WhatsApp Business: como usá-lo no relacionamento com clientes?

Como a maioria das pessoas já sabe, o WhatsApp é um aplicativo de troca de mensagens, chamadas de voz e vídeo para smartphones. Agora pense em como seria bom usar isso no seu negócio e agregar benefícios como mensagens para indicar quando está ausente, usar o app para números fixos e possibilidade de criar um perfil comercial.

A maioria das pessoas, hoje, prefere fazer o contato por mensagens instantâneas, em vez de ligar no estabelecimento comercial. Para atender a esse público e ainda colher os benefícios que citamos, você pode fazer uso do WhatsApp Business.

Mas como fazer isso da forma correta? Continue lendo o nosso post e encontre as dicas que separamos para você!

Mostre dedicação e parceria

Dificilmente um cliente fica satisfeito ao receber mensagens de SPAM sobre novos produtos ou serviços. Por isso, principalmente para quem tem o modelo de negócios B2B — business-to-business —, ou seja, uma empresa que vende ou presta serviços a outras, é importante deixar bem claro que está usando o WhatsApp Business como uma ferramenta para auxiliar o consumidor nos momentos em que ele precisa de ajuda.

Assim, ele se sentirá mais à vontade para usar esse canal de comunicação com a sua empresa e vai sentir que você está sendo um verdadeiro parceiro.

Acompanhe as entregas de mercadoria

A partir do momento em que estabelecer uma parceria com uma empresa, provavelmente vai ter o contato de diferentes pessoas. Pode ser uma secretária, o pessoal responsável pelo conferimento das notas e até quem recebe as mercadorias.

Aproveite essa facilidade e acompanhe de perto se tudo o que foi combinado com o seu cliente está saindo conforme o planejado. Mas, ao fazer isso, lembre-se de que você pode mandar uma mensagem por meio do WhatsApp Business, mas questionar a todo momento vai torná-lo uma pessoa chata.

Conheça o perfil do seu cliente

Tire tempo para pesquisar quem é o seu cliente. Isso vai permitir que você conheça o que pode ser útil para ele. Além disso, sempre que trocar mensagens instantâneas com ele, seja profissional e educado, mas não distante.

Com o passar do tempo você vai descobrir qual a melhor maneira de tratar cada um deles e usar isso a seu favor.

Lance conteúdos e promoções personalizadas

Mandar mensagens a todo momento divulgando os seus produtos ou serviços vai fazer de você uma pessoa inconveniente. Mas, com cautela, você pode mostrar ao consumidor alguns dos produtos ou serviços que oferece e que podem ser úteis a ele.

Nesse momento, lembre-se de levar em conta quem o seu cliente é e não mandar uma mensagem impessoal, como se fosse para um grupo enorme de pessoas.

Como você viu, usar o WhatsApp Business é uma excelente forma de se relacionar com o cliente, alavancar as suas vendas e proporcionar uma boa experiência de compra. Ao colocar em prática as dicas que mostramos, você vai estar cada dia mais próximo do consumidor e de alcançar o sucesso que deseja no mercado.

Gostou de saber como usar o WhatsApp Business no relacionamento com clientes? Quer continuar lendo posts de qualidade como este? Veja agora 4 apps para melhorar a comunicação com possíveis compradores!

Diretor Comercial da Hiper