WhatsApp Business: como usá-lo no relacionamento com clientes?

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Como você já sabe, o WhatsApp é um aplicativo de troca de mensagens, chamadas de voz e vídeo para smartphones. Em 2018, o aplicativo se tornou o mais popular do mundo, ultrapassando o Facebook, segundo os dados da empresa de análise App Anie.

Agora, pense em como seria bom usar a maior plataforma de mensagens no seu negócio. Ela poderia agregar benefícios ao seu estabelecimento, como mensagens para indicar quando está ausente, divulgar promoções e falar mais detalhes sobre seu produto para os seus clientes fiéis e também para seus futuros clientes.

Hoje em dia, a maioria das pessoas prefere fazer o contato por mensagens instantâneas, em vez de ligar no estabelecimento comercial. Dessa forma, já está presente a algum tempo no mercado corporativo, a prática de usar o WhatsApp Business, versão que se estende para contas corporativas.

 

 

Com o WhatsApp Business, você tem diversos recursos que simplificam e agregam valor na hora de atender os seus clientes. Com ele, você consegue usar o Whatsapp Web e ser listado como perfil empresarial. Desta forma, todos que entrarem em contato com você. saberão que estão em contato com uma conta corporativa. Você também consegue migrar as suas conversas antigas para o novo aplicativo e adicionar respostas automáticas, caso receba alguma mensagem fora do horário do expediente.

Mas, como usar esse recurso de forma correta? A seguir, daremos algumas dicas para você não errar na hora de migrar para o WhatsApp Business!

 

Mostre dedicação e parceria

Dificilmente um cliente fica satisfeito ao receber diversas mensagens ou correntes sobre novos produtos ou serviços. Ele provavelmente irá ler a mensagem por cima, e logo irá apagar sem nem ao menos saber do que se trata o assunto. 

Por isso, principalmente para quem tem o modelo de negócios B2B — business-to-business —, ou seja, uma empresa que vende ou presta serviços a outras, é importante deixar bem claro que está usando o WhatsApp Business como uma ferramenta para auxiliar o consumidor nos momentos em que ele precisa de ajuda, e não para massificar o seu público.

Os clientes, independente do seu segmento ou sua forma de negócio, acima de tudo são pessoas. Pessoas gostam de se sentir importantes. Se acharem que fazem parte de uma base de dados massificada e igual a todas as outras, irão eventualmente se sentirem desvalorizados. Portanto, envie mensagens mais humanas possíveis, sendo gentil e tratando a pessoa que está do outro lado de forma especial. Assim, ela se sentirá mais à vontade para usar esse canal de comunicação com a sua empresa e vai enxergar você como um verdadeiro parceiro.

 

Acompanhe as entregas de mercadoria

A partir do momento em que você estabelecer parceria com uma empresa, passará a ter o contato de diferentes pessoas. Pode ser uma secretária, o pessoal responsável pelo conferimento das notas ou até mesmo quem recebe as mercadorias.

Aproveite essa facilidade de comunicação e acompanhe de perto todo o processo de entrega, se tudo o que foi combinado com o seu cliente está saindo conforme o planejado ou se as entregas estão dentro do prazo. Desta forma, se eventualmente houver algum imprevisto, você estará atento e poderá resolver de forma rápida e ágil, sem preocupar o seu cliente ou parceiro. Mostrando assim, dedicação e comprometimento, o que passará confiança para quem está do outro lado.

 

Conheça o perfil do seu cliente

Tire um tempo para pesquisar quem é o seu cliente! Além do que ele lhe informar, se aprofunde e entenda quais são os principais pontos nessa relação. Quais são os pontos fortes ou fracos, em qual meio e de qual forma você poderá ajudar o seu cliente de maneira eficaz. Descubra e entenda quais são as suas dores e como você consegue curá-las com seu produto.

Por vezes, o cliente nem sabe exatamente do que está precisando, mas ao fazer um estudo sobre o mesmo, você poderá descobrir essa resposta e apresentá-las a ele através de solução.

Isso permitirá que você conheça o que pode ser útil para ele, mas lembre-se: sempre que trocar mensagens instantâneas, seja profissional, educado e gentil. Trate seu cliente da mesma forma que você gostaria de ser tratado por uma empresa e jamais seja distante. 

Com o passar do tempo e conforme você for praticando, saberá qual a melhor maneira de tratar cada um dos seus clientes e aprenderá a usar isso à seu favor. 

 

Lance conteúdos e promoções personalizadas

Mandar mensagens a todo momento divulgando os seus produtos ou serviços vai fazer de você uma pessoa inconveniente e isso poderá incomodar o seu cliente. Mas, com cautela, você pode mostrar ao consumidor alguns dos produtos ou serviços que oferece e que podem ser úteis a ele. 

A dica é: faça um contato formal antes, apresente-se, diga seu nome e para qual empresa você trabalha, fale sobre qual é o seu produto e que ele poderá ser um potencial cliente, mas faça isso de maneira leve, sem forçar uma comunicação, use as palavras de forma correta e seja gentil. 

Analise a maneira como seu cliente reage, se ele se mostrar interessado e aberto a essa conversa, vá em frente! Outra alternativa, é perguntar ao consumidor se ele gostaria de ser contatado pelo WhatsApp, portanto, quando receber um lead, você pode fazer essa pergunta sem ser invasivo e dando espaço a ele.

Caso a comunicação por WhatsApp seja autorizada, envie mensagens de forma moderada para não ser inconveniente e nem invadir a privacidade, pense em ações e formas de contatos que sejam eficientes e comuniquem aquilo que você deseja de forma saudável e gentil. 

 

Esteja no app para receber feedbacks

O perfil comercial pode ser explorado de muitas formas, que tal utilizá-lo para receber feedbacks dos seus clientes? 

Crie uma lista de contatos que realizaram compras com a sua empresa nos últimos tempos e pergunte sobre a experiência com a marca!

Isso aproxima você do cliente e cria empatia, você mostra que se importa com a opinião dele sobre a sua marca e que seu feedback é valioso e, mesmo que venha a ser negativo, isso não afetará a sua reputação pois a mensagem é privada. E o melhor, você ganha a chance de se retratar com o cliente, entender qual foi o erro e onde você pode melhorar futuramente.

Desta forma, o cliente entenderá que você está buscando por soluções e melhorias e irá confiar na sua marca.

 

Como você viu, usar o WhatsApp Business é uma excelente forma de se relacionar com o cliente, alavancar as suas vendas e proporcionar uma boa experiência de compra. Ao colocar em prática as dicas que mostramos, você vai estar cada dia mais próximo do consumidor e de alcançar o sucesso que deseja no mercado!

 

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