3 motivos para você segmentar sua loja

Quem é dono de comércio sabe das dificuldades e dos desafios diários que esse setor precisa vencer. Para ter sucesso, é imperativo muito trabalho e dedicação para conseguir estar sempre à frente de seus concorrentes.

Uma estratégia que apresenta ótimos resultados é a segmentação de sua loja. Você já faz isso? Se você não acredita nessa solução, veja esses três motivos para segmentar sua loja!

1. Loja de nicho é um diferencial

É fácil encontrarmos lojas on-line e lojas físicas que vendem quase todos os tipos de produtos, desde roupas, sapatos, utensílios domésticos e até mesmo alimentos. Concorrer com esses negócios acaba sendo um desafio imenso, mas existe uma forma de conquistar o público: ser uma loja voltada para um nicho específico.

Grandes e-commerces e lojas físicas possuem uma variedade de produtos tão grande, que sentem dificuldades em ter marcas e produtos diferenciados. Por exemplo, é muito fácil que se encontrem panelas para adquirir em diversas lojas; contudo, uma loja que vender somente panelas certamente terá modelos exclusivos e até melhores do que em lojas que não sejam especializadas ou tratam de vários segmentos simultaneamente.

Seguir apenas um segmento de produto pode abrir portas para fidelizar o consumidor. É fácil encontrar o diferencial, já que com apenas um tipo de produto existem diversas possibilidades de trabalhar tanto o marketing quanto o ponto de venda. Sem contar outras vantagens, como o custo baixo de marketing e se tornar uma loja referência de determinado produto.

2. Público-alvo específico

Ter uma loja segmentada significa dizer que existe um público-alvo específico, o que facilita (e muito) o contato com sua audiência. É possível, ainda, encontrar as melhores formas de atingir essas pessoas. Afinal, em geral elas possuem gostos, demandas e perfis semelhantes.

As lojas que trazem uma variedade de produtos precisam atingir diversas pessoas de perfis diferentes. Se a sua loja é segmentada, o desafio de atingir e conquistar seu público será mais simplificado. Uma loja que vende apenas sapatos sociais masculinos, por exemplo, possui um público bem segmentado e mais fácil de identificar.

Quanto mais o público é específico, menor será o investimento para atrair um novo cliente para sua loja. Os esforços para fidelizá-lo também serão de baixo investimento. Por exemplo, ao patrocinar a sua loja nas redes sociais, você poderá segmentar o pessoal exato para o seu produto.

3. Autoridade no assunto

Segmentar a sua loja é ter autoridade no assunto. Para seus clientes, uma loja especializada em determinado tipo de produto é sinal de produtos e atendimento de qualidade.

Lojas de departamento, on-line ou física, possuem dificuldades em compreender cada um de seus produtos e suas funcionalidades, o que se torna um ponto negativo. Quando se opta por ter uma loja de nicho, ou segmentada, toda a equipe sabe todas as funcionalidades e características de seus produtos. Dessa forma, o cliente não apenas comprará um produto, mas uma solução para os seus problemas, o que será o passo inicial para fidelizá-lo.

Investir em segmentar sua loja é trabalhar para ter maiores resultados. Vale ressaltar que alguns itens são de extrema importância para o seu sucesso, como o marketing bem trabalhado para o estabelecimento, o controle de caixa, a logística e todo o planejamento de sua loja.

Uma estratégia que poderá auxiliar a melhorar suas vendas é o visual merchandising. Para entender como ele funciona e como aplicá-lo, clique aqui.

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Diretor Comercial da Hiper