Estratégia de Vendas

Dicas de ouro para a sua Loja Vender Mais!

Tem uma loja e quer aumentar as vendas? Veja nossas dicas para vender mais e fidelizar clientes!

PUBLICADO EM 13 DE junho DE 2023 10 minutos de leitura

O sucesso de uma loja não depende só da habilidade dos vendedores. É preciso criar a estratégia certa para administrá-la e conseguir um bom faturamento.

O mercado está cada vez mais competitivo e isso requer estratégias e técnicas para manter a marca desejada e agradar os clientes, o que é fundamental para alcançar o tão sonhado sucesso.

Tornar um ambiente agradável e propício a vender mais é o segredo para o comércio obter bons resultados. Isso exige conhecimento e informação sobre as preferências dos consumidores e, assim, oferecer o melhor para fidelizar o público. O gestor também deve atentar-se para vários detalhes ao abrir uma loja. Da fachada à apresentação dos funcionários, tudo deve ser levado em consideração.

Quer saber como vender mais na loja física? Ou como aumentar os lucros no seu e-commerce? Continue conosco e acompanhe nossa seleção de dicas para vender mais. Boa leitura! 

Ideias criativas para aumentar as vendas

A arte de conseguir fechar uma venda envolve muitas coisas. De um jogo de cintura habilidoso a uma capacidade de cativar o consumidor com os produtos de que ele precisa. Entre as melhores formas de aumentar o sucesso das negociações de vendas nas lojas físicas, podemos destacar:  

1. A primeira impressão é a que fica!

Você já ouviu a frase “a primeira impressão é a que fica” ? Claro que sim. Isso porque ela traz uma lição muito importante para quem tem uma loja: o cuidado que os varejistas têm com a apresentação de seu comércio deve ser uma preocupação diária. Da fachada ao modo como a vitrine é organizada, tudo deve ser pensado com cuidado.

A vitrine deve ser feita para destacar os principais aspectos dos produtos mais populares de uma loja. Ela funciona como um convite para que as pessoas queiram conferir o que há dentro da loja. Mas o contrário também é verdadeiro, ela também pode afastar o público.

A decoração interna deve estar em sintonia com o “espírito” da loja. Independentemente de a imagem remeter ao luxo ou à descontração, é possível criar ambientes capazes de tornar a visita de um consumidor muito mais agradável. Portanto, trabalhe para que tudo contribua para o aumento das vendas: iluminação, disposição dos produtos, cores, elementos decorativos etc.

2. Saiba organizar sua equipe de vendedores

Das nossas dicas de vendas, essa é matadora para aumentar as vendas. Afinal, quem nunca entrou em uma loja e foi recebido por um “paredão de vendedores”? A imagem costuma espantar clientes com a mesma facilidade que uma placa de “fechado”. Então, vale a dica: saber distribuir os profissionais pelo salão da loja torna a visita do consumidor muito mais agradável — além de melhorar o suporte em caso de dúvidas. Tudo deve ser natural, leve, informal.

Pense que ter essa fila de pessoas para recepcionar seu cliente pode ser extremamente intimidador. É como se todos estivessem de olho em seus movimentos, avaliando suas ações. Ninguém se sente à vontade. 

3. Tenha uma boa abordagem

Scripts de venda decorados e engessados são fáceis de identificar: o cliente geralmente acha chato ou esquisito. Por isso, a abordagem ideal deve priorizar a simpatia e a espontaneidade. Assim, o consumidor terá uma experiência de compra agradável.

Em uma época em que a internet domina o mercado de vendas, trazer clientes para uma loja física tornou-se muito mais desafiador. Diante dessa realidade, os vendedores devem estar sempre preparados para oferecer uma experiência única e positiva, aumentando a fidelidade do consumidor e contribuindo na estratégia de aumentar as vendas de sua loja.

Seus vendedores devem atender o público sempre sorrindo, saber conversar sem serem inconvenientes e demonstrarem conhecimento sobre o produto que estão vendendo. São pequenas atitudes que contribuem imensamente para aumentar o fluxo de clientes e o potencial de retorno da loja. 

 

4. Tenha um portfólio diversificado

Muitos empreendedores se perguntam: o que fazer para vender mais? Diversificar o portfólio pode ser um bom começo. Nem sempre sua loja terá o produto exato que está sendo procurado pelos clientes. No entanto, não é raro que as pessoas visitem uma loja procurando um produto X e voltem para casa com um produto Y.

