Qual o principal objetivo da sua empresa? Se você respondeu que é vender produtos ou prestar serviços, com certeza, ainda não descobriu a perspectiva que pode fazer os lucros aumentarem muito mais. Afinal, as empresas existem para satisfazer a necessidade dos seus consumidores e os resultados incríveis só chegam para quem oferece produtos e serviços que superem suas expectativas.
O consumidor está cada vez mais exigente. Hoje ele não deseja apenas entrar em sua loja e comprar um produto exposto na prateleira. Os clientes têm novas expectativas, ou seja, necessitam de uma motivação especial, algo que possa incentivar a ação de compra através de uma experiência extraordinária entre os corredores da sua loja.
No entanto, você não precisa se assustar. No post de hoje você irá aprender como oferecer uma experiência de compra satisfatória e inesquecível para atrair e fidelizar os clientes. Prepare-se para aprender muito com nossas dicas. Então, vamos lá!
1. Tenha um atendimento impecável
Um bom atendimento é o básico para quem deseja oferecer uma boa experiência de compra para os clientes e é uma das grandes falhas em muitos estabelecimentos. Você mesmo, quantas vezes entrou em uma loja e foi mal atendido? Agora, imagine seus clientes tendo a mesma impressão dos seus funcionários. Para contornar essa situação trágica, comece a treinar sua equipe e oriente seus vendedores a serem atenciosos, além de estarem sempre dispostos a solucionar os problemas dos clientes, sejam eles dúvidas ou até mesmo reclamações.
Quando os atendentes se mostram interessados em atender bem ao invés de apenas aumentar as vendas, levando em consideração honestidade e cumplicidade, os consumidores obtêm uma experiência de compra mais satisfatória e, assim, podem voltar à sua loja ou indicar seus serviços a outras pessoas. Isso é importante, porque muitas vezes existe uma confusão entre atender bem e empurrar produtos. Tenha em mente que o relacionamento a longo prazo é mais importante que uma venda isolada e certifique-se que seus funcionários entendam isso.
2. Agilidade na experiência de compra
As pessoas estão cada vez mais apressadas, a própria rotina da vida determina essa urgência. Por isso, sua empresa deve oferecer um atendimento prático e eficaz, sem perder a sensibilidade em resolver os problemas com delicadeza. Ficar esperando em filas, não ter vendedores suficientes, preencher diversos formulários, entre outras burocracias, são experiências cansativas e impedem a satisfação dos clientes.
Para oferecer mais agilidade, é interessante contar com a ajuda da tecnologia. Um software de gestão que integre diferentes áreas da loja pode ser fundamental para evitar demoras na hora de localizar itens ou realizar o pagamento.
3. Prometa apenas o que pode cumprir
Se sua loja confirmou que uma entrega seria realizada até o próximo dia útil ou prometeu verificar a chegada de um novo produto no estoque, entre outras coisas, o mínimo que sua empresa precisa fazer é cumprir o que foi prometido. Enganar o cliente é decepcionante e compromete a reputação da própria empresa. Neste caso, evite fazer falsas promessas, seja honesto e encante seu cliente por meio de um relacionamento transparente.
Com as redes sociais, ter um cliente insatisfeito pode gerar uma crise de imagem nas redes sociais que vai impactar negativamente as vendas. No entanto, se ele estiver encantado com o atendimento, pode se tornar um defensor da marca.
4. Dê atenção máxima à qualidade
O atendimento foi impecável e o cliente conseguiu fazer a compra de forma rápida. No entanto, o produto apresentou defeito após alguns dias. Isso significa que sua empresa não conseguiu oferecer uma experiência de compra extraordinária e, sim, frustrante.
Oferecer uma boa experiência com os itens que comercializa também faz parte do pacote, por isso, trabalhe com produtos de qualidade que motivem os clientes a comprar e confiar nas indicações da sua loja. Dessa forma você irá gerar neles a crença de que sua marca só trabalha com outras marcas igualmente de qualidade.
5. Ofereça um pós compra extraordinário
Uma venda não termina quando o produto é entregue e pago pelo cliente, muito pelo contrário, o atendimento continua mesmo após a conclusão da venda. Empresas que ligam para o cliente para saber se o produto está atendendo suas necessidades, realizam pesquisas de satisfação, fazem programas de fidelidade, entre outros atrativos, mostram para os clientes que se importam com sua compra.
Isso inclui oferecer uma experiência de compra até depois que o cliente sai da loja, e para o consumidor este diferencial é muito importante. O pós compra pode ser decisivo para que o cliente se encante com a experiência de compra, com a sua marca e também para a sua fidelização.
Lendo nosso post, você deve ter percebido que os clientes estão em busca de uma experiência de compra diferenciada, então, se sua empresa está disposta a oferecer esses momentos únicos, basta seguir nossas dicas e aproveitar os resultados desta ação. Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário em nosso artigo que continuaremos te ajudando a conquistar e continuar com a fidelização de clientes!