Como escolher o sistema de gestão online ideal para sua loja

Como escolher o sistema de gestão online ideal para sua loja

Há muitos sistemas de gestão online no mercado, com diferentes funcionalidades e objetivos. Veja os benefícios de ter um sistema online no seu negócio.

Se você já possui uma loja física ou online há algum tempo, já deve ter percebido que não é nada viável fazer uma gestão eficiente da sua loja de maneira manual certo? É nessa hora que um bom sistema de gestão pode ser a diferença entre otimizar os processos internos.

Afinal, uma grande quantidade de dados e processos são gerados diariamente, e sem a integração de setores e processos em um único lugar fica bem mais difícil tomar as decisões assertivas. Mas você pode estar se perguntando, como escolher o sistema de gestão mais adequado para minha empresa? Que critérios devem ser levados em consideração para evitar o investimento em um sistema inadequado?

Existe uma infinidade de sistemas de gestão online no mercado, com diferentes funcionalidades e objetivos. Nesse post vamos ajudá-lo a identificar as funcionalidades que pode ser mais adequadas para o seu tipo de negócio e ajudá-lo a encontrar o sistema capaz de atender às suas necessidades.

Qual o melhor sistema de gestão para minha loja?

Um sistema de gestão tradicional pode não trazer as funcionalidades específicas para o seu negócio. Um escritório de contabilidade, por exemplo, precisa de um sistema que seja capaz de acompanhar e se adaptar às frequentes mudanças na legislação tributária. Já uma loja de varejo terá como prioridade um sistema que seja acessível em questão de custo, e que lhe ajude a impulsionar suas vendas. Isso é possível se o lojista escolher um software especializado em varejo, que é capaz de integrar as operações de frente de loja que permita registrar as vendas, os recebimentos, e devoluções.

Procure envolver no processo de escolha, além dos gestores, os funcionários que de fato farão uso do sistema no dia-a-dia. É indispensável que eles estejam por dentro de todas as funcionalidades, para extrair todo o potencial do sistema de gestão escolhido. Dessa forma, com os funcionários conhecendo a fundo todos os processos e serão capazes de apontar as necessidades e maiores dores do dia a dia que precisam ser atendidas pelo sistema escolhido.

Para fazer a melhor escolha, fique atento aos critérios a seguir:

Aderência

Um ponto importante é mapear se o sistema de gestão será capaz de trazer benefícios reais para sua loja, por exemplo: redução de custos, diminuição de tempo de operações básicas, redução de re-trabalho em esfera operacional e de gestão.

Entender se o sistema será capaz de melhorar a fluidez do atendimento ao cliente também é um ponto extremamente relevante para avaliar durante e escolha de um sistema. Além disso, verifique se o fabricante possui a capacidade de desenvolver particularidades específicas para o seu negócio, e também o quão flexível é o sistema para atender às especificidades de sua empresa.

Para facilitar, antes de ir em busca de um software, faça uma lista já pronta de funcionalidades que sua empresa não pode ficar sem. Certifique-se que o sistema escolhido atenda todos ou pelo menos a maioria dos itens listados e se possível. Valide quanto à existência e eficiência dos recursos de integração e comunicação com clientes e fornecedores.

 

Política de troca e devolução

 

Confiabilidade

Outro ponto muito relevante é entender se a empresa e o software escolhidos para fazerem a gestão do seu negócio é confiável e possui uma boa reputação com outros clientes que utilizam ou já utilizaram o mesmo sistema. Uma boa forma de verificar isso é buscar depoimentos no site da empresa, nas redes sociais e também no Reclame Aqui.

Afinal, ao contratar um sistema informações confidenciais e estratégias da sua loja estarão sendo armazenadas e manipuladas no sistema de gestão escolhido. Além disso, a empresa responsável pelo fornecimento e manutenção do sistema terá acesso a essas informações e aos seus objetivos empresariais.

Por isso, a confiança (tanto no sistema quanto no fornecedor) é essencial nesse processo. Pesquise o histórico da empresa, fale com outros clientes e procure saber como ela lidou com problemas anteriores.

Segurança

Recursos como criptografia e cópias de segurança são importantes para garantir a segurança e o sigilo de suas informações. Verifique se a linguagem utilizada para desenvolver o software é conhecida e bem aceita. Se ele oferece condições de rastreabilidade que permitam identificar qual usuário executou cada transação. Esteja atento e se possível converse com o vendedor sobre questões de segurança durante a negociação para verificar sobre a credibilidade do sistema quanto a dados e sigilo de informações.

Agora que você já sabe o que levar em conta na hora de escolher o sistema de gestão online ideal para a sua loja. Comece já a fazer essa escolha!  Só não se esqueça de treinar a sua equipe para que ela faça um uso eficiente de todos os recursos da ferramenta.

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