4 dicas para organizar e gerenciar sua cartela de clientes

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A busca incessante por uma cartela de clientes repleta de contatos revela o sonho da maioria dos setores de vendas em qualquer empresa. Contudo, uma grande quantidade de clientes não é garantia de que existe uma boa qualidade na entrega de valor ao consumidor.

Ainda mais importante do que almejar por números, é necessário que o gestor volte seu olhar crítico para sua cartela de clientes a fim de gerenciar um padrão de personalidade de qualidade. Assim, as vendas fluirão mais facilmente, melhorando a imagem da empresa e fidelizando o público!

Ficou interessado? Então confira algumas dicas imperdíveis que preparamos para você gerenciar sua cartela de clientes com maestria!

 

1. Analise periodicamente sua cartela de clientes

Um erro comum dentro dos setores de vendas é apenas priorizar a análise daqueles clientes que estão ativamente comprando com frequência. É preciso observar todos os clientes de maneira especializada, a fim de detectar possíveis sinais de inatividade.

Um gestor responsável deve organizar sua cartela de modo a arquivar detalhes de cada consumidor, como: motivações de compra, época de maior e de menor consumo etc. Desse modo, será possível perceber em que estágio do ritmo de compra o cliente está.

Um consumidor mal gerenciado tem a tendência de se tornar cada vez mais inativo, e ele dará sinais dessa sua intenção na forma de compras cada vez menores ou de desinteresse por reuniões de negócios.

 

 

2. Utilize um software de gestão especializado

A tecnologia é uma ótima opção para acelerar os processos de gestão da cartela de clientes em uma empresa. O uso de planilhas eletrônicas e de e-mails para fazer a pós-venda é uma tática inteligente e de pequeno custo para o empresário, porém, não podemos limitar as ações a essa medida.

Adquirir um software especializado para o controle e gerenciamento dos clientes é ainda mais efetivo quando somado às ferramentas comentadas anteriormente. Um bom exemplo são os aplicativos de CRM para dispositivos móveis, que podem ser acessados em qualquer lugar.

 

3. Crie categorias para a cartela de clientes

Organização é a chave de um negócio para manter o controle e mitigar os riscos de qualquer operação. Desse modo, separar a cartela de clientes em campos é uma ótima maneira de criar estratégias personalizadas para cada setor e passar para os vendedores, por exemplo:

  • clientes ativos: já fizeram negócio e mostram sinais de fechar outros;
  • clientes inativos: já fizeram negócio, porém, não voltaram a negociar;
  • clientes pretendidos: têm interesse em negociar mas ainda não o fizeram;
  • clientes evasivos: não fecharam negócio e recorreram ao concorrente.

Esse exemplo, apesar de simples, contempla a maioria dos casos de clientes que o setor de vendas espera enfrentar. Dependendo do seu tipo de negócio, essas categorias podem ser mais abrangentes ou delimitar casos ainda mais específicos.

 

4. Aproxime-se dos ex-clientes

Dentro do mundo empreendedor, já é sabido que a aquisição de novos clientes é mais custosa do que a manutenção de clientes ativos. Dessa forma, o gestor deve pensar em reter todos os seus contatos dentro da cartela, principalmente seus ex-clientes.

Consumidores que já compraram e não voltaram a fechar negócio são abundantes em informações para melhorar o serviço de vendas da empresa. Por que eles não voltaram a comprar? Quando essa pergunta é desvendada e trabalhada, é possível reaver clientes antigos.

Criar hábitos para gerenciar a cartela de clientes é uma medida estratégica não apenas para manter a saúde financeira do negócio, mas também para realizar o marketing. Um atendimento personalizado é essencial para otimizar o valor entregue.

Gostou do conteúdo? Então confira também como melhorar sua organização com planilhas e relatórios de controle. Não perca!

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