10 passos para gerar oportunidades de venda de software para o varejo

Venda de software para varejo

São mais de 3 milhões de micro e pequenas empresas que atuam no varejo para os segmentos atendidos pela Hiper. Isso mostra o quanto é amplo esse mercado e que ainda tem muito a crescer.

Como é cada vez mais comum a compra de um produto ou contratação de um serviço pela internet, se sua empresa trabalha com a revenda de software de gestão para o varejo, torna-se fundamental um bom posicionamento digital (online) para ser encontrando assim que um busca for realizada por um potencial cliente.

Depender da venda porta a porta já não é a melhor opção, pois você precisa dedicar tempo e tem custos mais elevados com deslocamento, vendedores, etc. Por esse motivo, muitas empresas estão se adaptando para realizar a venda pela internet, utilizando os recursos do marketing digital. 

Neste artigo, vou apresentar na prática 10 passos que você pode adotar para garantir um bom posicionamento digital e ser encontrado pelo público potencial que busca um software de gestão para seu negócio.

 

1. Crie um site! Se já possui, otimize para melhor conversão

Se sua empresa ainda não possui um site, lamento dizer, mas ela ainda não existe para muitas pessoas. A criação de um site tornou-se indispensável para qual empresa.

Há muitas alternativas para sair do zero com baixo investimento e ter o seu primeiro site. Plataformas como Wix, UOL e WordPress, oferecem soluções a baixo custo e domínio grátis. 

Além de construir o seu site e comprar um domínio, será necessário pagar uma hospedagem (há várias empresas que oferecem: Go Daddy, Hostigator, etc), para que o site fique disponível, ou seja, online para ser acessado.

Lembre-se que o site deve ser amigável, de fácil navegação e que responda ao interesse dos seus potenciais clientes. Sempre pense no que as pessoas gostariam de encontrar ao acessar seu site, como: informações sobre os produtos e serviços oferecidos, sobre a empresa, depoimentos que validem a qualidade de seus serviços e um formulário para contato. Procure ser objetivo e construa um caminho lógico para que o interessado possa encontrar o que procura e fazer uma solicitação com facilidade.

Há ainda inúmeros recursos que podem facilitar a conversão (que é o maior objetivo): uso de pop-ups, chats e até mesmo uma integração com seu atendimento pelo WhatsApp.

Reparem que o site da Hiper, já em sua primeira dobra apresenta uma informação direta sobre o software que oferece, com a opção de experimentar grátis:

 

 

No canto inferior há uma opção de chat do tawk.to para que a convesa com o time de vendas seja direta:

 

Chat - Hiper

 

Caso esteja de saída, ativamos um pop-up, permitindo que o interessado solicite um contato nosso:

 

 

Pop up de saída - Hiper

2. Ative suas redes sociais

Embora as redes sociais (Facebook, Instagram, etc) já não ofereçam um alcance orgânico tão significativo, qualquer potencial cliente antes de realizar uma compra irá conferir como sua empresa está posicionada.

É comum observar o que você posta, qual é a frequência, se você tem avaliações, se possui comentários e há interação do público.

Caso você não esteja com suas redes ativas, recomendo a olhar com mais atenção. Redes sociais não gerenciadas, sem postagens por longos períodos e pior, com reclamações não respondidas podem ser um grande vilão para seu negócio.

As recomendações são:

– Mantenha suas redes ativas com perfis de empresa, principalmente o Facebook e o Instagram;

– Realize postagens com regularidade, indicando que sua empresa está ativa;

– Responda rapidamente às mensagens recebidas, pois irá falar muito sobre o seu atendimento;

– Procure gerar engajamento das pessoas, não somente com a venda de um produto ou serviço, mas com dicas úteis.

Na Hiper, mantemos um calendário de publicações regulares semanalmente. Procuramos também responder o mais rápido possível aos questionamentos e dúvidas, sejam positivas ou negativas.

3. Tenha um WhatsApp Business

Ter o WhatsApp Business transmitirá mais confiança para seu público e será essencial para seu processo de vendas.

Há inúmeros benefícios para seu negócio, dentre eles: 

– Mais segurança por ser um negócio certificado;

– Acesso às métricas que podem ajudar na tomada de decisão e esforços em ações de marketing;

– Segurança e permissão para utilizar a plataforma em comunicações comerciais;

– Melhor organização de seus contatos.

4. Crie um perfil no Google Meu Negócio

É algo bem simples, mas algumas empresas não se dão conta disso. Toda busca local no Google (maior buscador, responsável por mais de 95% das buscas na internet) apresenta resultados de empresas localizadas nas proximidades. 

Ter o Google Meu Negócio ativo é fundamental para ser encontrado nessas buscas orgânicas.

Você não paga nada para realizar o seu cadastro e pode inserir informações como: endereço, descrição, horário de funcionamento, fotos,  telefone de contato, etc. Pode ainda receber perguntas e reviews.

Veja o que aparece na busca pela Hiper:

 

Google meu negócio - Hiper

 

Para realizar seu cadastro basta acessar: https://www.google.com/intl/pt-BR_br/business/ e seguir o guia com os primeiros passos.

 

5. Peça reviews e responda aos comentários nas redes

Obter avaliações é super importante para dar credibilidade social. São pessoas falando sobre o seu negócio e não você mesmo. 

