Quer receber pagamentos online? Confira 3 coisas que você precisa saber!

Hoje em dia, um dos pontos relevantes para que o cliente feche um negócio é, sem dúvidas, a praticidade na transação de pagamento. Afinal, com a evolução da tecnologia e das compras pela internet, receber pagamentos online se tornou indispensável para qualquer estabelecimento comercial.

Se no início essa modalidade era específica para lojas virtuais, com as vendas através de redes sociais e catálogos digitais, ela se expandiu para outras áreas e pode ser utilizada, inclusive, no varejo físico.

Será que pagamentos pela internet faz sentido para o seu negócio? Neste post separamos algumas informações e dicas sobre o tema para auxiliar você. Confira!

1.As vantagens das transações online

Quando o empreendedor não possui uma loja online, onde ele precisaria receber pagamentos pela internet, muitas vezes não passa pela cabeça dele, que esse formato de recebimento pode ser aplicado até para a loja física. E com o avanço das redes sociais como ferramentas de vendas, cada vez mais são buscadas por opções que ajudem no fechamento de pedidos online.

Oferecer opções de pagamento pela internet, pode trazer diversos benefícios para o seu negócio. Entre eles:

  • Mais produtividade: como a transação depende mais do cliente, sua loja não fica à mercê de uma equipe operando os recebimentos de forma integral;
  • Redução de custos: graças à automatização de notificações, você economiza tempo, dinheiro e energia, uma vez que não é mais necessário enviar correspondências e fazer ligações telefônicas para contatar clientes inadimplentes, por exemplo;
  • Diminuição de falhas: com o apoio da tecnologia, muitos erros causados por fator humano são eliminados;
  • Aumento da competitividade: estabelecimentos que oferecem maior comodidade e segurança aos consumidores aumentam a reputação de mercado;
  • Segurança: o consumidor está cada vez mais acostumado com esse formato de venda e se sente seguro em fechar os pedidos 100% online;
  • Praticidade: usando ferramentas como o link de pagamento, o próprio cliente escolhe a melhor forma de finalizar o pedido.
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 2.As melhores formas de receber pagamentos online

Assim como numa venda presencial, pela internet você também pode disponibilizar para o seu cliente, diversas maneiras de fechar a compra. Abaixo, listei as mais comuns:

Cartão de crédito

O cartão de crédito é a modalidade preferida de ambas as partes. Isso porque a comprovação do pagamento é ágil, uma vez que as operadoras são menos burocráticas. 

Outro fator de destaque é a enorme variedade de bandeiras, como Visa, MasterCard, American Express, HiperCard, Elo etc. É fundamental aceitar todas elas para atender mais pessoas.

Boleto bancário

O boleto bancário é muito usado pelos clientes, especialmente para compra de itens mais baratos. Basta contratar esse serviço de uma instituição bancária, que emitirá a guia. Existem contas empresariais que oferecem esse tipo de serviço, porém, é necessário consultar as condições.

Seu principal benefício é a garantia do recebimento à vista, além de ser bastante seguro, pois o capital já entra na conta assim que é verificado.

Gateway de pagamento

Existem vários tipos de gateway de pagamento, como o Bcash, Vindi, Aceita Fácil e Moip. São aplicações muito úteis para lojas que querem se aventurar no segmento de e-commerce.

São sistemas que conferem as informações de crédito do negócio. As operações são totalmente virtuais, sendo possível comprovar diversas transações em simultâneo, com segurança e rapidez.

Ferramentas terceirizadas

Existem ferramentas terceirizadas que facilitam ainda mais a transição de valores. Entre as mais famosas estão: PagSeguro, Mercado Pago e Paypal. Elas são práticas e intuitivas, tanto para que vende como para quem compra. 

Umas das principais vantagens é que elas compilam diversos tipos de pagamento: cartões, boletos, transferência digital, entre outros. Para usar, é preciso ter uma conta e as movimentações geralmente são tarifadas, conforme as condições de pagamento e as formas de transação.

Link de Pagamento

Cada vez mais popular, o link de pagamento é uma ótima ferramenta para quem está iniciando no comércio eletrônico e usa como meio para vendas as redes sociais e o whatsapp. 

Disponível em várias plataformas digitais, ela permite que após a negociação do pedido, você gere um link e compartilhe via whatsapp ou e-mail para o seu cliente finalizar a compra do produto. Dessa forma, é o seu consumidor que determina qual a melhor forma de pagamento disponível e finaliza o pedido.

3.Gerenciar pagamentos e integrá-los a outras soluções

É importante que após escolher as modalidades de recebimento que se encaixam no seu negócio, você integre-as ao sistema de automação da sua loja. Desta forma, todas as movimentações online são realizadas e registradas com eficiência. Isso otimiza a conferência do fluxo de caixa e a análise financeira.

Vale destacar também, a possibilidade de enviar um e-mail, whatsapp ou SMS para tranquilizar o cliente quanto à aprovação de pagamentos — serviço que pode dar mais credibilidade ao seu estabelecimento e aumentar o nível de confiança.

A possibilidade de receber pagamentos pela internet, amplia as possibilidades de venda da sua loja. Seja no varejo físico, onde você faz venda pelas redes sociais e o cliente retira o pedido na loja, seja em um site de ecommerce profissional. Equilibrar as melhores opções para os seus clientes com quais oferecem as melhores taxas para a sua loja é um primeiro passo para uma estratégia de sucesso.

Para ver mais dicas de vendas e gestão de lojas, confira o nosso blog<!

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