Redes sociais: 7 dicas básicas para o seu negócio

Redes sociais - Dicas básicas para o seu negócio

Redes sociais podem gerar bastante assunto. Afinal, é através delas que você divulga seus produtos, serviços e cria uma canal de conexão direta com o cliente.

E, como nós sabemos, a internet e os seus clientes estão sempre mudando. Por este motivo, esse é um assunto de extrema importância. Até porque, se você usa a rede social para contato com o seu consumidor, você precisa estar atento da rede em que o seu público-alvo está. Desta forma, a sua comunicação se torna mais eficiente e os resultados também irão agradar mais.

Neste artigo separei um passo a passo de 7 dicas básicas – e realmente úteis – para você usar ao máximo todos os recursos que as redes sociais oferecem. Acompanhe:

 

Conheça o seu público e onde ele está

Digamos que você está abrindo um negócio agora, quais produtos ou serviço irá oferecer? Quais clientes que espera atrair? Seu público é feminino, masculino ou ambos? Qual a faixa de idade? O que esse cliente gosta de fazer? Onde ele gasta o seu tempo livre? Como o seu produto/serviço ajuda ele?

Essa são apenas algumas das possibilidades de pergunta que você pode colocar no papel para traçar o perfil do seu público e ir, aos poucos, descobrindo mais informações. São esses dados que irão direcionar a sua comunicação nas redes sociais e torná-la mais assertiva. 

Se você já possui um negócio a mais tempo e está pensando em dar mais atenção às redes sociais, não deixe essas perguntas de lado. Compare as informações de público fornecidas pelo seu Facebook e/ou Instagram com o cliente que você recebe diariamente na sua loja ou com o produto que você fornece.

Inclusive, você sabia que essas redes possuem essas informações a disposição? Cheque regularmente o movimento das suas redes para ter a certeza que você está comunicando para o público correto. E fique atento, para descobrir onde estão essas pessoas, quais conteúdos elas estão consumindo online e ser mais efetivo no seu feed de publicações.

 

Planeje-se e automatize o seu trabalho

Uma boa estratégia de conteúdo nas redes sociais exige planejamento. Isso parece complicado, né? Não precisa se preocupar. É muito mais simples do que parece!

Planeje-se e automatize o seu trabalho

Quando estamos iniciando um novo negócio e temos uma equipe enxuta, muitas vezes de apenas uma pessoa, temos que otimizar o nosso trabalho ao máximo para não se perder. E, o mais importante, poder dar toda atenção ao cliente. Afinal, no fim ele é o motivo de tudo. Sem ele, não tem empresa.

Redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, permitem que você agende atualizações. Muitas vezes essa opção é fornecida dentro da plataforma e em outras é preciso utilizar ferramentas de terceiros, gratuitas ou pagas. E, acredite, essa opção facilitará muito a sua rotina.

Pense nos conteúdos que você quer trabalhar durante a semana, o mês ou um período específico. Durante esse dias, terá alguma data comemorativa que interessa ao seu cliente? Terá algum lançamento na sua loja? Você trabalhará alguma promoção? Retire um dia da sua semana para pensar nessas tarefas e agendar as publicações previamente. Pode ser todo um dia ou apenas algumas horas, ao longo do tempo você entenderá qual o melhor caminho a seguir.


Com planejamento você evita tantos imprevistos e consegue focar suas ações na gestão do seu negócio.

Diversifique o seu conteúdo nas redes sociais

Quais formatos de conteúdos, a rede social que você escolheu para trabalhar suporta? Textos, vídeos ou imagens, todas as opções podem trazer resultados para as suas ações. Se você está criando a sua fanpage agora, vá testando os formatos aos poucos e veja com qual você obtém mais engajamento.

O engajamento é a soma de curtidas, compartilhamentos e comentários. Muitas vezes, acreditamos que precisamos ter um grande número de curtidas em cada publicação. Esses números são realmente legais e dão uma boa impressão da sua marca no ambiente digital. Mas, precisamos saber se esses números estão convertendo em vendas.

