Posicionamento Digital: Como tirar sua empresa do Anonimato na web

Posicionamento Digital

Os últimos anos tem nos apresentado uma série de mudança no comportamento dos consumidores. Essas mudanças se devem ao “mundo novo” apresentado a nós, pelo fácil acesso a internet e também pelas ferramentas de busca. Afinal, elas nos disponibilizam uma infinidade de informações, sem que precisemos ao menos nos levantar do sofá. O resultado deste novo cenário, é um consumidor muito mais exigente.

Nessa nova realidade, a chave para continuar tendo sucesso no mercado e alavancar as vendas da sua empresa é a construção do posicionamento digital. Ou seja, um conjunto de ações online que visam tornar a sua marca conhecida na web. 

Com um planejamento digital bem estruturado e executado, podemos trazer diversos resultados. Entre eles, a visibilidade da empresa para um maior número de pessoas, ganho de autoridade no seu mercado de atuação, e, claro, o aumento no fechamento de novos negócios. 

Mas por onde começar? Confira a seguir, as dicas que separei para você!

 

 

Defina seu público-alvo e crie sua persona

 

Antes de qualquer coisa, precisamos definir para que público vamos direcionar nossas ações. Começar um posicionamento digital sem essa informação muito clara é certeza de investirmos tempo, e muitas vezes dinheiro, em algo que não nos trará retorno. 

Uma vez que você tenha clareza sobre o perfil do seu público-alvo, é hora de criarmos a persona que vai nos ajudar a definir toda as nossas ações digitais. Mas o que é e como criar uma persona?

A persona nada mais é que um personagem que reúne todas as características do seu cliente ideal. Para isso, é preciso criar uma identidade completa para ela. Quanto mais detalhadas as informações, melhor.

Os dados necessários para montagem da persona podem ser divididos em demográficos (aqueles extraídos na definição do público-alvo da empresa) como faixa etária, sexo, profissão, e dados específicos como estilo de vida, motivações e problemas a serem resolvidos

Existem sites como o gerador de personas que ajudam no processo de criação desse personagem.

 

 

 

Seja encontrado: Site, Redes Sociais e Google Meu Negócio

 

Uma vez que o público-alvo e a persona da empresa já estejam definidos, o próximo passo é garantir que a sua empresa seja encontrada.

Site

Um site que comunique bem a área de atuação, juntamente com os serviços prestados e a história da empresa é a porta de entrada para o começo de qualquer estratégia de posicionamento digital bem sucedida. Mas como desenvolver sozinho, sem precisar investir um valor alto e contratar ajuda especializada?

O primeiro passo é registrar um domínio ou seja, o nome do seu site, isso evita que outras empresas utilizem o mesmo nome que você. Para isso, é só entrar no site registro.br, digitar o nome escolhido e ver se ele está disponível. 

Logo em seguida, é preciso contratar um servidor de hospedagem, o que permitirá a seu site funcionar e se manter no ar. Existem opções gratuitas e pagas. O passo seguinte é escolher um construtor para sites. Existem vários no mercado, como o Wix ou mesmo o Google Sites. 

O importante neste estágio é garantir que a navegação seja ágil e compatível com o acesso por dispositivos móveis.

 

Redes Sociais

Pronto! Seu site está criado e você oficialmente já tem um “ponto de venda” na internet. Como divulgá-lo?  

A resposta é: redes sociais. As páginas no Facebook e Instagram são uma ótima alternativa para tornar sua marca conhecida e atrair tráfego para seu site. Preencha totalmente o perfil da página e mantenha suas informações de contato atualizadas. 

Invista em publicações periódicas, sempre trazendo conteúdos relevantes relacionados ao seu nicho de mercado, mesclando com os produtos e serviços oferecidos. 

 

Google Meu Negócio

Uma ação bem legal e gratuita para ajudar na visibilidade e no posicionamento da empresa nos sites de pesquisa, é a utilização do Google Meu Negócio. Essa ferramenta gratuita é usada para gerenciar a presença online no Google, facilitando o posicionamento nas pesquisas e no Maps. 

E o melhor, é super simples de usar, basta preencher o perfil com as informações comerciais da empresa.

 

 

Construa autoridade para sua marca: Gere conteúdo

 

Agora que já temos um site criado, criamos a “cara” da empresa também nas redes sociais, o que fazer para atrair visitantes para seu site e redes sociais? A resposta é simples: aposte em conteúdo! 

