PUBLICADO EM 09 DE agosto DE 2022 7 minutos de leitura

O ramo da moda é um mercado em constante crescimento no Brasil e no mundo. Quando falamos no setor calçadista, os números são igualmente promissores, sendo possível ver um caminho de sucesso para os próximos anos. Contudo, muitos empreendedores se vêem em dúvida quando o assunto é como atingir seu público-alvo,  ter maior reconhecimento de marca e, consequentemente, aumentar as vendas.

Todas estes objetivos podem ser alcançados quando o negócio possui um plano de marketing bem estruturado e focado em resultados. Mas, para que isso aconteça de forma mais assertiva, alguns pontos precisam ser levados em consideração. Pensando nisso, selecionei algumas dicas de marketing com foco em lojas de calçados. Vamos conferir?

1. Trabalhe a decoração da sua loja de calçados ao seu favor

Já ouviu falar que “a primeira impressão é a que fica”? Pois bem, não é à toa que esta expressão é tão utilizada. De fato, os seres humanos em geral tendem a lembrar de pessoas, objetos e lugares a partir da primeira impressão que tiveram sobre eles. Isso significa que sua loja será lembrada da forma como ela for vista pelos consumidores. E você não quer que eles tenham uma impressão ruim, não é mesmo?

Sendo assim, trabalhar a imagem visual da sua loja de calçados é um fator determinante para que seus clientes sintam-se bem e voltem ao seu estabelecimento. Para fazer este trabalho da melhor forma, comece estudando cores, grafismos e imagens que representem a identidade do seu negócio. Depois, transpareça esta identidade para todo o entorno do seu espaço.

Para facilitar, vamos a um exemplo prático?

Digamos que você tenha uma loja de calçados femininos, onde o foco são mulheres na faixa etária de 15 a 35 anos, veganas e que gostem de atividades ligadas à natureza, como esportes ao ar livre, yoga e meditação. Sua loja precisa passar uma imagem que se adeque a esse mundo em que seu público está acostumado. Eu apostaria em tons presentes na natureza, como verde e marrom. Nos grafismos, procuraria trabalhar com ícones que transmitissem essa vibe mais natural. Formas curvas trariam esse olhar mais orgânico e voltado para a natureza. Além disso, sem dúvidas investiria no marketing sensorial, selecionando um aroma que trouxesse a lembrança de elementos naturais, como jasmim e capim limão.

2. Dê atenção especial ao espaço para provar os calçados

 Uma boa estratégia de marketing para loja de calçados começa com uma boa experiência. De nada adianta a sua loja ser super decorada se o espaço para os clientes provarem os calçados for desorganizado e pequeno. Por isso, para que eles tenham a melhor experiência, coloque os provadores em um local estratégico. Os clientes geralmente não gostam de se sentir expostos ao provar os produtos. Por isso, localizar os puffs próximos às paredes laterais e próximos aos espelhos. Afinal, é fundamental que seus clientes consigam visualizar como os calçados ficam em seus pés.

Uma boa dica é deixar longos espaços para que eles possam caminhar, simulando uma passarela. São referências implícitas no subconsciente de praticamente todas as idades e públicos. E acredite: fará com que seus clientes sintam-se ainda mais especiais e exclusivos.

como expor produtos na loja

3. Ofereça cupons de desconto e cartões fidelidade

Muitas lojas têm adotado a estratégia de oferecer cupons de desconto, principalmente na primeira compra. Esta é uma boa prática quando falamos em marketing para lojas de calçados, principalmente dicas de marketing digital. Os cupons de desconto PRIMEIRACOMPRA viraram verdadeiras tendências quando o assunto é compra online. Mas nada impede você de aplicar esta mesma prática no dia a dia da sua loja física. 

Falando em boas práticas, não podemos esquecer dos cartões fidelidade. Se na compra online os cupons de desconto reinam, na compra física os cartões fidelidade tem a hora e a vez. Outrora esquecidos, eles prometem voltar com tudo. Aqui vale usar da sua criatividade para determinar os prêmios que seus clientes receberão. Um cupom de desconto a cada x compras? Descontos progressivos? Descontos cumulativos? Você decide.

4. Alimente suas redes sociais

Presença digital passou de uma simples escolha para quesito obrigatório ao abrir um negócio. Contudo, não basta criar os perfis nas redes sociais e só. É preciso alimentar com conteúdos relevantes e de qualidade. Pensando nisso, selecionei 5 dicas matadoras quando o assunto é conteúdo para as redes sociais:

  1. Utilize a mesma linguagem que seu público usa

Falar a língua dos seus clientes fará com que você crie conexão e crie relacionamentos com eles. De nada adianta ter uma linguagem super polida e formal se o seu cliente for da geração Z, por exemplo. Estude como eles se comportam e adote a mesma linguagem para suas redes sociais. O mesmo se aplica caso você pense em contratar blogueiros e influenciadores para apoiar a divulgação da sua loja. Todos precisam falar a mesma língua do seu público.

  1. Capriche nas fotos

Aqui a dica vai principalmente quando falamos do Instagram. A qualidade das imagens é algo muito valorizado na rede social, além de dar maior visibilidade e credibilidade à marca, já que o algoritmo prioriza boas imagens e, principalmente, vídeos.

  1. Diversifique o conteúdo

A tendência de quem começa um perfil corporativo nas redes sociais é de falar única e exclusivamente do seu produto. Mas é interessante diversificar, como por exemplo: dar dicas de como combinar os calçados da sua loja com roupas e acessórios, tirar dúvidas sobre compras e formas de pagamento e falar do mercado de forma geral. Aproveite este espaço, também, para executar sua estratégia de divulgação de eventos, workshops e lançamento de novidades da loja.

  1. Tenha frequência

Mas não significa que você precise postar todos os dias. Só tenha uma frequência que seja confortável e faça sentido para o seu negócio. E, claro, se tiver a possibilidade de contratar uma agência de publicidade ou uma pessoa freelancer para fazer este trabalho de forma mais consistente e profissional, nem pense duas vezes. 

  1. Não esqueça do whatsapp business

Muitas vezes acabamos não considerando o WhatsApp como rede social, mas ele funciona muito bem para algumas estratégias. Por exemplo: você pode criar um grupo e concentrar promoções e cupons de desconto para os clientes participantes. Desta forma, você cria relacionamentos e estreita os laços com eles.

5. Invista no pós-vendas

Seu cliente visitou sua loja, se encantou com o ambiente bem organizado, provou muitos calçados na área exclusiva, fechou a venda e segue acompanhando a loja nas redes sociais. Perfeito, não é mesmo?

Quase perfeito, eu diria.

Para fechar o ciclo desta venda com chave de ouro e trazer a satisfação do seu cliente a outro patamar, fazer ações de pós-vendas é a cereja do bolo. Você pode fazer isto de diversas maneiras, tais como: enviando e-mails agradecendo pela visita e oferecendo cupons de desconto para as próximas compras, compartilhando pesquisas de satisfação e convidando para eventos na loja. Lembre-se: relacionamento acima de tudo!

E aí, curtiu nossas dicas de marketing para a sua loja de calçados? Comente abaixo sua opinião sobre o tema e aproveite para compartilhar com os colegas que precisam conhecer mais sobre estratégias de marketing.

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