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  • Vantagens de vender online
  • Como vender online sem e-commerce
  • Loja virtual ou marketplace?
  • Ferramentas para auxiliar nas vendas
  • Como estabelecer metas para vendas online
  • Como receber pagamentos online
  • Estoque da loja física x digital
  • Sistema para vendas online

Se você ainda tem dúvidas sobre o que é venda online, sobre o que significa varejo digital e como a sua loja se encaixa nesse meio, esse conteúdo foi pensado para você. Nesta página, separamos dicas para quem está dando os primeiros passos no universo digital e quer saber tudo sobre vendas online.

Listamos as vantagens de trabalhar com vendas pela internet, os lugares por onde começar a vender, ferramentas para auxiliar você, como ter uma loja online integrada com a loja física, entre outras dicas de gestão que ajudarão você a criar metas e acompanhar o estoque da sua loja. Acompanhe!


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Vantagens de vender online

  • Alcance maior de clientes
  • Baixo custo inicial
  • Maior flexibilidade de gestão
  • Loja sempre aberta
  • Maior comodidade para o cliente
  • Dados fáceis de mensurar
  • Trabalhar com clientes de nichos específicos

Como vender online sem e-commerce

Se você está pensando em começar a trabalhar com vendas online ou pretende criar um canal digital para a sua loja física, saiba que existem inúmeras possibilidades de tornar o seu sonho real. Em um primeiro momento, a estrutura de um e-commerce pode ser inviável para quem está começando. Nela, você precisará de programadores, servidores e demais ferramentas e profissionais que podem tornar a sua empreitada muito custosa.

As redes sociais, por exemplo, podem ser ótimas para divulgar seus produtos e estreitar laços com novos clientes. Abaixo, listamos algumas opções de como iniciar vendas online sem um e-commerce. Confira: 

Redes sociais

Atualmente, ferramentas como Facebook e Instagram, já possuem a funcionalidade de cadastrar produtos e criar uma loja virtual dentro da própria plataforma. Dessa forma, você cadastra seus itens, adiciona descrição, valores, variações de cor e tamanho e pode marcar esses itens nas suas fotos ou enviar o link para seus clientes. Ao clicar em “comprar” o usuário é direcionado ou para o seu e-commerce ou para a sua caixa de entrada e pode te enviar uma mensagem.

É preciso ficar atento pois, diferente de um site exclusivo de vendas online, o Instagram e o Facebook não se responsabilizam pelas transações de vendas. Ou seja, eles não fornecem meios de pagamento para que a compra inicie e termine na plataforma. Embora o fechamento da compra fique em segundo plano, as redes sociais são um dos melhores meios para divulgar a sua loja.

Utilizando a ferramenta de Compras do Instagram, por exemplo, ao publicar uma foto você pode marcar os produtos presentes na imagem. Dessa forma, o seu público consegue ver o que você tem disponível e os valores desses itens. O cliente pode finalizar um pedido via mensagem direta ou mesmo no WhatsApp Business.

O importante nesse caso é ficar atento para as novas mensagens que chegam na sua caixa de entrada. Evitar atrasos para resposta e, se possível, agendar mensagens automáticas podem auxiliar você na conversão desse cliente. A partir desse momento você precisa levar em consideração o seguinte dilema: as peças adquiridas serão enviadas via correios e/ou o cliente irá retirar o pedido na sua loja física?

Essa informação é importante para que um cliente de outra cidade não fique sem o produto que ele tanto deseja, caso você não realize o envio. Minha sugestão é que você verifique a disponibilidade da equipe para preparar e despachar esses pedidos. Isso inclui a compra de caixas, um período dedicado a embalagem e o estudo da logística, além é claro, de negociar o valor do envio durante a venda do produto. No site dos Correios, você consegue ter uma noção de quanto o serviço custará.

Mercado Livre

O Mercado Livre é uma plataforma online em que você pode exibir seus produtos para venda. Nele você cria um cadastro, preenche todos os dados pessoais e bancários, cadastra produtos e realiza vendas.

Você não tem custo para utilizar o site, exceto quando deseja patrocinar seus anúncios para que eles apareçam nas primeiras posições. Um dos diferenciais deste serviço é o contato com os clientes e possíveis clientes. Ao anunciar um produto, junto com as informações técnicas, fica uma caixa para perguntas. Desta forma, a pessoa interessada em adquirir aquele produto consegue tirar dúvidas sobre o uso, sobre os itens que compõe o produto. Após finalizar a venda, você consegue dar continuidade no atendimento com um chat interno.

