redução de erros de dados, alcance da satisfação, fidelização dos clientes, entre outros.

 

Implante um bom software TMS

O TMS é um sistema de gerenciamento de transportadoras que tem como objetivo controlar e integrar as operações de transportes, oferecendo uma visão geral de todos os processos. O sistema pode oferecer diversas funcionalidades, entre elas:

  • monitoramento de entregas (incluindo o rastreamento de carga online);
  • emissão de conhecimentos e manifestos de cargas;
  • relatórios de entregas;
  • composição de orçamento de transporte;
  • redução de custos com manutenção e da operação como um todo.

Ao implementar um TMS, você reduzirá o retrabalho no dia-a-dia, o controle da sua operação será mais simples, e muitas informações e tarefas rotineiras poderão ser automatizadas. Isso vai diminuir o índice de erros e falhas durante a prestação do serviço, aumentando a confiabilidade para com o processo e proporcionando informações precisas que auxiliarão na tomada de decisão.

 

Tenha um bom app para Controle de Coletas e Entregas

Aplicativo para acompanhar pedido onlineO software TMS da sua transportadora precisa ser alimentado constantemente com as ocorrências de coletas e entregas para que assim tenha informações atualizadas para apresentar aos seus clientes, e como o fluxo de informações costuma ser grande, torna-se inviável manter um ou mais funcionários só fazendo contato com motoristas e equipe de campo para saber a situação das coletas e entregas e alimentar o sistema.

Uma solução que vem sendo cada vez mais utilizada hoje no mercado são os apps para Controle de Coletas e Entregas, que geram uma grande economia de tempo e recursos, pois a própria equipe de campo já vai dando baixas das entregas pelo celular, fotografando comprovantes de entrega e anexando no sistema, tudo isso para que as informações estejam atualizadas em tempo real na página da empresa para os clientes consultarem via web.

Se você chegou até aqui, esperamos que este conteúdo tenha sido útil para o seu negócio! Mas antes de concluirmos este post, vamos deixá-lo com mais uma dica interessante.

Agora que você já conhece o processo de rastreamento, que tal saber, também: Como vender pelo Mercado Livre e tornar a sua loja física, digitalLeia agora mesmo o nosso e-Book e confira tudo que você precisa saber para alcançar o sucesso em suas vendas!

banner-promocionalbanner-promocional

Experimente grátis!

Conheça um sistema para gestão e vendas que facilitará o dia a dia do seu negócio. Preencha os seus dados no formulário abaixo e solicite um teste grátis.

Ops! A Hiper não atende o segmento selecionado. Mas não se preocupe, o grupo Linx tem soluções para seu segmento de negócio.Clique aqui e confira!
Carta