Um bom fluxo de caixa pode fazer a sua empresa crescer!

Quando falamos em micro e pequenas empresas logo associamos a negócios familiares ou estão no começo. Porém, independentemente disso, a importância de ter um financeiro organizado e planejado é indispensável. 

Portanto, é necessário realizar alguns fluxos para manter o controle de caixa e crescimento da sua loja. Para isso é primordial fazer a gestão de fluxo de caixa completo, então iremos esclarecer as principais dúvidas e dar dicas especiais para você colocar em prática na sua empresa. Confira! 

Vamos lá! Você sabe o que é fluxo de caixa?

Primeiramente, precisamos entender o que é, não é mesmo? Em poucas palavras, o fluxo de caixa é um instrumento para acompanhar a situação financeira da empresa. 

Para você desenvolver um fluxo de caixa do seu negócio, basta criar um relatório com informações sobre toda movimentação de dinheiro que entra e sai em um determinado tempo. Não se preocupe, vamos te explicar melhor como fazer isso! 

Qual é a sua importância e como fazer?

Como mencionado, fazer um fluxo de caixa e manter ele atualizado de maneira eficiente é muito importante e faz toda diferença na hora de analisar as forças e fraquezas do seu negócio! Ter uma visão 360º e clara dos números da sua empresa deixa mais fácil para compreender onde e o que é preciso melhorar ou até mesmo mudar. 

Então preparamos um passo a passo para te ajudar neste momento. Prepare o papel e a caneta para anotar tudo! Boa leitura. 

Faça um controle do dinheiro que entra e sai

Parece óbvio, mas muitas vezes os empreendedores esquecem de anotar esses dados e esse é o primeiro passo para começar o seu orçamento do fluxo de caixa. Sugerimos que você comece pelas contas a pagar e despesas fixas, como: aluguel, salários dos funcionários/pró labore e internet. Depois foque nas  despesas variáveis, como: energia, água e materiais e também nas contas a receber. 

Não importa o valor, o importante é anotar todos os dias qualquer tipo de movimentação. Além disso, o ideal é separar estes gastos por categorias, como marketing (divulgação), materiais de escritório e ações comerciais. 

Especifique quais são os pagamentos parcelados, tanto a pagar quanto a receber. Isso te dará uma visão a longo prazo. 

Com esses primeiros hábitos, já é possível notar aqueles gastos que podem ser cortados ou negociáveis.

Se planeje a curto e longo prazo

Faça um planejamento financeiro mensal e anual. Com essa estipulação de verba, você pode comparar os gastos previstos com os gastos que realmente tiveram naquele mês ou ano. E com isso, é possível se prevenir para futuras emergências. 

Analise todas as informações do fluxo de caixa 

Não basta você apenas anotar todas as informações e realizar todos os planejamentos financeiros do seu negócio para os próximos meses e ano. É necessário fazer uma análise diária ou semanal destes dados. 

O que mais importa é o saldo da empresa, seja ele positivo ou negativo. Mas se estiver com  saldo negativo, é preciso analisar o motivo e ajustar os gastos, ou até mesmo solicitar um parcelamento das contas a pagar. 

Faça o gerenciamento do seu estoque 

Provavelmente você já escutou que estoque parado é perda de dinheiro e é exatamente isso! Analise todo o seu estoque de produtos, entendendo quais geram mais lucro e quais menos saem. 

O melhor é diminuir a variedade de produtos e investir nos que geram uma alta demanda. Outro ponto é sempre se atentar aos períodos de alta de vendas para não faltar produtos nou estoque. Ou mesmo o extremo oposto, correndo o risco de fazer uma compra maior que o fluxo de vendas previsto. Para isso, você pode fazer o cálculo da curva abc. 

Tenha um relacionamento com seus clientes e fornecedores

Eles são os seus parceiros de negócio. Construir uma relação boa e forte com os seus clientes é sinônimo de fidelização e isso quer dizer venda garantida.  

Já com os fornecedores, é a abertura para ter negociações melhores, descontos e prazos mais vantajosos. 

E esses relacionamentos mostram que você valoriza quem é seu parceiro e faz a engrenagem rodar! 

Dica extra: Estude sobre técnicas de abordagem para construir esse relacionamento! 

Dar desconto para fechar mais vendas não é a solução!

Ao conceder descontos sem um motivo específico, como uma campanha de vendas, ao invés de ganhar um cliente você pode acabar diminuindo a margem de lucro, perdendo dinheiro. Além disso, este cliente acabará sempre querendo descontos, podendo ocasionar possibilidades de ficar no vermelho no final do mês. Sem falar que nessa operação o vendedor acaba ficando preso a essa venda e não consegue atender os demais clientes.

Agora que você já sabe como fazer esse fluxo de caixa, como conseguir dar conta de tudo sem deixar passar nenhum detalhe?

Invista em um sistema de gestão 

Cerca de 30% dos MEIs fecham antes de completarem 5 anos ativos no Brasil e você sabe qual o motivo? Sim, pela má gestão financeira do negócio. Os dados mostram que 10% dos MEIs não possuem conta bancária, o que quer dizer que o empreendedor não está fazendo a separação do dinheiro particular com o da empresa. 

Agora que você já sabe tudo sobre fluxo de caixa, os próximos passos para ajudar a sua empresa a voltar a crescer ficarão cada vez mais claros, e tomar decisões não parecerá uma responsabilidade tão angustiante. Para ajudar ainda mais nesta tarefa, nossa dica final é: invista em um sistema de gestão de qualidade. 

O sistema Hiper pode ser o seu melhor amigo neste momento, evitando o esquecimento de onde anotou as informações ou compilando todos os dados para analisar a situação financeira da empresa. Afinal, são muitas tarefas que demandam muito do seu tempo. Mas podemos te ajudar nisso!

E a melhor parte está por vir: O Hiper não faz apenas a gestão do fluxo de caixa, como também realiza o cadastro de itens, fornecedores, informações contábeis e muito mais. 

Separamos para você um kit de planilhas perfeito para a gestão do seu negócio, assim todos os processos ficam cada vez mais simples. 

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