Saiba como aumentar a organização em lojas de varejo

Organização da loja

Administrar uma loja não é tarefa fácil. São diversos setores que demandam atenção constante e uma boa organização é essencial para aumentar a produtividade e, consequentemente, gerar mais lucros. Mercadorias expostas em lugares errados e processos mal elaborados podem trazer resultados bastante negativos para um negócio. O bom gerenciamento é item comum em qualquer empreendimento que tenha obtido sucesso.

Para identificar se a sua loja está sendo eficiente ou não é preciso estabelecer objetivos a serem alcançados. Lembre-se de fazer uma avaliação periódica para saber se as metas têm sido cumpridas ou o porquê de não conseguir cumpri-las. Essas observações são importantes para que possa diagnosticar a gestão, organização e o funcionamento dos processos da sua empresa.

Neste artigo separamos algumas dicas para otimizar a organização da sua loja e tornar os seus processos mais eficientes. Vamos conferir:

 

Mantenha o espaço físico organizado

Uma loja pode ser organizada de diversas maneiras e cada empresário desenvolve o mecanismo que acredita ser melhor. É importante que esse processo seja pensado de forma que o cliente tenha comodidade e facilidade ao procurar alguma mercadoria. Criatividade, diversificação dos produtos e boa decoração são alguns itens que precisam ter uma atenção especial.

Ao definir uma área para expor as suas mercadorias procure fazer uma decoração leve e iluminar bem o espaço. O cliente também precisará de um bom espaço para circular entre as gôndolas e prateleiras. Vitrines e balcões também devem ter boa visibilidade e os produtos organizados de maneira criativa. Um bom conselho é deixar os artigos em promoção separados dos demais para facilitar o acesso dos clientes a eles.

Separe a área administrativa dos espaços destinados à exposição dos produtos. O caixa será usado apenas para pagamento e processamento dos produtos; já o administrativo será responsável pelo relacionamento com fornecedores, controle de estoque e pagamentos, recursos humanos e demais atividades financeiras.

 

10 motivos para usar o Hiper na sua empresa

 

Trace os seus objetivos

Defina metas e indicadores de desempenho que se adequem às necessidades do seu comércio. Essas informações serão importantes na hora de definir as suas estratégias de atuação e, posteriormente, de expansão. Os seus indicadores de desempenho podem englobar desde o mercado em que está inserido, passando pelos fornecedores e colaboradores e até chegar aos seus clientes.

Esses indicadores servem para que possa avaliar se o seu comércio está atendendo às expectativas de clientes, colaboradores e fornecedores e traçar o caminho para que melhore as suas atividades. É importante que esses indicadores possam ser acompanhados ao longo do tempo, pois darão uma visão clara entre as metas traçadas e o que foi alcançado. Acompanhe sempre os resultados.

 

Trabalhe a sua equipe

Não adianta ter processos bem definidos e uma organização de loja extremamente eficiente se não contar com uma boa equipe de profissionais. Os seus colaboradores devem estar cientes das suas metas e objetivos e alinharem com o seu perfil de trabalho. Para que tenha sucesso nessa etapa é necessário que motive os trabalhadores — e assim garanta uma produtividade maior.

Cursos e treinamentos são outra boa opção para quem busca uma equipe bem preparada. Quanto mais conhecimento os seus funcionários tiverem mais eficiente eles serão. E não adianta garantir esse conhecimento se não deixar que os trabalhadores apliquem durante a sua rotina, portanto esteja aberto para novas ideias que possam ser apresentadas.

 

Invista em tecnologia

No mercado existem diversas ferramentas tecnológicas que podem ser utilizadas no dia a dia de uma loja. Esses programas são excelentes alternativas para potencializar o seu processo e organizar o gerenciamento de um comércio. Processos que podem se tornar complicados quando feitos manualmente são facilitados graças à tecnologia.

Os softwares de gestão contribuem fornecendo as informações essenciais de seu negócio, adequando a sua realidade à legislação vigente, criando mecanismos eficientes de emissão do cupom ou nota fiscal e oferecendo soluções que possam melhorar o seu sistema de vendas.

Pronto para melhorar a organização e produtividade da sua loja? Que tal na hora de aplicar essas dicas experimentar gratuitamente um software de gestão?

 

Quer saber mais sobre gestão de lojas?

Preencha seu e-mail e receba conteúdos exclusivo sobre gestão de lojas: