5 motivos para o seu negócio ter um propósito de marca

Ter um propósito de marca, ajuda o seu negócio a se destacar em meio aos concorrentes, se conectar verdadeiramente com seus clientes, além de firmar um compromisso com a sociedade. Confira quais os principais benefícios e porque seu negócio deve ter um propósito de marca.

Propósito de Marca

O cenário empresarial está cada dia mais exigente e competitivo, as empresas têm um novo desafio: ter um propósito. Algo que motive as pessoas a comprarem seus produtos, ou a usarem seus serviços. Não apenas pelos benefícios que sua marca oferece, mas sim porque a sua empresa realmente tem um compromisso com a sociedade e está ligada a uma causa.

Marcas de propósito tem a tendência a estarem com maior frequência na mente e no coração do consumidor, elas saem do modelo da prestação de serviço, que é algo limitado e engessado, e conseguem entrar no verdadeiro significado da palavra servir. É importante lembrar que marcas com propósito que tenha êxito não nascem da noite para o dia, elas são moldadas ao longo do tempo, com muito planejamento.

A verdade é que o consumidor está cada vez mais crítico, amadurecido e exigente. O que leva a investirem cada vez mais o seu dinheiro, tempo e atenção em marcas com as quais se identificam. Isso porque como as pessoas estão cada vez mais antenadas no mercado e expostas a diversos produtos diariamente. Por isso preferem se conectar com marcas que tenham um propósito e que lhe permitem compartilhar cada vez mais experiências.

Mas afinal o que é propósito de marca ?

Ter um propósito inspira e mobiliza as pessoas, de forma direta, é o que dá sentido para nossas vidas, o que nos move adiante. Já falando de propósito de marca, ele não é missão, ou visão, mas sim é a razão pela qual sua empresa existe.

Propósito não é apenas um discurso bonito, precisa ser mais do que um recurso de comunicação ou uma promessa. Deve inspirar as pessoas ao seu redor, não se tratando apenas sobre o que sua empresa faz, ou os benefícios que seu produto traz e sim que diferença a marca busca fazer na vida das pessoas e como ela realmente pretende ajudar a construir um mundo melhor. Contribuindo positivamente em algum segmento, essa é a base de toda experiência.

Ficou interessado? Vem com a gente descobrir quais são os motivos pelos quais sua marca deve ter um propósito:

1. Engajamento dos clientes e funcionários

Empresas com propósito, geralmente possuem times mais engajados e alinhados. O que faz alcançarem grandes resultados em menos tempo, porém não existe profissional dedicado e comprometido com aquilo que ele não acredita.

Seu time é um dos maiores divulgadores do propósito da sua empresa. Afinal, seus primeiros clientes serão seus funcionários, os quais passarão o propósito da sua marca aos seus clientes e fornecedores. Lembre-se, ter clientes e funcionários como fãs da sua empresa resultará em alta performance e inovação do seu negócio.

2. Diferenciar sua marca da concorrência

Empresas que possuem um propósito, crescem em média, três vezes mais rápido que seus concorrentes. Elas se destacam entregando valor, melhorando a vida dos consumidores e oferecendo experiências diferenciadas, o que é essencial para a construção de um negócio forte e impactante.

As melhores empresas conseguem se conectar com a mente e o coração das pessoas, o que constrói um relacionamento de longo prazo com o consumidor. Nos dias de hoje ter um propósito alinhado com seu cliente, tem um peso muito grande na sua decisão de compra. Pois o consumidor busca proximidade, ele quer se sentir parte da marca e não apenas consumir um produto, mas sim,  vivenciá-lo, o que fortalecerá sua reputação.

Acredite, na tomada de decisão do cliente, sairão na frente as marcas bem lembradas e com diferenciais positivos, saiba que ao investir em um propósito é, de fato, uma necessidade.

 

3. Fidelizar clientes

Marcas com propósito criam conexões emocionais e clientes fiéis, essa conexão te levará, não só a ter um bom volume de vendas e lucro. Mas também à fidelização dos clientes e o cultivo de verdadeiros mensageiros da sua marca.

O propósito da sua marca não deve ser algo forjado ou enganoso, pois se não houver transparência nessa relação, seus clientes poderão descobrir com muita facilidade que sua marca não está sendo verdadeira com o seu posicionamento.

Por isso é importante que a sua marca tenha um propósito claro e definido, é sempre válido lembrar que consumidores fiéis têm um papel muito importante de atrair novos clientes, afinal, nenhuma campanha é tão eficaz como a tão falada propaganda boca a boca.

4. Torna a empresa mais atrativa

O propósito precisa estar em tudo que a empresa faz, isso fortalece a relação de trabalho, o que aumenta a produtividade. Além de expressar os valores da empresa para os consumidores, marcas bem posicionadas também atraem novos talentos, que querem trabalhar na empresa, porque acreditam no seu negócio e estão guiados por uma causa, e não apenas pelo salário.

Lembre-se se a sua equipe trabalha apenas pelo salário e os benefícios, a qualquer momento eles poderão trocar sua empresa por uma que ofereça um salário com benefícios melhores.

5. As pessoas compram o porquê você faz

As pessoas não compram o que você faz, elas compram porque você faz, sem dúvida  oferecer um produto de qualidade e preços competitivos é significativo para trazer vendas para o seu negócio. Mas, se você quiser que sua marca seja relevante no mercado, vai precisar fazer mais do que isso.

Cativar o consumidor não é fácil, mas, a partir do momento que a marca consegue transformar uma boa experiência de compra em um vínculo emocional, ela ganha um apoiador fiel, que vai compartilhar suas experiências com amigos e familiares, muitas vezes, de maneira pública, nas redes sociais.

Esperamos que com essas dicas você possa se motivar a criar ou potencializar o propósito de marca para o seu negócio. Para mais conteúdos como esse acesse o nosso blog.

 

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