Marketing no varejo: 5 tendências para você ficar de olho

Acompanhar as tendências do mercado é essencial para o varejista. Quem possui um negócio na área e deseja ampliar as vendas deve estar atento às novidades e desejos do consumidor.

Por isso, no post de hoje, reunimos 5 tendências importantes para você que deseja crescer no mercado e atrair mais clientes, além de melhorar o faturamento da sua empresa. Confira!

 

1. Marketing no varejo e Experiência 5.0

Trata-se da integração entre o estabelecimento e o consumidor. É uma experiência que começa bem antes de o consumidor chegar à loja. Nesse cenário, pensar como a tecnologia pode contribuir para melhorar a experiência e jornada do consumidor é um fator relevante.

Isso significa pensar em novas formas de comunicar-se com o consumidor, na decoração do ambiente e nas formas de pagamentos que facilitam a vida dos seus clientes. Tudo isso faz parte de um conjunto de medidas que estimula a fidelização do seu negócio.

 

2. Aplicativos

Uma tendência comum para o marketing no varejo são os aplicativos. No Brasil, mais de 58% da população tem acesso à internet e, desse total, 89% utilizam aparelhos celulares para navegar.

E os apps são uma ferramenta importante para o relacionamento com o usuário e a promoção de produtos e serviços por meio desses canais é uma realidade incontestável. Botões como “compre agora” nas redes sociais, marketing de conteúdo e impulsionamento são algumas das opções que os lojistas possuem para divulgar e vender mais.

 

 

3. Realidade virtual

Revolucionar a experiência de compra dos clientes é tudo que qualquer empreendedor quer. A realidade virtual é uma das formas que o marketing no varejo tem adotado para cumprir esse papel.

Um exemplo: a ShelfZone apresentou uma solução de realidade virtual para supermercados que ajuda o consumidor a ter uma experiência completa, da escolha do produto à comparação de ingredientes e formas de pagamento.

 

4. Tecnologia Wearables

A tecnologia móvel tem surpreendido consumidores, lojistas e profissionais de marketing no varejo. Mesmo distante da realidade virtual, os dispositivos wearables (tecnologia para vestir) já são uma realidade em diversos segmentos de mercado como saúde, fitness e esporte.

O que se vê são oportunidades de crescimento e expansão em diversos mercados, melhoria no controle e permissões de acesso, além de infinitas opções para a gestão no varejo.

 

5. Software de gestão

Uma das vantagens da utilização de um software de gestão é a otimização. Dentro desse panorama, otimizar significa economizar tempo e diminuir custos e recursos (como equipe e estoque). Ter um sistema que auxilie no gerenciamento da loja é fundamental para facilitar a segurança das informações, relatórios e procedimentos operacionais do dia a dia.

Além disso, os softwares de gestão no varejo ajudam o lojista a melhorar o controle de prazos da empresa, estruturar os processos internos e a melhorar a experiência do consumidor com a sua marca.

É necessário ficar atento às mudanças no mercado e como ações de marketing no varejo podem influenciar a vida dos consumidores, criar tendências e melhorar a experiência dos clientes.

Quer saber mais sobre marketing no varejo e como melhorar as experiências de seus clientes? Então confira o que não pode faltar em um gerente de loja de varejo para aprimorar a qualidade do atendimento!

 

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