5 técnicas de convencimento para aplicar no atendimento ao cliente

Uma boa comunicação é fator determinante para o sucesso de um empreendimento. É preciso que todos os profissionais da empresa saibam como transmitir adequadamente uma mensagem para que o consumidor sinta a confiança necessária para fechar um negócio. E para alcançar bons resultados nesta missão, existem algumas técnicas de convencimento para serem aplicadas no atendimento ao cliente. Ao emprega-las, você estará indo além da educação e cordialidade, que não são consideradas diferenciais, mas sim obrigações de qualquer empresa que almeja a perenidade de seu empreendimento. Então, pronto para conhecê-las? Saiba agora quais são as 5 principais ações que devem ser aplicadas imediatamente na sua organização!

 

Compreenda o que o cliente deseja antes de iniciar a abordagem

A equipe de atendimento ao cliente precisa conhecer a fundo quais são as motivações que levam os consumidores a procurar o empreendimento no qual atuam. De posse destas informações, que poderão ser investigadas com perguntas, com análises sobre as principais tendências de mercado e até mesmo com empatia, que é quando o profissional se coloca no lugar do comprador, será possível desenvolver uma abordagem mais assertiva e ágil. E este comportamento é fundamental para convencer o consumidor.

 

 

Evite expressões e termos técnicos

Comunicação é entendimento. Se você acha que utilizar muitos termos técnicos para explicar um produto ou serviço fará com que o cliente se sinta convencido a adquiri-lo, você está enganado. Se tais expressões não forem do conhecimento do possível consumidor, ele não entenderá o que você quer dizer, o que dificultará consideravelmente a aceitação de que aquilo que é oferecido é realmente o que ele procura. Tente averiguar primeiro quais são os conhecimentos que o cliente já possuí e a partir desta percepção, explique os benefícios do item que ele deseja por meio de uma linguagem universal, isto é, de fácil compreensão a todos.

 

Tenha agilidade no atendimento ao cliente

Rapidez no atendimento ao cliente não pode ser sinônimo de descaso. Há diversos perfis de consumidores no mercado e um deles exigirá que você seja direto e assertivo na hora de convencê-lo sobre algo. Então, sempre que você vir que alguém está com pressa, que precisa solucionar rapidamente a necessidade de adquirir um produto ou serviço, não perca tempo divagando demais. Atenda com atenção e agilidade.

 

Fale sempre a verdade

É melhor perder uma venda pelo fato de um produto não ter as funções necessárias para atender a expectativa do cliente, do que mentir dizendo que ele ficará plenamente satisfeito com a aquisição do item, sabendo que isso não vai acontecer. Não dizer a verdade pode até ajudar a fechar um negócio, mas os problemas que surgirão por causa deste comportamento não valem o engano. Construa uma relação de confiança e venda sempre; minta, e não venda nunca mais!

 

Ofereça total atenção durante o atendimento ao cliente

Alguns atendentes têm o péssimo hábito de não dar a devida atenção a um consumidor, por pré-julgamentos, pela vontade de fechar várias vendas ao mesmo tempo ou por pura negligência. Comportamentos como estes não interferem apenas nas vendas a curto prazo, mas impactam também de maneira negativa nos resultados a longo prazo. Para conseguir persuadir um cliente, é preciso dedicação. E não se consegue isso sem ser atencioso.

Gostou de conhecer nossas técnicas de convencimento para serem aplicadas no atendimento ao cliente? Você já emprega alguma delas em sua organização? Deixe um comentário e conte sua experiência para a gente!

 

Teste o Hiper grátis!

Conheça um sistema para gestão e vendas que facilitará o dia a dia do seu negócio. Preencha os seus dados no formulário abaixo e solicite um teste grátis.

Experimente grátis