O consumidor da era digital, com tantas possibilidades ao alcance das mãos, está em busca de muito mais do que ofertas na hora de comprar. Ele busca interagir e consumir de marcas que se mostre capaz de sanar suas dúvidas e responder suas necessidades. Por isso, somente a publicidade tradicional já não é mais o suficiente. Mas qual conteúdo produzir?

 

Produza conteúdos voltados para a persona da sua empresa

A resposta está na sua persona. É centrado nela que todo conteúdo deve ser produzido.

O primeiro passo para acertar na geração de conteúdos é conhecer e manter o foco no seu cliente ideal. Pessoas procuram por assuntos interessantes. Com a publicação de conteúdos que atraiam a atenção do seu público-alvo, a estratégia não tem como dar errado. 

Algumas perguntas que costumam ajudar no processo de definição do assunto a ser trabalhado são: 

  • Qual a hierarquia do seu comprador dentro da instituição?
  • Em quais tipos de informações o interesse dele está centrado?
  • Quais materiais ele costuma consumir? 

 

E-book Hiper - Guia das Redes Sociais

 

Defina o canal onde o conteúdo será disponibilizado

No mundo digital, cada canal de comunicação possui uma característica distinta para o conteúdo oferecido. Agora que já sabemos quais são os assuntos mais relevantes para nossa audiência, o passo seguinte é saber onde ofertá-lo para conseguirmos impactar o maior número possível de clientes potenciais. 

Precisamos ter bastante clareza das buscas realizadas pelo nosso público-alvo. Conseguimos isso com bastante facilidade, basta olhar para a definição da nossa persona. Após elencar os principais canais de consumo de conteúdo, precisamos estar atentos sobre o formato de entrega desse conteúdo, já que diferentes meios digitais exigem diferentes formas de conteúdo. 

Abaixo listo alguns dos canais mais usados: 

 

Blog

Costuma ser o modelo mais usado para compartilhamento de conteúdo. Geralmente é utilizado como uma grande biblioteca, onde o conteúdo fica disponível para consultas por tempo indeterminado.

O importante ao escolher esse canal de distribuição, é fazer com que todas as outras ações da empresa, apontem para o seu blog na perspectiva de torná-lo conhecido e fazer com que se torne uma ponte para elevar o tráfego do site.

 

E-mail Marketing

Há quem diga que esse canal se tornou obsoleto, mas, na verdade ainda é um ótimo aliado para a manutenção do relacionamento com clientes que já estão em estágios mais avançados dentro da jornada de compra. 

Esse canal ainda é uma boa ideia, porque possibilita o envio de conteúdos mais direcionados ao estágio do funil de vendas que seu cliente se encontra. Além de ser uma entrega de conteúdo muito mais direta que o blog, onde temos que esperar a visita do nosso consumidor. 

Para ter uma campanha de sucesso, precisamos seguir apenas algumas dicas básicas. Entre elas, investir em mensagens que sigam as boas práticas de e-mail marketing e nos atentar para a qualidade da base de disparo, garantindo que não haja e-mails com erros de grafia e inexistentes, o que pode nos causar o direcionamento direto para o spam do cliente após uma sequência de tentativas de envio.

 

Mídias Sociais 

As redes sociais vieram para ficar e podem nos gerar uma vitrine incrível. Como nos oferecem a possibilidade de interagir em tempo real com nosso público, são indispensáveis para uma boa estratégia de entrega de conteúdo.

Para trabalhar com elas é simples, basta escolher quais são as redes que sua persona mais utiliza e criar um calendário de postagens. 

Para conseguir que as postagens tenham sucesso e atinjam um bom volume de pessoas, seguem algumas dicas de ouro:

  • Conhecer seu público é a primeira dica para qualquer estratégia de conteúdo
  • Use a linguagem do seu cliente, nada de termos muito técnicos ou palavras que ele vai ter dificuldade para entender
  • Invista em conteúdos que respondam às necessidades do cliente., se coloque no lugar dele antes de postar
  • Mantenha sempre uma comunicação aberta com os seguidores
  • Seja humano nas interações, isso vai ajudar posicionar sua marca positivamente

 

É mais que comprovado que um posicionamento digital bem feito pode render diversos frutos para sua empresa: visibilidade ampla, aumento na autoridade de marca perante o mercado e, principalmente, aumento no fechamento de negócios baseado no maior número de consumidores que chegaram até você.

Com uma estratégia bem elaborada, atingir o objetivo de ter sua marca reconhecida na web com certeza será alcançado.

 

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