Gestão de Vendas

Como organizar melhor o dia a dia do seu mercado e ter mais tempo para vender

Dicas práticas para organizar a rotina, ganhar tempo e vender mais!

25 DE julho DE 2025 - Atualizado 2 meses atrás 4 min de leitura

A gestão de mercado vai muito além de abrir as portas todos os dias e manter as prateleiras cheias. A correria entre o caixa, o controle de estoque, os pedidos de reposição e até mesmo o atendimento ao cliente pode tomar tanto tempo que sobra pouco espaço para o que realmente importa: vender mais e fazer o negócio crescer. 

Se suas semanas se resumem em “apagar incêndios” e não te sobra tempo para pensar estrategicamente, vamos te mostrar como a boa gestão de mercado pode transformar sua rotina e trazer mais eficiência para o dia a dia.

Então, já se prepare para anotar os pontos mais importantes para colocar em prática!

Boa leitura!

 5 passos para escalar o seu comércio!

Agora, confira os próximos passos que você precisa dar para focar no que realmente importa!

  1. Entenda onde toma mais o seu  tempo

O primeiro passo para organizar melhor o dia a dia do seu mercado é identificar os gargalos. Pergunte-se: 

  • Quanto tempo você gasta procurando produtos no estoque? 
  • Com que frequência precisa resolver erros de troco ou problemas no caixa? 
  • Já perdeu vendas por não saber se o produto estava disponível? 
  • Precisa anotar tudo no caderno ou planilhas confusas? 

Se respondeu “sim” para alguma dessas perguntas, saiba que esses são sinais de uma gestão pouco eficiente e que isso está tirando o seu tempo de vender. 

 

  1. Crie uma rotina organizada e que realmente seja possível de ser seguida

Uma boa organização no mercado começa com pequenas ações: 

  • Abertura e fechamento de caixa 
  • Conferência diária do estoque de itens mais vendidos ou puxar um relatório diário 
  • Agenda para pedidos de reposição 
  • Revisão semanal de vendas (Um ERP eficiente pode ser seu melhor amigo neste caso)

Esses hábitos ajudam você a ter mais previsibilidade nos produtos mais vendidos, quais estão parados, oportunidades. 

 

  1. Delegue tarefas 

Você não precisa e nem deve fazer tudo sozinho. Delegar tarefas para a equipe é fundamental, então crie papéis definidos: quem cuida do caixa, quem faz as reposições, quem confere os prazos de validade.

Quando todo mundo sabe o que deve fazer, os erros diminuem e a produtividade aumenta!

 

  1. Padronize processos, isso evita retrabalhos 

Padronizar processos, por exemplo, sempre fazer o pedido de um fornecedor da mesma forma, registrar as entradas e saídas de mercadoria corretamente e usar o mesmo método para aplicar descontos, reduz erros  e economiza tempo. 

 

  1. Use a tecnologia a seu favor! 

Mesmo que você ainda não use um sistema de gestão, já dá para começar a organizar o mercado com o apoio da tecnologia: 

  • Aplicativos de anotações e tarefas 
  • Planilhas automatizadas 

Mas, com o tempo, o ideal é evoluir para uma solução mais completa, como o Hiper que ajuda na gestão de estoque, vendas, emissão de notas e relatórios, tudo em um só lugar. Isso libera você das tarefas manuais e abre espaço na sua rotina para pensar em como vender mais. 

 

Organização é o primeiro passo para uma gestão de mercado eficiente! 

Organizar o dia a dia do seu mercado é o caminho para sair do modo sobrevivência e entrar no modo crescimento. Quando você domina a sua operação, sobra mais tempo para fazer o que realmente importa: atender melhor, vender mais e ter um negócio saudável. 

Se você quer dar o próximo passo na sua gestão de mercado, existem ferramentas que podem te ajudar muito nesse processo. E a boa notícia é que elas podem ser simples, práticas e feitas sob medida para mercados como o seu. 

Quer continuar aprendendo mais sobre como melhorar a gestão do seu mercado? Fique de olho aqui no blog da Hiper para aprender mais sobre uma gestão completa.

Quer ainda mais conteúdo Hiper?

Assine nossa newsletter mensal.