As informações de pagamento e de envio do produto, também são fornecidas pela empresa. Sendo assim, você tem mais segurança para receber pelos produtos vendidos e mais facilidade para enviá-los. Essas facilidades, auxiliam não só quem vende, como também quem compra. Com políticas para devolução de produtos e trocas bem definidas, o cliente se sente mais seguro em adquirir os produtos por este meio. Mas o vendedor também deve fazer a sua parte, responder as perguntas com rapidez e respeitar o limite para envio do produto fazem a sua reputação subir na plataforma, ou seja, mais destaque a para sua loja.

Catálogo Digital

Catálogos vêm sendo usado há décadas por empresas de diversos segmentos. Ele consiste numa lista, organizada, com intuito de agrupar aquilo que você oferece para o seu cliente. Um catálogo virtual nada mais é que uma forma otimizada dessa ferramenta, diminuindo custos de impressão e distribuição e levando os seus produtos através da internet a mais pessoas.

Você pode criar um catálogo digital com fotos, descrição, preço e com informações sobre como o seu produto pode ser adquirido. Sempre visando a interatividade do cliente, quanto mais informação ele conseguir sobre seu produto, mais interessado ficará em adquirir. Um catálogo digital serve para levar até ele o que você pode fornecer.

Com um catálogo digital você remove as barreiras físicas da sua loja e consegue levar seus produtos a qualquer lugar, sem custos de impressão ou transporte. As opções de divulgação são muito amplas, podendo ser:

  • Redes sociais (Instagram, Facebook, WhatsApp…)
  • Disparo de e-mails
  • Seu site
  • Aplicativos
  • Anúncios online

É importante que você mantenha todas as informações atualizadas, desta forma seu público sempre verá ofertas e informações atuais. Uma exibição precisa do que você está vendendo, reduz desentendimentos e economiza tempo. E o melhor, com o catálogo digital você economiza dinheiro, pois não precisa imprimir uma nova unidade toda vez que atualizar um preço ou adicionar um novo item à venda.


Loja virtual ou Marketplace?

Com a aceleração das mudanças no mercado, o comportamento do consumidor rapidamente vem se tornando cada vez mais digital. No Brasil, nos últimos anos o e-commerce já vinha registrando bons números de crescimento. Isso fez com que muitos lojistas vissem entrar no varejo online como uma nova opção de vendas. Mas por onde começar? 

Abaixo explicamos as diferenças entre loja virtual e marketplaces, suas vantagens e desvantagens. Confira:

Loja Virtual

Loja virtual, de maneira simplista, é um site onde uma marca pode realizar vendas online de seus produtos ou serviços. Através de processos simples, é possível que um cliente em qualquer localidade acesse seu site e realize uma compra.

Existem lojas online de diversos tamanhos e estruturas, desde as mais enxutas até e-commerces mais robustos. Porém, devemos levar em conta que não basta apenas criar um site próprio e adicionar seus produtos que as vendas acontecerão. Existem diversas estratégias de planejamento e infraestrutura para que seus clientes cheguem até o seu site, sintam-se seguros e a vontade para comprar de seus produtos.

O que é necessário para ter uma loja online?

Não é necessário gastar milhões para ter uma loja virtual em funcionamento, porém existem diversos pontos que devem ser levados em consideração ao se decidir ativar uma loja virtual própria no ar.

É preciso entender que mesmo que sua loja esteja online, não é através de um passo de mágica que os clientes vão encontrar os seus produtos e comprá-los. É necessário estruturar um planejamento que envolve, desde pensar como será o seu posicionamento digital e como comunicar aos clientes que já conhecem sua marca, que agora você possui um novo canal de vendas.

Também é importante pensar em quais produtos serão disponibilizados para venda, nem sempre é necessário logo no início adicionar todo seu mix de produtos. É importante destacar os carros-chefe, os mais procurados pelos consumidores.

Para que que sua loja online tenha uma boa estrutura de vendas, é importante ter uma boa tecnologia por trás, isso envolve ter uma plataforma especializada em vendas online, que esteja preparada para realizar as integrações necessárias com meios de pagamento, softwares de gerenciamento, sistema de frete, entre outros.

É necessário estar apto a aprender e entender o impacto da tecnologia aplicada no varejo. Desde como será a infraestrutura interna da sua operação, até a navegabilidade e agilidade de processos em uma compra online.

