5 dicas para montar uma linda vitrine para loja virtual

A vitrine na loja virtual vai muito além de apenas mostrar seus produtos, você deve encantar seus visitantes em poucos segundos. Descubra abaixo 5 maneiras incríveis de montar uma vitrine para loja virtual.

Vintrine-loja-virtual

Com a digitalização do processo de compra e muitas lojas dando seus primeiros passos no mundo online, é normal que ao lançar sua primeira loja virtual no ar surjam diversas dúvidas sobre as melhores práticas para vender mais por esse canal.

A vitrine da loja virtual é o ponto de entrada do seu cliente, funcionando de maneira muito semelhante a fachada e vitrine da sua loja física. Você deve ter uma vitrine impactante e atrativa, pois se não captar a atenção do visitante, em poucos segundos ele pode simplesmente sair do seu site e buscar pelo mesmo produto em outro.

Para te ajudar, listamos 5 dicas preciosas para montar uma vitrine espetacular para a sua loja virtual. Vamos as dicas:

01. Divulgue seus principais produtos

Uma das formas mais populares de organizar a vitrine é destacando seus principais produtos. Boa parte das lojas costumam separar a primeira parte da vitrine com essas sugestões de produtos que têm uma boa saída.

Essa estratégia ajuda aquele consumidor que nunca visitou o seu site, a entender a tendência de compra de outros clientes. Também facilitando seu acesso aos produtos que são os “queridinhos” dos consumidores da sua loja virtual.

Vitrine loja virtual mais vendidos

Mas fique ligado, a partir do momento que você destaca algum de seus produtos mais vendidos, é importante que você esteja seguro que possui estoque suficiente de cada produto mesmo que a demanda aumente mais. 

02. Separe os produtos por categorias específicas

Outra estratégia de organização de vitrine para a loja virtual é dar destaque para categorias específicas. Um ótimo exemplo é a homepage da Amaro, nela eles segmentam três categorias destacadas, mas ao contrário da vitrine de produtos mais vendidos, no caso da Amaro, eles utilizam pequenos banners que mostram uma composição de look completa, atraindo o olhar da cliente para cada categoria. 

Vitrine loja virtual por categorias

Optar por pequenos banners ao invés de vários produtos listados é um ótimo recurso visual que ajuda a não confundir o usuário, pois você direciona com simplicidade e clareza as opções que o cliente tem. 

Caso você tenha muitos segmentos e quer dar destaque de maneira igual a eles, pode optar por criar uma vitrine de subcategorias, como é o que acontece na Petz. Lá você encontra vitrines filtradas por nicho, então dentro da categoria “favoritos cachorros”. Ainda na home, você encontrará uma seleção de subcategorias que a Petz selecionou para destacar e impulsionar as vendas.

Vitrine loja virtual por categorias 2

Essa hierarquia faz com que o cliente filtre de maneira rápida o que está buscando, facilitando sua navegação e experiência. E evitando com que ele precise navegar por diversas páginas até encontrar o produto que precisa.

03. Utilize as datas comemorativas

Assim como no varejo físico, as lojas virtuais utilizam muitas datas comemorativas para impulsionar suas vendas. Mas muito além de criar um banner para anunciar a data, porque não montar uma vitrine específica com os produtos selecionados para a comemoração?

Assim como a vitrine de categorias, ao optar por criar uma vitrine na loja virtual focada em uma data comemorativa, você está facilitando a navegação do cliente. Ou seja, ao invés de levá-lo por um caminho onde ele teria que buscar por conta própria dentro da grande variedade de produtos expostos no seu site. Você adianta esse processo entregando diretamente na home uma seleção especial para a data.

Banner promocional dia dos pais

 

Optar por uma vitrine temática, é uma forma de potencializar ainda mais sua ação promocional. Pois ela serve de facilitador de vendas e deve estar conectada a ação maior, com um banner promocional e também com as divulgações feitas nas redes sociais.

04. Destaque as vantagens promocionais

Selo promocional

Além de criar vitrines especiais, com base nos produtos mais vendidos e em datas comemorativas. Algo que é muito importante é mostrar as vantagens e descontos que cada produto possui. 

É importante que ao adicionar produtos em sua loja que possuem descontos, frete grátis, lançamento. Que você destaque essa informação em cada produto e não apenas em uma divulgação geral. 

Se possível adicione selos com a quantidade de desconto que aquela pessoa terá ao adquirir seu produto, ou então qual posição ela ocupa dentre as mais vendidas. Isso ajuda muito a gerar um senso de urgência de que aquele produto é muito procurado e está com um preço especial no momento.

 

05. Seja organizado e claro

Depois de entender as inúmeras possibilidades de montar vitrines espetaculares para sua loja virtual, nossa dica final é: seja simples e organizado.

Apesar de sua loja ter produtos/serviços sendo todos eles muito atrativos, é importante transmitir organização e clareza na página inicial do seu site. Organize sua home page de maneira que um cliente que ainda não conhece o seu site, consiga navegar de maneira confortável e encontrar os produtos sem precisar perder muito tempo.

Pense numa estrutura simples, que valorize e destaque cada produto. Deixe as informações bem claras e também tenha fotos sempre bem limpas e que mostrem com clareza os produtos que estão na vitrine.

Esperamos que com todas essas dicas você consiga atrair e encantar muitos clientes através de sua vitrine virtual! E lembre-se sempre, sua vitrine seja ela física ou online, deve transmitir e conquistar o cliente em poucos segundos.

Gostou desse conteúdo? Acompanhe sempre novidades sobre varejo digital, gestão de lojas, meios de pagamento e muito mais, no blog da hiper