Ações promocionais para meses sem datas comemorativas

7 Dicas de ações promocionais para meses sem datas comemorativas

Datas como Black Friday, Dia dos Namorados e Natal são chaves para o comércio, elas movimentam sua loja e ajudam demais nas vendas, mas o que fazer quando o mês não tem nenhuma data comemorativa? Separamos algumas dicas para manter a sua loja vendendo o ano todo. Confira!

Ao longo de todo o ano, algumas datas comemorativas guiam os lojistas para a criação de promoções e ações de marketing no ponto de venda. Segundo dados do Ebit, o natal, a Black Friday e o Dia das Mães são os campeões de venda e a cada ano os números só crescem, tanto no comércio físico quanto no digital.

Saber aproveitar essa sazonalidade do varejo é uma garantia de boa gestão e caixa, principalmente em pequenos negócios. Mas, depois que o feriado passa, algumas ações podem ajudar a manter a sua loja em ascensão. Ao longo deste texto, separamos 7 dicas para impulsionar suas vendas todo o ano, mesmo em meses sem data comemorativa. 

Cartão fidelidade

Popular em diversos tipos de comércio, o cartão fidelidade é um convite para o consumidor retornar a sua loja. Você pode montá-lo de acordo com o seu negócio e com o seu objetivo. Existem alguns formatos, confira abaixo os dois mais comuns:

1) Cartão com carimbos ou adesivos: neste modelo, após uma primeira compra o cliente recebe um cartão da loja, onde a cada item adquirido ele recebe um carimbo ou um adesivo. O ideal é que a marcação seja personalizada, para dar a cara da sua loja e, até mesmo, evitar fraudes. De acordo com o valor dos itens participantes, você pode escolher um mínimo de compras para a retirada do prêmio. Por exemplo: a cada 9 cafés comprados, o último é por conta da casa.

Modelo de cartão fidelidade - Blog da Hiper

2) Cartão com pontos: neste formato, ideal se você trabalha com muitos itens e valores variados, a cada X reais em compras, o cliente recebe uma pontuação. A somatória dos pontos pode fornecer brindes ou descontos nas próximas compras. O monitoramento pode ser feito com algum sistema especializado direto no CPF do comprador. Com esse cartão, que não necessariamente precisa ser físico, você tem a oportunidade de criar níveis diferentes de pontuação e prêmios, o que instiga o consumidor a voltar no seu estabelecimento.

Sorteios e concursos nas redes sociais

Criar e manter atualizadas as redes sociais da sua empresa é uma maneira de estreitar laços com o seu público, além de divulgar produtos e serviços. A produção de conteúdo relevante e que conversa com o seu cliente é uma das estratégias para fidelizá-lo, mas você pode ir além. 

Promover sorteios e concursos culturais nas suas redes sociais é uma ótima forma para atrair ainda mais clientes e divulgar seus produtos. Crie ações que valorizem os seguidores que já conhecem a marca, concursos como “melhor look com peças da loja” ou da “receita com os ingredientes da loja” fazem o seu público se identificar e querer participar, de sobra você tem mais conteúdos para interagir e alcançar mais pessoas. 

Mas, fique atento: algumas modalidades de sorteio, embora comuns nas redes, não são permitidas por lei. Além disso, ações comuns como “marque dois amigos nos comentários” em um primeiro momento podem ajudar a dar um UP nos seus seguidores, mas sem uma comunicação eficiente, você pode ver eles irem embora tão rápido quanto chegaram.

Parceria com influenciadores

Parceria com InfluenciadoresBuscar influenciadores para fazer parcerias e divulgar produtos é uma estratégia que vem sendo usada há alguns anos e continua trazendo resultados. Para ter sucesso na sua ação, é importante selecionar influenciadores que conversem com o mesmo público que o seu, seja no nicho de atuação, como na sua região de atendimento. Por este motivo, caso você tenha um pequeno negócio físico, opte por pessoas que estejam no mesmo bairro e cidade que você. 

É importante lembrar que o número de seguidores não é garantia de um bom resultado, mas sim o quanto o público é engajado com as postagens do influencer. Nos últimos tempos, surgiram vários micro influenciadores com essa proposta, eles possuem um número de seguidores menor, mas que interage e realmente usa os produtos indicados.

Antes de enviar o seu produto, entre em contato com os influenciadores e tenha certeza que o interesse da parceria é mútuo. Aproveite o contato para pedir os dados sobre engajamento e mais detalhes sobre a ação, quantidade de fotos, vídeos e os valores (caso tenha) para execução dos conteúdos.

Parceria com outras empresas

O seu negócio conta com empresas parceiras? Criar esses elos podem auxiliar nas suas vendas!

Entre contato com outros empresários que atuam em áreas que conversam com a sua e proponha parcerias. O trabalho conjunto pode ter vários formatos, vocês podem criar promoções juntos, promover eventos ou até mesmo ceder um espaço na loja para divulgação dos produtos, por meio de permuta. 

Uma outra proposta é, ao fazer eventos, criar parcerias com empresas que podem auxiliar na execução do seu projeto. Empresas de salgadinhos, empresas de decoração, você pode ter seu custo reduzido, deixando que elas deixem cartões de visita para divulgar os serviços também.

Evento para lançamento de produtos

Uma das alternativas para movimentar a sua loja em meses sem datas comemorativas, é alinhar com o período os lançamentos de novos produtos. Pequenos eventos são uma ótima oportunidade para convidar seus clientes para virem até o ponto de venda conferirem as novidades. Além disso, a estratégia também vale para a conquista de novos clientes.

Como comentamos no último tópico, o contato com empresas parceiras pode tornar o processo de planejamento para um evento ainda mais fácil.

 

 

Distribuição de brindes

Todo mundo gosta de ser surpreendido ao realizar uma compra, seja com um desconto ou com um brinde. Preparar um mimo para os clientes que visitarem a loja durante os períodos sem apelo comercial é uma ótima maneira de fidelizá-los e também de trabalhar o marketing boca a boca.

Incentive os clientes a postarem as novas aquisições nas redes sociais e marcar a sua loja, desta forma a sua ação ganhará ainda mais atenção e as chances de sucesso só aumentam.

Venda multiplataforma e descontos exclusivos 

O comércio digital cresce a cada ano e após os primeiros meses de isolamento social por conta da pandemia de COVID-19, as vendas online cresceram 47% no Brasil. O número é bastante expressivo e marca um novo período do setor no país. Durante 2020, muitos lojistas tiveram que reinventar seus negócios para se manter no mercado e a internet foi uma aliada para que as vendas continuassem, mesmo com a loja física fechada.

Existem maneiras diferentes de vender pela internet e encontrar uma alternativa que atenda a sua loja, pode fazer a diferença para os meses sem apelo comercial. Atendendo online, você pode possibilitar a retirada na loja física, desta forma o consumidor conhece mais peças do seu catálogo ou você pode disponibilizar cupons de desconto para novas compras, além de alcançar um público muito maior que o de uma loja física.

Gostou das nossas dicas? Você já aplicou alguma delas no seu negócio? Compartilhe conosco nos comentários. Boas vendas!

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