Vendas no início do ano

Como impulsionar suas estratégias de vendas no início do ano

A baixa no volume de vendas no início do ano te preocupa? Saiba que com um planejamento bem definido você pode aproveitar os primeiros meses do ano para garantir boas vendas e uma base sólida de estratégias para o resto do ano. Confira!

Para muitos lojistas os primeiros meses do ano, tendem a ser meses de baixa nas vendas. Depois de uma temporada de fim de ano cheia de datas comemorativas como a Black Friday e Natal, é natural que com a virada de ano o ritmo diminua. Porém essa “ressaca” nas vendas pode ser evitada se o empreendedor fizer um planejamento antecipado e prever situações para que possa continuar com um bom volume de vendas no início do ano. 

Para ajudar, separamos algumas dicas indispensáveis para que você possa impulsionar suas vendas no início do ano. Vamos lá!

Entenda a Sazonalidade

Um ponto importante a se levar em consideração é o histórico de vendas da sua loja durante o período dos primeiros meses do ano.Entender qual é o comportamento do seu nicho de mercado e como a sazonalidade pode interferir nas vendas é a chave para criar um planejamento e metas coerentes com o período.

Planeje seu início do ano para que seja coerente com os hábitos dos seus clientes. É normal que durante as primeiras semanas de janeiro, o volume de trocas e devoluções aumente devido aos presentes de Natal. E essa pode ser uma ótima oportunidade para ativar esse cliente que voltou para a sua loja

Devido a essas particularidades dos primeiros meses do ano, uma boa estratégia pode ser apostar em promoções voltadas para vender os produtos que não tiveram a saída esperada durante a Black Friday e o Natal. E também preparar o estoque para a data comemorativa mais próxima.

Aproveite para girar o seu estoque

Pensando em manter a saúde do seu negócio, ter muito estoque parado não é algo recomendado para que uma empresa mantenha-se ativa e saudável. Porém, algumas estratégias podem ajudar a reduzir custos, aumentando a produtividade e ainda otimizando o tempo de gestão de estoque.

Uma dessas estratégias é calcular o giro de estoque, e aproveitar o início de ano para girar produtos que não venderam durante o ano anterior. Identifique aqueles produtos que possuem melhor potencial menor de saída, ou aqueles produtos que estão com o estoque quebrado, com poucas opções, e crie uma promoção especial para impulsionar a saída desses produtos no início do ano. 

Ative estratégias de pós-venda e fidelização

Fidelização de clientes no início de anoPense na oportunidade, se todos os novos clientes que compraram durante o pico de vendas de fim de ano, voltassem a comprar de forma recorrente. Seria maravilhoso, certo? Pois ter o cadastro de todos os seus clientes e manter um canal de relacionamento aberto é uma atividade indispensável para que você possa fidelizar os seus clientes e aumentar suas vendas no início do ano. 

Muitos clientes podem ter tido seu primeiro contato com a loja durante esse período de fim de ano. Se possível mapeie todos os clientes que conquistou no período, e inicie o contato perguntando como foi a experiência de compra deles durante o período. Pergunte se as promoções atingiram as expectativas, se o produto agradou — esse é o momento de ouvir o cliente, e criar um relacionamento verdadeiro e aberto.

Além dos novos clientes, você deve sempre buscar resgatar aqueles clientes mais antigos, que em algum momento já foram clientes fiéis, mas por algum motivo deixaram de voltar a comprar. Resgate o contato com eles, aproveite o início de ano para estreitar e recuperar potenciais clientes.

Foque na qualidade do atendimento

É natural que depois de uma temporada de fim de ano, com uma rotina mais acelerada de vendas, que seus funcionários possam estar cansados. Muitas lojas inclusive reduzem a equipe para o volume normal de funcionários após a alta nas vendas de fim de ano. 

Porém apesar da calmaria apresentada nas vendas de início de ano, é importante que seja mantida a qualidade no atendimento e a motivação dos funcionários. Esse é um ótimo momento para investir na capacitação e treinamentos para seus funcionários, assim você estará estimulando seu funcionário a iniciar o ano com as energias recarregadas e também estará melhorando os resultados e a qualidade do atendimento da sua loja.

O atendimento durante as vendas de início de ano se pede muito mais personalizado e pessoal. Mostre os objetivos e as estratégias para seus funcionários, compartilhar essa visão estratégica, pode ajudá-los a entender as particularidades do momento e ter discursos de venda mais assertivos e com sucesso.

No Blog da Hiper você encontra diversos artigos e materiais para te ajudar a vender mais e ter uma gestão completa da sua loja. Para conferir mais artigos como esse acesse nossa categoria de Vendas.

 

 

banner-promocionalbanner-promocional

Experimente grátis!

Conheça um sistema para gestão e vendas que facilitará o dia a dia do seu negócio. Preencha os seus dados no formulário abaixo e solicite um teste grátis.

Ops! A Hiper não atende o segmento selecionado. Mas não se preocupe, o grupo Linx tem soluções para seu segmento de negócio.Clique aqui e confira!