Caso o ambiente digital ainda não seja familiar, todas etapas de detalhes podem se tornar confusos e muitas vezes passam despercebidos pelos lojistas, o que pode causar frustração ao botar uma loja no ar e não ter o faturamento esperado. Por isso, é importante estar atento aos detalhes e entender todas as opções disponíveis.

Vantagens de ter uma loja virtual

Ao optar por uma loja virtual você tem mais liberdade para aplicar as estratégias de venda que preferir. Além de não ter nenhuma concorrência direta dentro do site, pois apenas seus produtos aparecerão lá. Caso o cliente goste de um produto e sinta-se seguro em comprar no seu site, é muito provável que ele faça novas compras no futuro.

Com uma loja virtual própria, também é possível divulgar e criar um vínculo mais verdadeiro entre cliente e marca, afinal ao contrário do ambiente de marketplace que sua marca não fica com tanta evidência, em sua loja virtual própria você possui um reforço de marca muito maior.

A agilidade e autonomia sem dúvida são um dos pontos positivos de ter uma loja virtual própria. É muito mais fácil de controlar todo o fluxo de pedidos e faturamento através de sua plataforma, além de evitar muitos fluxos, pois toda sua operação está focada no seu site, sem mediação de terceiros.

Outro ponto positivo, é a possibilidade de mensurar os dados de maneira muito mais assertiva, entendendo qual é o seu tipo de público, de que forma eles conheceram e encontraram o seu site. Abrindo uma margem muito maior para explorar diversas ferramentas online e potencializar ainda mais as vendas.

Desvantagens de uma loja virtual

Iniciar uma loja virtual própria pode ser um investimento relativamente alto, caso isso não estivesse em seus planos de expansão talvez possa ser a alternativa menos atrativa. Uma boa opção é buscar por vendas através das redes sociais e marketplaces, que são possuem implementação mais rápida e com um custo menor.

Além disso, nos primeiros meses de lançamento da loja, caso não seja feito um planejamento de divulgação, o faturamento pode não ser tão expressivo. Pois os consumidores não conhecem sua marca e nunca viram seu site antes. No mundo online é importante construir um ambiente que transmita segurança e credibilidade.

Por essa dificuldade do consumidor se sentir seguro em sites desconhecidos, é muito difícil levar tráfego para o site, sem a criação de anúncios ou investimento em SEO. Pois diferente das lojas físicas, que estão a vista, que podem chamar a atenção dos clientes que passam próximo e vêem a vitrine. No caso de uma loja online você precisa encontrar maneiras de se destacar, entre muitos outros sites do mesmo segmento.

Por mais simples que pareça no início, é necessário sejam feitas manutenções constantes, para que seu e-commerce tenha uma bom desempenho e relevância. Mais do que apenas um site, são necessárias manutenções na plataforma, servidores, melhorias constantes no visual do site, entre outros, sempre buscando extrair o melhor potencial.

Marketplace

Marketplaces podem ser uma boa alternativa de entrada para varejistas que estão em busca de faturar online, sem possuírem uma loja virtual própria.

Normalmente, os marketplaces são grandes varejistas como por exemplo: Americanas, Mercado Livre, Amazon e Magazine Luiza, que abrem um espaço para que diversos lojistas possam comercializar seus próprios produtos dentro de seus sites. Dessa forma, para os consumidores, os marketplaces acabam funcionando como uma espécie de shopping center virtual, onde é possível encontrar uma infinidade de produtos, comparar os preços e fornecedores.

Como escolher em qual marketplace entrar?

Diversos fatores devem ser levados em consideração, um dos principais, é entender em qual tipo de marketplace o seu produto se encaixa melhor. Pois nem sempre os marketplaces tradicionais podem fazer sentido para os produtos da sua loja, se você possui uma marca de roupas ou calçados femininos, por exemplo, pode optar por marketplaces de nicho, onde o consumidor já é mais segmentado especificamente para esse tipo de produtos.

Vantagens de estar em um marketplace

Optar por iniciar no varejo digital através de um marketplace pode ser uma boa opção caso não tenha capital suficiente para estruturar uma loja virtual, ou está em busca de uma estrutura mais imediata para vender online.

Realizar a integração com alguns marketplaces pode ser bem simples, como é o caso do Mercado Livre, em pouco tempo é possível ter uma frente de loja e iniciar o processo de venda sem muita burocracia e investimentos.

