Como mensurar os resultados da Black Friday?

Depois de passar uma data importante como a Black Friday, é importante que sua empresa realize um report geral da data, medindo todos os resultados da Black Friday, sejam eles quantitativos ou qualitativos.

Depois da correria e do volume de vendas que a Black Friday proporciona, chegou a hora de mensurar os resultados obtidos com a data. Porém, engana-se quem pensa que basta verificar qual foi o valor do faturamento de vendas.

Para saber a efetividade de todo o esforço e ações colocadas em prática, é necessário mapear diversos pontos. E é sobre esses pontos e a melhor forma de medir os resultados que falaremos aqui. Vem com a gente!

Veja se o faturamento foi alcançado

Este é o primeiro passo, verificar se a meta total de faturamento esperada para a data foi atingida. Essa meta está diretamente ligada ao volume de vendas e o quão impactante a ação de Black Friday da sua loja foi para os clientes.

Se você montou um bom planejamento para a Black Friday, com certeza ao longo da ação já tinha uma boa visão se o caminho estava sendo positivo ou não em relação a bater a meta de faturamento.

Uma boa forma de centralizar os resultados da Black Friday é criando um dashboard de acompanhamento com um comparativo por data e hora. Dessa forma você consegue ter uma noção de qual foi o melhor período de vendas e qual foi o pior. Esse é um valioso histórico para as ações dos próximos anos.

Ouça feedbacks de clientes

Feedback dos clientes - Black Friday

Muitas marcas acabam esquecendo que parte da validação de resultados da Black Friday deve passar pelos clientes e acabam focando apenas no valor do faturamento. Aquelas marcas que separam um tempo para coletar um breve feedback sobre como foi a experiência dos visitantes e compradores com a sua marca durante a data, possuem uma grande vantagem de não cometer possíveis erros novamente.

Ter as avaliações dos clientes em mãos, é indispensável para que você possa sempre planejar ações que sejam mais atrativas e consequentemente que tenham um potencial de vendas no futuro.

Além disso, com a coleta desses feedbacks, você pode aproveitar e utilizá-los nas próximas ações e Black Friday. Utilizando o depoimentos de alguns clientes selecionados como gatilho de prova social para demonstrar como sua Black Friday é confiável e traz uma boa experiência de compra.

Olhe os indicadores do período

Se você está fazendo a sua Black Friday também através do e-commerce, diversos outros indicadores além do faturamento devem ser levados em conta. São eles:

  • Volume de visitas: esteja atento a quantidade de pessoas que estão acessando o seu site no período, e se existe algum padrão ou pico de acessos em determinados horários;
  • Tempo no site: muito alinhado com o volume de visitas, é importante que você entenda se está impactando e trazendo as pessoas certas para a sua loja, uma das formas de mensurar isso é através da mensuração do tempo de permanência do usuário em seu site, quanto maior for o tempo dos usuários no site, mais interessados e maior a chance de realizarem uma compra;
  • Origem do visitante: verifique quais são as origens de seus visitantes, se você investe em anúncios pagos, e-mail marketing, busque sempre validar e separar todas as fontes de tráfego e entender qual delas está dando o melhor resultado, seja em visitantes ou vendas;
  • Taxa de Conversão: essa é uma boa forma de entender se suas ações estão sendo efetivas em questão de vendas. Afinal de nada adianta levar diversos visitantes para a sua loja online. Se esses visitantes não forem um público assertivo e que esteja disposto a comprar. Mas essa métrica deve ser analisada com cuidado. Pois é natural que com um valor maior de visitantes, sua taxa de conversão, naturalmente pode haver uma queda; 
  • Número de carrinhos abandonados: poucos lojistas dão atenção para esse indicador, mas em momentos como a Black Friday é comum que ocorra a explosão de clientes que adicionam diversos produtos no carrinho em diversos sites e depois vão filtrando as ofertas para as mais convenientes. Entender o número de carrinhos abandonados e quais foram os principais produtos adicionados. Isso te ajudará a entender se sua promoção foi realmente efetiva e se os produtos ofertados foram ou não atrativos.

 

Modelo de Política de Troca

 

Prepare-se para as vendas de Natal

Engana-se quem pensa que com o fim da Black Friday, o volume de vendas de fim de ano acabou. É importante que você esteja preparado para manter as promoções e garantir o faturamento do fim do ano nas próxima ações. Aproveite o que a Black Friday trouxe de bom e prepare-se para seguir com novas ações até o próximo ano. 

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