Saiba como lidar com a logística no varejo

logistica no varejo

O varejo é um importante setor para a economia nacional, representando cerca de 11,5% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2015, segundo o SEBRAE. Os dados de logística no varejo também demonstram grandes números para as empresas brasileiras. Em média, 8,7% da receita líquida das organizações é investida nesta área.

É graças a uma logística acertada que o consumidor final pode encontrar nas prateleiras os produtos que deseja, no momento, quantidade e local certo. Portanto, o setor representa uma ligação direta com o faturamento do negócio e, por isso, merece a devida atenção e importância nas empresas.

Veja abaixo o que você precisa saber para lidar com a logística no varejo.

 

Transporte

Uma das três grandes atividades primárias da logística é a área dos transportes, que realiza a locomoção dos materiais até o ponto de entrega. Essa seção é responsável pela seleção do meio de transporte de acordo com as características das cargas e também leva em conta custos, concorrência, malha viária e seguro de carga.

Para uma gestão de transporte eficiente, você deve planejar e roteirizar os trajetos de sua frota, considerando o trânsito, experiência do motorista e tempo de deslocamento.

Dica extra: Mantenha um bom relacionamento com seus fornecedores. Muitos deles conseguem realizar entregas de materiais em prazos de 24 horas, o que pode diminuir bastante os custos do seu negócio.

 

Estoque de mercadorias

É comum que os estoques representem um dos valores mais elevados nas contas das empresas. Em função do alto investimento, é importante que você controle o entusiasmo quando for fazer compras para suprir as necessidades do seu varejo.

O ideal é que você consiga manter um estoque mínimo, para que reponha só o que realmente precisa e não fique com produtos antigos e fora de uso. Lembre-se de manter uma boa organização e limpeza do espaço que usa para a estocagem.

Dica extra: muitas redes de pequenas empresas utilizam espaços em comum para o estoque, como centros de distribuição. Avalie a aplicação dessa possibilidade ao seu negócio caso não possua espaço suficiente.

 

Sistemas de armazenagem

Os sistemas de armazenagem proporcionam à empresa menores custos logísticos, principalmente nos gastos relacionados com o transporte. Esses sistemas são conjuntos de equipamentos que servem para organizar de forma adequada os produtos de um varejo.

A armazenagem está conectada ao deslocamento físico, empilhamento, condições de estocagem e espaço físico que você utiliza para montar o seu estoque.

 

Tecnologia específica

Um software de gestão pode facilitar muito o dia a dia dos encarregados da empresa, principalmente se você também é responsável por diversas outras atividades do negócio.

Você pode contar com auxílio de um sistema de uso simplificado e voltado para pequenos e médios varejos, que cuida desde os registros de venda até o controle de estoque. Esse software também resolve o sistema burocrático da empresa, realiza atualizações de acordo com as questões fiscais e cadastra fornecedores, entradas, saídas e rotatividade de produtos.

 

A logística no varejo, quando realizada de forma eficiente, além de contribuir para um maior faturamento da empresa, também colabora para a otimização do espaço físico da loja, precisão de estoques e redução de produtos obsoletos e de custos operacionais. A realização de uma boa logística requer a compreensão dos pontos de atenção por parte dos donos de lojas que auxiliam o aperfeiçoamento do segmento.

Como você controla a logística do seu varejo? Tem alguma dica para compartilhar com a gente? Deixe seu comentário abaixo!

 

Solicite uma demonstração

Conheça o Hiper, um sistema para gestão, vendas e controle de estoque que facilitará o dia a dia do seu negócio. Preencha os seus dados no formulário abaixo e solicite uma demonstração grátis.

Sistema para gestão de lojas