Vendas de fim de ano: como aumentar seus ganhos

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Um dos períodos de maior expectativa para os lojistas é o final do ano. Seja para comprar uma lembrancinha para o encerramento do grupo de amigos ou para presentear alguém no natal, essa época do ano é conhecida pelas vendas

E para aproveitar esse momento da melhor maneira e não perder nenhuma oportunidade é preciso de preparação e muito empenho. Pensando nisso, separamos algumas dicas que auxiliarão você nas vendas de fim de ano.

Continue a leitura e confira!

 

1. Faça uma pesquisa

Você conhece bem o seu mercado e os seus clientes? O primeiro passo para uma ação de sucesso é ter bem claro essas informações. 

A partir delas você já vai ter uma noção de quais os itens que estão em alta no seu meio, o que pode ser feito para se destacar e quais diferenciais farão o cliente decidir pela compra na sua loja.

Descubra também o que os seus concorrentes estão fazendo e se isso tem gerado retorno positivo aos seus estabelecimentos. Mas não fique preso apenas no seu setor. Procure bons exemplos em outras áreas e faça uma análise de como cada ação pode ser adaptada à sua área de atuação. 

Sobre os seus clientes, procure saber o que eles esperam do produto ou onde buscam informações. Com esses dados você saberá qual o melhor lugar para anunciar a sua campanha, quais kits promocionais pode criar e como pode vender ainda mais para um único cliente.

 

2. Elabore um planejamento

No nosso blog, nós sempre gostamos de ressaltar a importância de ter um planejamento.

Um bom planejamento é fundamental para atingir metas. Por meio dele, é possível definir o objetivo a ser alcançado e as formas de fazer isso. Aproveite a etapa de pesquisa para orientar seu plano e tenha sempre a felicidade do seu cliente como guia.

Como o nosso tema é vendas de fim de ano, me responda: quanto você quer vender nesse período? Defina esse valor como a sua meta e tenha no seu planejamento todas as etapas que precisam ser cumpridas. Como foi o último ano? Leve esses dados como base para criar metas plausíveis com a sua realidade.

Comunique e envolva todo o seu time nesta etapa, é importante a participação de todos. Desta forma, é possível delegar funções com mais facilidade e todos se sentem motivados a alcançar os objetivos juntos.

 

3. Elabore campanhas criativas

Nesta época do ano, todas as empresas estão investindo em publicidade. Sejam elas enormes ou micro negócios, todos sabem da importância desta época para as vendas e criam uma forma de aparecem para os clientes.

Ou seja, o seu consumidor está sendo impactados por diversas campanhas, tanto nas redes sociais como na rua. De que forma você consegue se destacar?

O nosso palpite é um só: SEJA CRIATIVO.

Uma boa forma de captar clientes é com promoções. Como fazer isso de forma nova? Pense novamente no seu público e no período do ano. Que tal incentivar os presentes de final de ano? Auxilie o seu cliente a encontrar as melhores soluções e ofereça descontos progressivos, combos de produtos ou embalagens personalizadas.

 

 

4. Utilize as redes sociais

Certamente o seu negócio já possui algum perfil em rede social, não é mesmo? 

Aproveite esse canal para se aproximar de clientes e possíveis clientes. Apresente os seus produtos, suas formas de uso e até mesmo promoções exclusivas. 

Mas lembre-se: as redes sociais tem como principais objetivos fornecer informação, entretenimento e promover a interação. Ofereça conteúdos relevantes para seu público e mantenha um diálogo, respondendo sempre os seus comentários e mensagens.

Se você ainda não garantiu a sua presença online, clique aqui e confira as nossas dicas!

 

5. Prepare a equipe de vendas

Como já falamos acima, toda a sua equipe precisa estar em sintonia durante as ações da loja. Isso inclui, principalmente, os vendedores. Eles serão os principais responsáveis por comunicar ao cliente na loja quais os produtos em promoção, como utilizá-los e quais outras opções podem acompanhar.

As vendas de fim de ano guardam mais um detalhe, nesse período já é esperado que o movimento da loja aumente. Ou seja, certifique-se que a sua equipe conseguirá atender todos os clientes e não perca nenhuma venda por esse motivo.

Adicione no seu planejamento: treinamento para a equipe de vendas. Certifique-se de que todos os colaboradores conheçam as promoções e os produtos.

 

6. Facilite o pagamento para vender mais no fim de ano

Quais as formas de pagamento oferecidas pela sua loja? Elas podem ser fundamentais para a decisão de compra. 

Possibilite o pagamento além do dinheiro, aceite cartões de débito, crédito ou parcele no crediário próprio. Suas promoções podem render ainda mais quando você oferece mais formas de pagamento.

Ou ainda, olhe pelo outro lado, o pagamento será à vista? Calcule descontos possíveis e incentive o cliente a fazer essa escolha.

Espero que essas dicas tenham auxiliado você e o seu planejamento de ações para o final do ano. Boas vendas!

 

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