A partir do momento em que você entender como fazer parceria com blogueira para divulgar sua empresa, irá perceber as vantagens que esse tipo de ação traz aos pequenos negócios. Aqui neste conteúdo você irá aprender desde como achar influenciadores digitais até o melhor texto para parceria influencer. Ou seja, a gente traz toda a informação que você precisa!
Blogueiros, youtubers, creators, influenciadores ou digital influencers. Como esses profissionais podem ajudar a impulsionar o seu negócio? Os empreendedores podem ter muitas dúvidas quando se trata de estratégias promocionais. Quais delas geram resultados efetivos?
A parceria com criadores de conteúdo vem sendo um dos métodos de divulgação mais interessantes e que trazem os melhores resultados para as marcas. Um dos destaques deste modelo é a proximidade que a marca consegue com o público e a possibilidade de mensuração dos resultados ao final de cada ação.
Quer saber se essa é uma boa alternativa para a sua empresa? Continue a leitura deste artigo e saiba como as parcerias com blogueiros e influenciadores podem garantir melhores resultados para o seu negócio.
O que é um “digital influencer”?
Você já ouviu falar nesse termo em inglês? Em tradução livre, significa “influenciador digital”. Ele está relacionado ao grupo de pessoas que se tornaram famosas na internet por escolherem o blog ou as redes sociais como carreira profissional. Você já deve ter ouvido falar de alguns desses nomes: Hugo Gloss, Kéfera, Bianca Andrade, Camila Coutinho. Todos eles são blogueiros de sucesso que se transformaram em verdadeiros formadores de opinião sobre o seu nicho.
Todo o trabalho é feito por meio de estratégias elaboradas pelos próprios influenciadores digitais ou pelas marcas que os contratam. O ideal é que seja feito em conjunto, afinal os influenciadores conhecem o público enquanto a empresa conhece a marca.
Cada postagem de um bom criador de conteúdo recebe inúmeras curtidas e comentários. A palavra deles tem vez e longo alcance, transcendendo a internet e chegando até mídias tradicionais como a televisão. É possível encontrá-los nas principais redes sociais, como Instagram, Youtube e TikTok.
Como posso divulgar o meu negócio com blogueiros e influenciadores?
Atualmente, o termo “blogueiro” está dando lugar para influencer e creator, como um sinônimo para todos os influenciadores que trabalham com internet. Isso significa que nem sempre esse profissional terá um site próprio para divulgação através de banners ou artigos patrocinados, como estávamos acostumados no passado. Muitas vezes, a “publi” (termo utilizado quando o profissional compartilha seus produtos e serviços de forma paga ou por meio de permuta) da sua marca ficará disponível apenas 24h em um storie do Instagram. E acredite: o resultado pode ser surpreendente.
Isso porque o público das redes sociais é muito amplo. Uma vez que as redes concentram uma grande variedade de pessoas, marcas e criadores de conteúdo, podem ser acessadas em diferentes ocasiões: por quem deseja se distrair, se informar das últimas notícias, aprender coisas novas ou saber dos amigos. Ou seja, tem muito mais interesses que em uma página pessoal, atraindo um público bem maior.
Para saber onde encontrar os maiores influenciadores, é importante conhecer um pouco mais sobre as principais redes sociais:
Youtube
A maior rede social para vídeos é também uma das maiores plataformas de busca online. Através dos canais no Youtube as pessoas descobrem novidades do mercado, acompanham o dia a dia de seus blogueiros favoritos, aprendem novas receitas e até mesmo fazem cursos e workshops.
Além de ter uma quantidade enorme de conteúdos no formato audiovisual, no Youtube você poderá encontrar influenciadores que trabalhem com o seu nicho, possibilitando que seus produtos e serviços sejam divulgados.
Muitas pessoas não sabem como fazer parcerias no Instagram. Mas, acredite: se o seu produto chama a atenção do público pelo visual, esta rede é a aposta certa. A rede social com foco em fotos e vídeos curtos é a preferida para segmentos como moda, decoração e alimentação. E hoje, é a terceira mais utilizada no Brasil (perdendo apenas para o Whatsapp e o Youtube).
Seja com vídeos e fotos em tempo real nos stories ou em fotos e vídeos mais produzidos para o feed, o Instagram é uma rede com ótimo retorno. Com a estratégia certa e o influenciador ideal, não tenha dúvidas de que seu negócio poderá crescer – e muito.
TikTok
Uma rede social ascendente e criadora das famosas “dancinhas” que vemos sendo replicadas no Instagram e Youtube, o TikTok é o mais novo da nossa lista. Muitos consideram o algoritmo do TikTok o melhor entre todas as redes sociais, o que significa que dificilmente aparecerá para você algum conteúdo que não seja do seu interesse. E esse é um ponto fundamental quando falamos em alcance de marca.
A rede trabalha com vídeos entre 15 e 60 segundos e vem crescendo exponencialmente com o passar dos anos, tendo sido o aplicativo mais baixado em 2020. Lembre-se que o TikTok é muito mais que dancinhas. Hoje ele entrega dicas rápidas de empreendedorismo, livros, decoração e um universo inteiro a ser descoberto.
Apesar dos dados apontarem o Facebook como uma rede em queda, não podemos deixar de mencionar. Afinal, ele ainda é uma rede social muito utilizada no Brasil e no mundo. A rede trabalha com postagens em formato textual e visual. Diferente do Instagram, é possível inserir links clicáveis na legenda das postagens, facilitando o acesso ao conteúdo.
Especialistas apontam que a queda nos acessos diários se dá pelo fato de que o público mais jovem preferir as redes também mais jovens e ágeis, como TikTok. Os usuários mais frequentes no Facebook acabam sendo das gerações sêniores, como é o caso dos baby boomers.