Diversifique o seu conteúdo nas redes sociais

Por exemplo, se você recebeu 3 curtidas na publicação de um produto e gerou 2 vendas, é melhor do que receber 10 curtidas e fechar apenas 1 venda. Ou seja, nesse exemplo o primeiro cenário demonstra que o seu público na rede social, embora reduzido, está mais engajado e com maior possibilidade de conversão. O que essas pessoas têm em comum? Procure divulgar a sua empresa para outros consumidores com o mesmo perfil e aumente seus resultados.

Qual a melhor forma de apresentar o seu produto? Para lojas de roupa e decorações, por exemplo, é preciso investir em fotos que apresentem bem os produtos. Se você oferece um serviço que não é tão visual, foque nos benefícios que a pessoa terá ao adquiri-lo.

Nem sempre você precisa direcionar as suas publicações apenas para falar sobre o produto. Dê espaço para outras áreas do negócio e diversifique sua timeline. Compartilhe o dia a dia na loja, dê dicas relacionadas ao seu público ou apresente novas formas de utilizar um produto. Quanto mais novidades você compartilhar, maiores são as chances do seu cliente se identificar e aumentar o engajamento com a empresa.

 

Utilize os recursos disponíveis em cada rede social

As possibilidades são muitas quando falamos de redes sociais. Mas você está utilizando da maneira correta?

Cada rede social tem suas peculiaridades e é importante atentar-se ao que é original de cada rede. Utilizar as ferramentas originais de cada uma das redes, torna as publicações mais “comuns” ao usuários e ajuda a humanizar a sua marca.

Utilize os recursos disponíveis em cada rede social

Tomando o Instagram como exemplo, podemos citar a mescla de publicação feed + stories, além de utilizar as funcionalidades de perguntas e enquetes para interagir com o seu público. Alguns detalhes se aplicam a várias redes e devem ser levados com cuidado, como marcar o endereço da loja nas publicações e revisar o texto das legendas para que esteja coeso e sem erros de grafia.

 

Priorize a qualidade nas redes sociais

Uma regra é simples: você não precisa “abraçar o mundo”, principalmente se a sua equipe é pequena. 

Foque na rede social que você mais identifica com o seu público e trabalhe nela com qualidade. Com o marketing digital, a qualidade e a frequência são essenciais para colher bons resultados.

Planeje suas publicações e separe alguns minutos por dia para checar os comentários e mensagens. Você não precisa ficar de olho todo o tempo, mas tem que cuidar para não esquecer totalmente. Crie uma rotina de verificação para conferir as principais dúvidas que surgem e auxiliar os seus possíveis clientes.

 

Priorize a qualidade nas redes sociais

 

Se você trabalha com itens bastante visuais, dê uma maior atenção as fotos e vídeos que serão publicados. Certifique-se que elas terão uma boa qualidade a apresentaram o produto da melhor forma, mostrando as cores e detalhes com precisão.

 

Avalie seus concorrentes

Estar atento ao que os seus concorrentes estão fazendo, não significa copiar as publicações da loja do seu vizinho. Mas sim, avaliar as formas de comunicação utilizadas e quais podem ser aplicadas ao seu negócio.

Essa análise já é muito comum no desenvolvimento de produtos e aprimoramento de serviços, ampliá-la para a comunicação trará ainda mais insights para o seu negócio.

 

Monitore os resultados

Como saber se tudo está dando certo? Meça os resultados. Sempre!

Desta forma você consegue ver quais os tipos de conteúdo atraem mais o seu público, quais os melhores horários para publicação e quais itens estão engajando melhor o seu público.

Redes sociais como Instagram e Facebook oferecem todos esses dados gratuitamente, para você acompanhar as ações. 

 

Essas são as minhas sete dicas para você garantir a presença online da sua empresa e utilizar ao máximo as redes sociais. Continue acompanhando o Blog da Hiper para mais artigos sobre marketing, vendas e gestão de lojas!

 

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