Quer receber pagamentos online? Veja 3 coisas que você precisa saber sobre

Hoje em dia, a praticidade nas transações é um ponto extremamente relevante para que o cliente decida fechar um negócio. Com a evolução da tecnologia e da internet, receber pagamentos online tornou-se indispensável para qualquer estabelecimento comercial.

No início, essa modalidade foi adotada especificamente pelas lojas virtuais — mas não só elas podem receber dinheiro dessa forma, sabia?

Um comércio físico também pode aplicar essa funcionalidade em suas transações. Mas como oferecer os melhores tipos de pagamento? Vale a pena investir nisso? Veja neste post algumas coisas que você precisa saber sobre o tema.

1. As principais vantagens das transações online

Quando há a possibilidade de receber pagamentos online, uma dúvida pode surgir na sua cabeça: quais vantagens podem vir desse investimento? Por isso, listamos abaixo os benefícios que podem ser conseguidos:

  • alta na produtividade: como a transação depende mais do cliente, sua loja não fica à mercê de uma equipe operando os recebimentos de forma integral;
  • redução de custos: graças à automatização de notificações, você economiza tempo, dinheiro e energia, uma vez que não é mais necessário enviar correspondências e fazer ligações telefônicas para contatar clientes inadimplentes, por exemplo;
  • diminuição de falhas: com o apoio da tecnologia, os erros causados por fator humano são eliminados;
  • aumento da competitividade: estabelecimentos que oferecem maior comodidade e segurança aos consumidores aumentam a reputação de mercado.

 

 

2. As melhores formas de receber pagamentos online

Cartão de crédito

O cartão de crédito é a modalidade preferida de ambas as partes. Isso porque a comprovação do pagamento é ágil, uma vez que as operadoras são menos burocráticas. Outro fator de destaque é a enorme variedade de bandeiras, como Visa, MasterCard, American Express, HiperCard, Elo etc. É fundamental aceitar todas elas para atender mais pessoas.

Boleto bancário

O boleto é muito usado pelos clientes, especialmente para compra de itens mais baratos. Basta contratar esse serviço de uma instituição bancária, que emitirá a guia. Existem contas empresariais que oferecem esse tipo de serviço, porém, é necessário consultar as condições.

Seu principal benefício é a garantia do recebimento à vista, além de ser bastante seguro, pois o capital já entra na conta assim que é verificado.

Gateway de pagamento

Existem vários tipos de gateway de pagamento, como o Bcash, Vindi, Aceita Fácil e Moip. São aplicações muito úteis para lojas que querem se aventurar no segmento de e-commerce.

São sistemas que conferem as informações de crédito do negócio. As operações são totalmente virtuais, sendo possível comprovar diversas transações em simultâneo, com segurança e rapidez.

Paypal e Pagseguro

O Paypal é uma das opções de recebimento mais populares do mundo. É considerada a modalidade mais efetiva para vendas na internet. É bem prático e intuitivo, pois compila diversos tipos de pagamento: cartões, boletos, transferência digital, entre outros. Para usá-lo, é preciso ter uma conta, geralmente tarifada, conforme as condições de pagamento e as formas de transação.

Por sua vez, o PagSeguro — que é semelhante ao Paypal e é brasileiro — também aceita cartões e faz transferências. É possível pagar via smartphone e suas tarifas são bem acessíveis. Em algumas situações, quando se tem outros serviços contratados, a taxa de uso pode ser extinta ou é ainda mais em conta.

3. Gerenciar pagamentos e integrá-los a outras soluções

Após escolher as modalidades que se encaixam no seu negócio, integre-as ao sistema de automação da sua loja para que todas as movimentações online sejam realizadas e registradas com eficiência. Isso otimiza a conferência do fluxo de caixa e a análise financeira.

Aqui, vale destacar a possibilidade de enviar e-mail ou SMS para tranquilizar a clientela quanto à aprovação de pagamentos — serviço que pode dar mais credibilidade ao seu estabelecimento e aumentar o nível de confiança.

Após contemplar os benefícios que podem ser conseguidos ao receber pagamentos online, você certamente está tentado a buscar essas soluções para o seu comércio, não é mesmo? Portanto, não perca mais tempo e comece já a analisar as modalidades que mais se adequam às suas necessidades.

Curtiu este post? Aproveite que você chegou até aqui e complemente seus conhecimentos com essas 4 dicas para definir preços no varejo!

Diretor Comercial da Hiper