Outro ponto relevante para se levar em consideração é o potencial de clientes que os marketplaces possuem. Por se tratarem de grandes varejistas, milhares de usuários optam por buscar produtos diretamente nos sites dessas grandes marcas. Aí está uma grande vantagem, você e seus produtos podem aparecer para inúmeras pessoas e isso ajuda a conquistar uma boa visibilidade, pois está associando os seus produtos a qualidade e prestígio do marketplace onde está realizando as vendas.

Desvantagens de iniciar em um marketplace

Apesar da comodidade e agilidade para iniciar um processo de vendas em um marketplace existem algumas desvantagens a serem consideradas.

Uma das maiores dificuldades é sem dúvidas a concorrência direta. Pois assim como você, muitos outros varejistas do mesmo segmento estarão vendendo seus produtos, que muitas vezes podem ser extremamente semelhantes ao seu. Justamente por se tratar de um grande catálogo de opções, seus produtos podem acabar passando despercebidos no meio de tantas opções.

Além disso, também é mais difícil fazer com que os clientes criem uma ligação com a marca. Pois dentro dos marketplaces, dificilmente o cliente está em busca de uma loja específica, mas sim do produto que atenda as expectativas e tenha o preço mais competitivo. Dessa forma, é difícil fazer com que os cliente se fidelizem a sua loja.

Deve-se levar em consideração também, que marketplaces possuem diversas políticas e regras que seus sellers devem seguir a risca. Isso pode acabar gerando um excesso de processos e uma dependência.

Pois além da exigência da porcentagem de comissionamento o marketplace pode exigir que sejam seguidas diversas regras para que sua loja siga ativa e vendendo, como detalhes de cadastro dos produtos, tempo de resposta nos atendimento, entre outros. Afinal, o usuário está vendo como marca principal o grande varejista e não diretamente a sua marca.

Mas afinal, qual canal escolher?

Depois de entender o funcionamento de cada um, é importante estudar o cenário da sua empresa. Leve em consideração todos os pontos positivos e negativos de cada.

Entenda que muitas vezes iniciar um processo muito robusto pode não ser uma boa alternativa. Visto que ao invés de potencializar as vendas, pode acabar sendo um investimento inviável para o momento. Assim como, seguir pela alternativa mais simples e prática é uma opção boa num primeiro momento, mas pode limitar as ações no futuro.

Se você está planejando entrar de vez no varejo digital, nossa dica final é que é indispensável entender em qual etapa está o seu negócio, ambos os canais podem ser extremamente positivos se bem trabalhados!


Ferramentas para auxiliar nas vendas

Quer investir no meio digital para melhorar suas vendas? Mesmo antes de ter uma loja online é possível explorar diversas estratégias que podem impulsionar um aumento de faturamento da sua loja, para isso é necessário entender quais ferramentas online podem te ajudar a alcançar novos consumidores.

Veja abaixo como é possível incrementar sua estratégia de vendas com algumas funcionalidades:

Redes Sociais

Já é conhecida a importância de ter as principais redes sociais do seu negócio ativas, mas muito além de estar presente no Facebook e Instagram, você está explorando o potencial de todas essas redes?

É preciso entender que a imagem que você transmite faz com que seu público se sinta próximo e reconheça sua marca no meio de tantos outros perfis. Por exemplo, o Instagram é a rede social com maior relevância da atualidade onde as pessoas, além de muitas coisas, utilizam a rede para descobrir novas marcas.

Segundo estudo realizado pelo Facebook IQ, 85% dos pesquisados no Brasil alegam que utilizam o Instagram para descobrir novos produtos e serviços, desses, 50% realizaram uma compra online ou offline.

Para facilitar a venda pelo aplicativo, é possível ativar a ferramenta Instagram Shopping. Essa funcionalidade agiliza o processo de compra reduzindo as chances de saída ou desistência, já que é possível ver todos os detalhes do produto mesmo dentro do Instagram.

Porém, apesar da facilidade de cadastro é importante ir além de apenas mostrar seus produtos. É necessário criar uma relação com o consumidor, gerar interações e mostrar o valor por trás da sua marca.

WhatsApp Business

O aplicativo de troca de mensagens mais famoso do mundo já é amplamente utilizado tanto por lojas físicas quanto online. É uma excelente alternativa para se comunicar de maneira direta e personalizada com seus clientes. Sendo uma ferramenta indispensável para realizar ações durante toda jornada do cliente.