Atenção: cuidado com as generalizações! Existem influenciadores para vários públicos em diferentes plataformas e o ideal é estudar cada caso antes de decidir sua estratégia.
Como escolher os influenciadores para a divulgação do seu negócio?
Em uma busca rápida na internet, é possível encontrar milhares de blogueiros e criadores de conteúdo que são muito influentes. Isso pode tornar a escolha um pouco complicada, mas você deve pensar no que for mais benéfico para o seu negócio. Para ajudar, selecionamos 3 dicas importantes:
1. A escolha deve ser estratégica, não por afinidade ou gosto pessoal
Você não é a sua marca. Ponto.
Isso significa que você não deve selecionar aqueles canais que você mais gosta, que terão um custo mais barato ou porque você conhece o blogueiro. É indispensável que esta escolha seja estratégica, levando em consideração o perfil de seu público-alvo, que deve estar alinhado à audiência do influenciador. Além disso, é fundamental que a pessoa escolhida fale a língua da sua marca.
Para tornar esta escolha mais estratégica, avalie o media kit do profissional (apresentação com os dados de acesso das redes e perfil do público seguidor), as opções de divulgação e os respectivos investimentos. Observe também o feed das redes sociais. Qual o número de comentários em cada um deles? O que as pessoas comentam? Quando ele posta algum conteúdo de publicidade, qual a resposta do público?
No próprio media kit já devem estar presentes os dados de acesso e principais métricas utilizadas nas redes sociais (curtidas, compartilhamentos, comentários, etc). Caso não estejam, é importante agendar um bate papo para que estes dados sejam apresentados.
2. Selecione os profissionais que influenciam seu público-alvo de forma natural
As pessoas conseguem diferenciar facilmente uma ação espontânea de uma paga, isso é fato. Nada pior do que um publieditorial em que o influenciador não tem identificação com o produto (quem não lembra da polêmica propaganda em que a Angélica, vegetariana há 27 anos, surge comendo salsicha?) . Para que a parceria seja mais efetiva, o ideal é que as ações propostas sejam mais naturais, englobando o cotidiano do influenciador.
Um exemplo prático são as produções de blogueiras de moda.
Os famosos “provadores” e “looks do dia” são ações simples e que dão muito certo, atingindo em cheio o público-alvo escolhido. Afinal, os espectadores verão a influenciadora vestindo looks diferentes, mostrando os detalhes de cada peça e a cereja do bolo: terão a visão individual e exclusiva da influenciadora sobre conforto, corte, modelagem e qualidade das peças.
Lembre-se de que o termo “influenciador” não existe à toa: estes profissionais são capazes de influenciar o ato de compra no momento em que surgirem no feed de quem os assiste. Eles constroem uma audiência de pessoas que são influenciadas por eles, que desejam ser parecidos com eles e, assim, utilizam aquilo que é recomendado em suas publicações.
3. Estabeleça um contato duradouro com os influenciadores
Se o seu negócio for divulgado nas plataformas dos influenciadores digitais com a frequência adequada, ficará mais fácil de manter o seu público engajado. Consequentemente, é mais fácil atingir a fidelização e encantar seus clientes.
Por isso, uma vez escolhidos, é interessante que o contato com os blogueiros seja duradouro e constante. Em alguns casos, onde você encontra aquela pessoa que tem tudo a ver com o seu negócio e que entrega resultados incríveis, esse contato constante é indispensável. Afinal, seu público acabará vinculando seus produtos e serviços à blogueira ou blogueiro. O que pode ser um ótimo negócio para você!
Atenção! É importante que as parcerias pagas ou publis sejam sinalizadas nos posts. O público não pode ser enganado. Uma mentira pode ser descoberta a qualquer momento e isso se torna uma grande contrapropaganda para sua marca.
Como entrar em contato com os influenciadores e qual o formato ideal?
Agora que você já sabe mais sobre as redes sociais e entende como selecionar os profissionais certos para atingir o seu nicho de mercado, fica a dúvida: como dar andamento e fechar uma parceria de sucesso? Como entrar em contato com aquela blogueira de sucesso para divulgar seu trabalho? Qual a melhor mensagem para parceria com blogueira?
Existem algumas formas de entrar em contato com estes profissionais. A maioria delas pode ser acessada no próprio perfil do influenciador. Muitos deles optam por falar pelo Whatsapp ou telefone, mas o formato mais tradicional ainda é o mais utilizado: o bom e velho e-mail. E é importante ressaltar que grande parte deles trabalha com assessoria de imprensa. Ou seja: a assessoria recebe as propostas de parceria, avalia e repassa ao influenciador.
Texto para parceria influencer
Muitos empreendedores podem estar se perguntando sobre qual mensagem para blogueira divulgar um trabalho. O que escrever?
Nossa dica aqui é: seja o mais transparente possível. O influencer precisará saber quais são as expectativas da marca para poder criar de modo a alcançá-las. As agências que fazem a intermediação ajudam muito no contato com esse profissional, inclusive entregando informações e métricas importantes para identificar o influencer ideal para divulgar sua marca.
Mas, se você vai fazer tudo sozinho e quer saber como fazer este primeiro contato, qual o formato de carta proposta ideal e o que você deve levar em consideração ao formular este e-mail, acesse nosso modelo de cartas para blogueiros e influenciadores.
E aí, curtiu nossas dicas para te ajudar a fazer parcerias com influenciadores e alavancar o seu negócio? Continue acessando o nosso blog e receba conteúdos exclusivos sobre gestão de negócios, marketing e vendas.