Qual opinião tem mais relevância na hora de fechar um negócio?

É claro que é a de um terceiro, já que não há qualquer relação de interesse.

Por isso, sempre que tiver um cliente promotor do seu negócio, peça para avaliar sua empresa e desta forma, torne a reputação mais positiva.

Em pesquisa realizada pela Bright Local, 74% das pessoas sentem mais confiança nas empresas locais após a leitura de avaliações positivas e há uma tendência maior a contratar empresas que apresentam mais de 4 estrelas nas redes sociais e no Google Meu Negócio, por exemplo.

 

6. Invista em mídia paga para obter resultados em curto prazo

Quando falamos de retorno em curto prazo e você ainda não tem uma forte presença digital, o melhor caminho é investir em mídia paga.

Se considerarmos a venda de software de gestão, o Google apresenta mais de 230.000 buscas mensais para as principais palavras chave relacionadas e usadas por nós.

Para esse tipo de demanda, o Google Ads é a melhor opção, já que irá alcançar potenciais clientes em fundo de funil (em momento de decisão de compra). O investimento é baseado em custo por clique (CPC), ou seja, você paga por cada vez que uma pessoa clicar em seu anúncio.

Neste caso, é importante ter uma landing page (página direcionada para conversão) com um formulário para que o interessado encontre exatamente as informações que estava procurando no momento que clicou em seu anúncio e possa realizar a conversão fornecendo seus dados.

Veja um dos modelos de landing page utilizado pela Hiper:

 

Landing Page - Hiper

Agora, se você quiser gerar leads (contatos de potenciais clientes), que talvez não estejam no momento de compra, mas podem ser trabalhados, sugiro o uso do Facebook e Instagram Ads. A vantagem de apostar nesse tipo de mídia é que você terá um custo menor, no entanto, terá que trabalhar a nutrição deles até o momento de decisão de compra.

 

7. Realize co-marketing com parceiros estratégicos

O co-marketing é uma parceria com outra empresa que tenha como foco atingir o mesmo público que o seu. Existem inúmeras formas de fazer isso, como webinars, materiais ricos, etc.

Você pode, por exemplo, fechar uma parceria com um consultor financeiro local que apoia pequenas empresas na organização do fluxo de caixa e oferecer um material em parceira.

Aqui na Hiper, fizemos recentemente uma parceria com o Sebrae SC e colhermos bons frutos com a geração de muitos leads que serão trabalhados para uma abordagem de venda no momento ideal. Confira como ficou esse material em: hiper.com.br/webserie.

 

8. Participe e realize eventos para seu público

Participar de eventos ou até mesmo realizar um pode ser uma excelente alternativa para captar contatos.

Você pode buscar por contadores locais e promover um evento para esclarecimento de dúvidas de micro e pequenos empresários. No evento, além de se posicionar como uma empresa que se preocupa com o fortalecimento das empresas locais, você poderá apresentar suas soluções como uma alternativa para problemas frequentes no dia a dia dessas empresas.

 

9. Produza conteúdo e alcance posicionamento orgânico

Se você já está num nível mais avançado, a produção de conteúdo pode ser um forte aliado para gerar tráfego orgânico e não ficar tão dependente de investimento em mídia paga.

Na Hiper, mantemos um blog ativo com conteúdos publicados regularmente. Esses conteúdos dão suporte a diversas dificuldades de nossos potenciais clientes. Conteúdos relacionados a vendas, estoque, gestão financeiras e documentos fiscais.

Oferecer conteúdos que auxiliem seu público pode também fortalecer sua autoridade e dar mais credibilidade na hora do cliente optar pela contratação de um software.

10. Analise seus resultados e implemente melhorias

Agora, se você já tem realizado essas ações é muito importante que você avalie os resultados. Você precisa entender se seus esforços têm gerado um bom retorno, com a geração de leads, oportunidades e vendas.

Geralmente consideramos algumas métricas que nos norteiam para tomada de decisão aqui na Hiper, as principais são:

  • Taxa de conversão de visitantes em leads;
  • Taxa de conversão dos leads em oportunidades;
  • Taxa de conversão das oportunidades em vendas;
  • Resultados obtidos por cada canal utilizado: mídia paga, orgânico, direto, redes sociais, email, etc.

Sempre avaliamos se estamos entregando o previsto e realizamos ajustes em ações de marketing para garantir resultados ainda melhores.

Ações como a mudanças nos anúncios, formatos das páginas de captura e ajustes no texto utilizado, podem trazer resultados bem mais positivos.

Conclusão

Se você ainda não deu os primeiros passos, comece agora! 

Amanhã você vai entender que o melhor dia para ter começado era hoje!

O marketing digital possibilita sua empresa ter um alcance com um custo muito abaixo do que você teria em campanhas tradicionais de marketing. Além disso, você consegue ser bem mais preciso, direcionado a mensagem ao seu potencial cliente, tendo uma visão clara do retorno obtido.

 

Está esperando o que?

Dê os primeiros passos e gere mais oportunidades de venda para seu negócio. 

 

Teste o Hiper grátis!

Conheça um sistema para gestão e vendas que facilitará o dia a dia do seu negócio. Preencha os seus dados no formulário abaixo e solicite um teste grátis.

Experimente grátis