Desde a pré-venda, utilizando listas de transmissão para divulgar possíveis promoções, listas VIP com desconto exclusivos, enviar imagens e vídeos de novos produtos, dentre muitas outras estratégias.

Ou ainda, atuando como facilitador de comunicação. Através do app é possível fazer uma venda direta, gerando um link de pagamento ou boleto e enviá-lo para a conversa do cliente, evitando que ele tenha que passar por diversos processos até fechar a compra.

Além disso, o WhatsApp abre diversas oportunidades de relacionamento, pois devido a proximidade com o consumidor é possível acompanhar sua experiência e criar um relacionamento com o cliente para que ele venha a se tornar um comprador recorrente.

Porém fique atento, por ser um aplicativo de contato direto com o consumidor é importante criar uma comunicação que seja amigável e não invasiva e repetitiva. Por mais que as mensagens sejam padronizadas para todos os clientes, elas devem transmitir autenticidade, como se você realmente estivesse falando com cada cliente.

E-mail Marketing

O e-mail marketing é uma das ferramentas online mais sólidas para construir uma base de clientes. Se você ainda não tem como prática coletar os dados de e-mail dos seus clientes, comece agora. Pois muito além de um simples dado de cadastro, o e-mail é uma das informações mais valiosas que seu cliente pode fornecer.

Mas como gerar relevância em meio a tantos e-mails de diversas marcas na caixa de entrada do seu cliente? Busque customizar sua experiência. É super importante entender que não é válido disparar muitos e-mails com promoções e um conteúdo mais genérico sem entender o que o seu cliente gostaria de receber.

Vale entender que cada cliente pode estar em uma etapa diferente de sua jornada de compra, por isso quando for aderir a estratégia de e-mail marketing, lembre-se sempre de separar listas por grupos de consumidores. Por exemplo: Clientes que não compram a mais de 6 meses, clientes VIP que possuem um bom ticket médio, assim por diante.

Essas personalizações podem facilmente ser adicionadas dentro de uma ferramenta de disparos de e-mail e vão ajudar a trazer resultados mais assertivos para sua estratégia de vendas.

CRM

Em uma tradução literal, significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Uma ferramenta de CRM, vem com o intuito de centralizar e gerenciar as interações com os clientes, para que seja possível entender e criar uma processo mais ágil entre os diversos canais de contato.

Existem inúmeras ferramentas online com diversas funcionalidades para agregar nas estratégias de gestão de relacionamento. Mas independente disso, em sua essência um CRM deve ajudar a entender a relação entre a sua empresa e os clientes, com ela será possível entender a etapa que cada cliente se encontra, além de dar uma visão ampliada de como é possível estruturar da maneira mais efetiva sua estratégia de vendas.

Normalmente em uma ferramenta básica de CRM é possível acompanhar e automatizar o processo de vendas, buscando aumentar sua chance de sucesso com novos clientes e também a taxa de clientes recorrentes.

Mas como saber se minha empresa precisa de um CRM? Isso varia muito da necessidade da sua empresas. Se você sente falta de uma estrutura para gerar novos negócios e está em busca de uma ferramenta para centralizar as informações, automatizando processos, pode ter bons benefícios aderindo um software de gestão de relacionamento.


Como estabelecer metas

Estabelecer um “norte” para a sua empresa é fundamental. Definir metas dentro do planejamento do seu negócio te ajudará a manter o foco na operação e a escalar um crescimento de maneira mais assertiva e eficiente dentro do seu nicho de mercado.

Se você possui uma loja física, já deve saber da importância de acompanhar o faturamento mensal e fazer projeções de crescimento, certo? Caso tenha ativado uma loja virtual, poderá seguir com a projeção de faturamento semelhante com a da sua loja física. 

Mas fique atento, é normal que nos primeiros meses de lançamento da sua loja online o público ainda esteja se familiarizando com o seu site e criando novos laços. Por isso é muito importante não fazer metas muito desafiadoras logo no início. Busque uma meta equilibrada que traga motivação para seguir com o negócio, mas que também pague suas despesas e investimentos.

