Ilustração 3D com a imagem de um caderno com caneta, tela de planilha com gráfico e notebook com telas de sistema

Como fazer Controle de Vendas no Caderno, na Planilha e no Sistema

Os negócios estão indo tão bem que você já perdeu a conta de quantas vendas fez? Talvez esteja na hora de implementar um controle de vendas na sua loja. Seja no caderninho, na planilha ou em um sistema especializado, ter esse registro só traz vantagens!

Começou um novo negócio e já recebeu os primeiros pedidos? Talvez seja a hora de iniciar um controle de vendas no caderno, planilha ou em um sistema de gestão. Esse registro das vendas, pagamentos e estoque é importante para conferir o avanço da sua loja, fechar o caixa no final do dia e manter tudo organizado. Independente do tamanho da sua empresa, se você possui loja física ou virtual, se trabalha com encomendas ou serviços, manter esse controle é essencial.

Ao longo deste texto, vamos apresentar três soluções que podem te ajudar no dia a dia. Vamos lá?

Controle de vendas no caderninho

Como fazer Controle de Vendas no CaderninhoÉ bem comum donos de micro e pequenas empresas começarem a gestão com o clássico caderninho. Nele, geralmente, é registrado a data, o nome do cliente e o valor do pedido. Essa é a solução favorita de negócios pequenos, em que geralmente você conhece bem os seus clientes e não precisa emitir documentos fiscais. Muitas vezes o caderninho faz par com a calculadora para soma dos pedidos e registra os itens em falta, os devedores e faz um controle de estoque manual.

Mas, por mais fácil que possa ser, essa é uma ferramenta limitante. Dificilmente você consegue manter um controle eficiente de clientes, vendas, estoque e financeiro com todas as informações necessárias, ou seja, esta forma de gestão pode acabar barrando o crescimento da sua loja. Outro ponto negativo, é a perda ou dificuldade de encontrar informações ao longo das páginas.

Uma solução para poupar tempo e melhorar a gestão, principalmente com o crescimento do negócio, é partir para os meios tecnológicos.

 

Controle de Vendas com Planilhas

A planilha traz melhores resultados que o caderno. Você consegue registrar mais informações e organizá-las de forma adequada. Usando ferramentas online e gratuitas, como o Google Planilhas, você fica com as informações salvas automaticamente e pode acessá-las em um computador, tablet ou celular. A Planilha também oferece cálculos automáticos que trazem mais segurança nas informações.

Porém, os registros ainda devem ser feitos de forma manual e não há integração entre eles, ou seja, os cruzamentos de dados também são manuais. Pense que você precisará de uma planilha para registrar suas vendas, outra para fazer o controle de estoque, outra para financeiro… Na hora de cruzar essas informações, você com certeza irá preferir partir para as soluções tecnológicas que não envolvem processos manuais.

Banner divulgando o Kit de Planilhas para download

Controle de Vendas com Sistema de Gestão

Uma pesquisa desenvolvida pelo IDG Research Services, diz que empresas que usam um sistema de gestão crescem 35% mais rápido e têm 10% a mais de produtividade em relação aos outros métodos de gestão.

Como fazer Controle de Vendas no Sistema de Gestão

Isto porque falamos sobre automatização de processos. Ter um sistema de gestão reduz riscos com falhas humanas, aumenta a qualidade dos processos e ainda ajuda a reduzir custos. Além disso, ter um sistema te ajuda a tomar decisões facilmente, pois todas as informações da sua loja estão à disposição 24 horas por dia. Clique aqui para saber como escolher um bom sistema de gestão.

O Sistema de Gestão pode funcionar online, como a planilha ou offline, como o caderninho; mas em ambos os casos você tem certeza que as informações estarão em segurança.

Já decidiu qual a melhor opção para a sua loja? Deixe nos comentários!

Experimente grátis!

Conheça um sistema para gestão e vendas que facilitará o dia a dia do seu negócio. Preencha os seus dados no formulário abaixo e solicite um teste grátis.

Ops! A Hiper não atende o segmento selecionado. Mas não se preocupe, o grupo Linx tem soluções para seu segmento de negócio.Clique aqui e confira!
Carta