4 técnicas para encantar e reter clientes no seu ponto de vendas

ponto de vendas

Qual é o segredo para o sucesso de um negócio? Bom, alguns podem dizer que é a qualidade dos produtos. Outros, o atendimento. Acontece que, embora todos esses fatores sejam importantes, muitas vezes não notamos pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença. Um desses detalhes são os cuidados com a retenção de clientes na loja. Sim, esse é um fator determinante para o sucesso ou o fracasso de uma empresa, principalmente se ela atua no ramo do comércio.

Existe uma série de estratégias que podem ser utilizadas para que o seu cliente não queira ir para outro lugar, além, é claro, de impulsionar vendas durante essa passagem no ponto de vendas. Basta que o gestor tome alguns cuidados e seja um pouco meticuloso, dando atenção aos pequenos detalhes que, na verdade, podem ser um grande diferencial para o seu negócio. Confira, a seguir, nossa lista com 4 técnicas para você encantar e reter clientes no seu PDV!

 

Atenção aos Hot Spots

Sabia que existem pontos na sua loja que são estratégicos e podem estimular as vendas? Esses pontos facilitam a vida do consumidor, pois são intuitivos, de fácil localização. Esses pontos são chamados de Hot Spots, ou, traduzindo, pontos quentes.

Basicamente, embora possam existir vários pontos como esse em uma loja, dependendo apenas da arquitetura, os Hot Spots mais básicos são a entrada, lugar em que os produtos mais atraentes da loja devem ser exibidos, como àqueles em promoção, entre outros, e o caixa, onde você deve preferir colocar produtos baratos, como lembranças, acessórios, entre outros.

 

 

Arquitetura não é só detalhe

Falando em arquitetura, é muito importante que você tome alguns cuidados especiais com esse ponto. Pode não parecer, mas a forma como a loja é estruturada pode fazer toda a diferença no modo como o cliente se comporta lá dentro.

Na arquitetura, você tem que tomar cuidado principalmente com o design de interiores, prestando atenção em pontos importantes, como os próprios assentos para os acompanhantes do cliente — já parou para pensar em quantos cliente vão embora por causa de acompanhantes inquietos? Já na questão da estrutura da própria loja, tente criar Hot Spots interessantes, conforme vimos anteriormente.

 

Atendimento é venda

Seus vendedores estão preparados para atender o seu público-alvo? Eles conhecem bem os produtos em exposição? Conhecem estratégias de abordagem e de vendas? Bom, caso a resposta para todas essas perguntas seja negativa, você está com sérios problemas para resolver.

Para se ter uma ideia, em uma pesquisa realizada pela revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, foi constatado que 61% dos clientes preferem bom atendimento do que outros critérios, como os preços baixos, inclusive. É preciso, portanto, treinar cada um dos seus colaboradores para garantir mais vendas e uma experiência muito melhor para o cliente.

 

Uma experiência memorável

Sentimos o mundo por meio dos nossos sentidos. Olfato, tato, visão, audição, paladar. Tudo isso pode ser usado para criar uma experiência memorável para o seu cliente. Portanto, quando ele entrar na loja, você tem sempre que buscar explorar ao máximo esse tipo de estratégia para garantir que a sua empresa seja sempre lembrada.

O design da marca, por exemplo, é um dos pontos principais para reforçar a memória do cliente. Odores são costumeiramente usados para trazer boas lembranças inconscientemente. Até a música que você coloca de fundo pode causar um efeito na sua experiência. O importante é que todos esses fatores estejam associados aos gostos pessoais do público-alvo, portanto, é importante estudá-los!

Gostou das nossas dicas? Que outros fatores acredita ser importante para reter clientes? Deixe o seu comentário!

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