As métricas básicas de um e-commerce

Para iniciar o processo de acompanhamento e definição de metas para uma loja online é necessário entender algumas métricas básicas do mundo do e-commerce. Com elas você conseguirá fazer um acompanhamento mais preciso e entender melhor o desempenho do seu e-commerce. São elas:

  • Pedido Capturado
  • Pedido Faturado
  • Taxa de Aprovação 
  • Ticket Médio
  • Pedido Capturado x Pedido Faturado

Uma das métricas básicas para entender como estão as suas vendas online é saber a diferença entre pedidos capturados e pedidos faturados. A premissa é bem simples, pedido capturado é toda compra que foi feita por algum cliente em sua loja virtual, seja ela por boleto ou cartão, pedidos que ainda estão em validação entram na conta.

Já no caso dos pedidos faturados, só entram na somatória, as compras que de fato foram processadas como válidas. Ou seja, aquele boleto que não foi pago ou algum pedido que teve o cartão de crédito negado, não fazem mais parte quando se trata de pedidos faturados. Sendo assim, esse seria o valor real a ser considerado.

Taxa de Aprovação

A taxa de aprovação é uma ótima forma de você saber ao certo quantos dos seus pedidos são válidos. Esse dado te ajuda a entender se da totalidade de pedidos, quantos realmente foram realizados, é um ótimo indicador para entender se o seu site precisa de melhorias principalmente relacionadas ao checkout e meio de pagamentos.

Para calcular a taxa de aprovação é bem simples, basta fazer a seguinte fórmula:

Taxa de Aprovação = (Pedidos Faturados/Pedidos Capturados) x 100

Ticket Médio

Por último, mas não menos importante, o ticket médio. Esse dado, é de maneira simplista, a média em valor dos pedidos realizados na sua loja virtual. Mas como calcular isso? 

Ticket Médio = Valor total em vendas/Número de Pedidos no mesmo período

Use o ticket médio como termômetro para validar a sua meta. O ticket médio é uma métrica que te ajuda a ter uma projeção mais alinhada, entendendo se ela está coerente com a realidade de vendas da sua loja virtual ou não. 

Por exemplo, se sua meta é de R$100 mil em vendas mensais, mas a realidade da sua loja é de 300 pedidos com um ticket médio de R$150 reais por mês. Sendo assim seu faturamento gira em torno de R$45 mil. Dessa forma, podemos entender que a meta pode estar um pouco ousada para o momento.

Estar familiarizado com os dados e métricas do seu site podem fazer toda a diferença no faturamento da sua loja. Com a ajuda de ferramentas como o Google Analytics integrada ao painel de vendas do seu site você conseguirá mapear com tranquilidade essas informações.

Entenda os fatores sazonais

Além de entender como é o processo de vendas e quais são as métricas internas relevantes de faturamento para a sua loja. É preciso saber que para definir metas de vendas assertivas é necessário estar de olho nas sazonalidades. 

As sazonalidades podem estar relacionadas a dois fatores, os de macroambiente e os de microambiente. Mas qual a diferença entre eles e como eles impactam o faturamento da minha loja?

Macroambiente

Os fatores de macroambiente, são todas as questões que não são controladas pelo lojista, ou seja, desde fatores climáticos como muito calor durante o inverno ou até crises políticas, econômicas, entre outros. É tudo aquilo que de alguma maneira afeta o seu desempenho de vendas, mas é proveniente de um agente externo.

Microambiente

O microambiente é dividido em internos e externos. Sendos os internos, aqueles que envolvem a empresa como um todo, sejam os setores de vendas, financeiro, marketing, entre outros. Já os fatores externos envolvem fatores diretamente ligados à empresa, mas que não são controláveis, como por exemplo: Fornecedores, concorrentes e clientes.

Esteja sempre atento a esses fatores, eles podem te ajudar a ter mais clareza na hora de definir as metas de vendas. Por exemplo, nos meses que possuem datas comemorativas fortes como Dia das Mães, Natal, Dia das Crianças, você já sabe que essa sazonalidade vai influenciar positivamente o seu faturamento e por isso pode colocar uma meta maior neste mês.

Estabeleça uma meta diária

Mas como saber se a minha loja vai bater a meta esse mês? A melhor maneira de entender o desempenho de faturamento do mês é analisando um curto período, como por exemplo fracionando em uma meta diária.

Monte um pequeno painel ou planilha que te ajude a monitorar os dados relevantes da sua loja de maneira simples e prática. Adicione as métricas mais relevantes, como pedidos capturados no dia e número de vendas. Com esse painel em mãos será muito mais fácil de você entender e colocar alguma ação em prática caso o desempenho não esteja indo como o esperado.

Ter informações claras, te ajudam a tomar decisões de maneira mais ágil. Seja ativando alguma ação mais agressiva no fim do mês ou mudando de posicionamento. Mas fique atento, fuja das promoções recorrentes, pois isso pode acabar fazendo mal para a saúde do seu negócio.

Visualize todos os cenários

Após alinhar as metas que você considera positivas, que tal também planejar o cenário realista e um pessimista? Estar ciente e mapear todos os cenários te ajudam a elaborar um plano de ação mais eficiente. 

Compreendendo a importância da definição e acompanhamento das metas de vendas, você perceberá como isso vai auxiliar na sua capacidade de interpretação dos resultados do seu negócio e como extrair o melhor potencial dele.


Como receber pagamentos online

Hoje em dia, um dos pontos relevantes para que o cliente feche um negócio é, sem dúvidas, a praticidade na transação de pagamento. Afinal, com a evolução da tecnologia e das compras pela internet, receber pagamentos online se tornou indispensável para qualquer estabelecimento comercial.

Oferecer opções de pagamento pela internet, pode trazer diversos benefícios para o seu negócio. Entre eles:

Mais produtividade: como a transação depende mais do cliente, sua loja não fica à mercê de uma equipe operando os recebimentos de forma integral;

Redução de custos: graças à automatização de notificações, você economiza tempo, dinheiro e energia, uma vez que não é mais necessário enviar correspondências e fazer ligações telefônicas para contatar clientes inadimplentes, por exemplo;

Diminuição de falhas: com o apoio da tecnologia, muitos erros causados por fator humano são eliminados;

Aumento da competitividade: estabelecimentos que oferecem maior comodidade e segurança aos consumidores aumentam a reputação de mercado;

Segurança: o consumidor está cada vez mais acostumado com esse formato de venda e se sente seguro em fechar os pedidos 100% online;

Praticidade: usando ferramentas como o link de pagamento, o próprio cliente escolhe a melhor forma de finalizar o pedido.

Assim como numa venda presencial, pela internet você também pode disponibilizar para o seu cliente, diversas maneiras de fechar a compra. Abaixo, listamos as mais comuns:

Cartão de crédito

O cartão de crédito é a modalidade preferida de ambas as partes. Isso porque a comprovação do pagamento é ágil, uma vez que as operadoras são menos burocráticas. 

Outro fator de destaque é a enorme variedade de bandeiras, como Visa, MasterCard, American Express, HiperCard, Elo etc. É fundamental aceitar todas elas para atender mais pessoas.

Boleto bancário

O boleto bancário é muito usado pelos clientes, especialmente para compra de itens mais baratos. Basta contratar esse serviço de uma instituição bancária, que emitirá a guia. Existem contas empresariais que oferecem esse tipo de serviço, porém, é necessário consultar as condições.

Seu principal benefício é a garantia do recebimento à vista, além de ser bastante seguro, pois o capital já entra na conta assim que é verificado.

Gateway de pagamento

Existem vários tipos de gateway de pagamento, como o Bcash, Vindi, Aceita Fácil e Moip. São aplicações muito úteis para lojas que querem se aventurar no segmento de e-commerce.

São sistemas que conferem as informações de crédito do negócio. As operações são totalmente virtuais, sendo possível comprovar diversas transações em simultâneo, com segurança e rapidez.

Ferramentas terceirizadas

Existem ferramentas terceirizadas que facilitam ainda mais a transição de valores. Entre as mais famosas estão: PagSeguro, Mercado Pago e Paypal. Elas são práticas e intuitivas, tanto para que vende como para quem compra. 

Umas das principais vantagens é que elas compilam diversos tipos de pagamento: cartões, boletos, transferência digital, entre outros. Para usar, é preciso ter uma conta e as movimentações geralmente são tarifadas, conforme as condições de pagamento e as formas de transação.

Link de Pagamento

Cada vez mais popular, o link de pagamento é uma ótima ferramenta para quem está iniciando no comércio eletrônico e usa como meio para vendas as redes sociais e o whatsapp. 

Disponível em várias plataformas digitais, ela permite que após a negociação do pedido, você gere um link e compartilhe via whatsapp ou e-mail para o seu cliente finalizar a compra do produto. Dessa forma, é o seu consumidor que determina qual a melhor forma de pagamento disponível e finaliza o pedido.


Estoque da loja física x digital

Você gerencia o estoque da sua loja física? Se a resposta for não, antes de avançarmos para os próximos passos, é indispensável que você comece o processo controle de estoque da sua loja. 

Após isso, caso a sua operação evolua, ficará mais fácil e organizado, gerenciar o estoque da sua loja física integrada a loja virtual. Confira algumas dicas!

Separe o estoque virtual com o estoque físico

A separação do estoque é uma etapa muito importante para identificar quais as mercadorias e quantidades que serão destinadas para uso exclusivo da loja virtual e o que será de uso exclusivo de sua loja física. 

Por exemplo, o produto camiseta, será vendido na loja virtual, apenas na cor preta. Porém, na loja física, terá além da cor preta, outras cores.

Fazer essa separação é indispensável para que você não tenha nenhum tipo de furo de estoque, seja na loja física ou loja virtual. Para te ajudar, contratar um sistema de gestão com o Hiper auxilia trazendo mais praticidade para que esse fluxo seja feito com mais agilidade. Você consegue informar a quantidade de estoque do produto que será vendido na loja virtual e a quantidade de estoque que será vendido em sua loja física, para que não haja conflito e o controle de estoque siga de maneira organizada.

Controle sem locais de estoque separados

Uma grande dúvida normalmente surge quando se pensa em integração de estoque da loja física e virtual. É possível controlar o estoque tanto para a loja física quanto para a loja virtual sem que haja a separação?

A resposta é sim, mas pode demandar uma organização maior. É importante que qualquer venda que for realizada na loja virtual, seja efetuada a separação da mercadoria imediatamente no estoque, mesmo que o pedido ainda esteja sendo processado na loja. Essa precaução, evita que a mercadoria que foi vendida virtualmente, seja vendida fisicamente para outro cliente, deixando o consumidor virtual sem a mercadoria.

Ao realizar um controle de estoque misto, é importante que você tenha em mente que sempre que uma retirada de produto for realizada tanto para a loja física, quanto para a loja online, ambos devem ser atualizados em seu controle, nunca permita que um cliente da loja online compre um produto e fique sem ele pois o estoque foi comprometido por alguma venda na loja física, e vice-versa.

Reserve o estoque dos produtos

Se você realizou uma venda em sua loja virtual, reserve o estoque do produto, mesmo que o pagamento não foi confirmado ainda (exemplo: boleto bancário, pagamento via cartão em status de processamento), não permita que o produto seja vendido para outro cliente, enquanto a venda na loja virtual estiver em aberto. Firme o compromisso de entregar a mercadoria para seu cliente, mesmo que o pagamento não foi processado ainda.

Claro, caso boleto tenha vencido ou a venda não tenha sido processada, aí sim, você pode e deve vender para outro cliente, fora isso, aguarde enquanto o pagamento é processado.

Além disso, no caso da loja virtual, sempre faça uma gestão responsável do seu estoque, nunca adicione um estoque de um produto muito maior do que sua capacidade de entrega. Pois caso surja um imprevisto, onde um cliente optou por comprar seu produto em uma quantidade maior, pois estava disponível na loja online, mas o seu estoque real não suportava essa encomenda, você terá problemas em entregar os produtos. Por isso, seja responsável com seu estoque.


Sistema para vendas físicas e online

Se você já tem uma loja física, migrar para uma loja online pode ser uma ótima estratégia para ampliar o seu mercado, alcançar mais público e auxiliar na sua renda mensal caso ocorra algum imprevisto. 

Itens importantes da gestão da sua loja física não podem ficar para trás na sua loja virtual, como: controle de estoque, emissão de documentos fiscais e relacionamento com o seu cliente. Ou seja, embora não tenha um espaço físico para receber os consumidores, você precisará atendê-los com qualidade, cuidar para que o produto desejado não esteja em falta e, é claro, cumprir com as obrigações fiscais da sua loja.

O que estava simples, começou a parecer complicado? Calma, nós criamos uma maneira de ajudar você nessa nova etapa. O Hiper é um sistema para gestão e vendas de lojas, atendemos mais de 25 segmentos e somos especialistas em pequenos negócios, ou seja, nele você encontra tudo que a sua loja precisa para funcionar sem nenhum problema. 

Além de todas as funcionalidades para facilitar a rotina da sua loja física, no Hiper você também encontra catálogo digital, integração com e-commerce e marketplace, tudo para garantir a presença digital do seu negócio!

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