Ter um portfólio variado, com as opções mais desejadas do mercado é uma decisão estratégica. Isso permite que boas alternativas possam ser oferecidas para os clientes, e uma visita que, de início, seria perdida, transforma-se na venda de outros produtos!

E claro, se você prometeu algo na sua vitrine, tenha a certeza de que aquele produto está disponível em estoque, e deixe-o em primeiro plano na loja. É muito desagradável quando o cliente entra no estabelecimento atraído por uma oferta e acaba descobrindo que comprar aquele produto é uma tarefa dificílima.

5. Tenha um bom pós-venda

Você provavelmente já desistiu de comprar algo pelo mau atendimento que foi oferecido na hora de fechar a compra, certo? E isso tem tudo a ver com o pós-venda. Seus clientes lembrarão da experiência de comprar algo da sua empresa durante todo o processo, mesmo depois que estiverem longe do seu negócio.

A busca por melhorias deve fazer parte do dia a dia das lojas que querem vender mais. Diante disso, ter um bom suporte de pós-venda é indispensável para quem procura encontrar falhas na prestação de serviços.

A atenção dada a um cliente depois que ele sai da sua loja também pode torná-lo mais fiel, principalmente quando algo de errado acontece. É nesse momento que se testa a qualidade do atendimento. Portanto, sempre procure garantir que seu cliente não será abandonado após comprar um produto. 

Dentro do pós-vendas, podem haver trocas e devoluções. Pensando nisso, criamos um modelo de Política de Troca e Devolução com base no Código de Defesa do Consumidor para você utilizar na sua loja. Aproveite!

Pequenas mudanças capazes de grandes mudanças, como aumentar as vendas e atrair mais e mais clientes.

Todo comerciante quer vender mais, mas muitas vezes não sabe como. Em tempos do domínio massivo do e-commerce, garantir um bom fluxo de vendas em lojas físicas é um desafio enorme.

Empreendedores podem contar com técnicas diversas para aumentar as vendas: como já mencionamos, a organização dos produtos em uma vitrine e a forma como os vendedores estão distribuídos na loja, por exemplo, podem ser determinantes. Você deve planejar tudo para que os consumidores estejam sempre dispostos a frequentar sua loja para adquirir novos itens. Outra coisa importante é ter presença online com redes sociais, por exemplo.

Erros que devem ser evitados

Acredite: certas falhas, por mais simples que pareçam, podem gerar um quadro catastrófico, prejudicando muito a negociação. Quer um exemplo? Alguns colaboradores, na ânsia de fechar a venda, pressionam demais o cliente, que fica extremamente desconfortável com a situação. O desfecho desse cenário, como se pode imaginar, não é nem um pouco satisfatório. Por isso, treine sua equipe de vendas para que sejam sempre cordiais e não executem esse tipo de estratégia falha junto aos clientes.

6. Não conhecer o produto

Não conhecer o produto é uma das principais falhas de qualquer comerciante. Pense bem: como mostrar que os seus produtos são diferenciados se você nem mesmo sabe as particularidades deles? Perceba, nesse contexto, a importância de ter na ponta da língua informações relevantes sobre as mercadorias. Observe o quão triste é quando você, no papel de cliente, descobre junto com o vendedor determinada funcionalidade de um produto. Por exemplo: uma peça que é dois em um, podendo ser usada frente e verso.

O produto é a alma da sua loja.

Isso significa que você e sua força de vendas devem conhecê-lo melhor do que ninguém. Assim, vocês saberão apresentar melhor os itens para o cliente e vender seus diferenciais, ajudando o cliente a finalizar a venda sem dúvidas. 

7. Falar em excesso

Outro erro comum e que não é bem-visto pelos clientes é o excesso de conversa. Claro que é importante ter um certo diálogo, até porque assim será mais fácil criar um vínculo com o cliente. No entanto, isso não significa que o vendedor deve falar sem parar o tempo.

Já diz o ditado que temos dois ouvidos e uma boca, então deve ser utilizada a proporção certa. Em outras palavras, é preciso aprender a ouvir. Lembre-se: para apresentar o produto ideal para o cliente é preciso entender suas vontades e expectativas e, para isso, é preciso escutar com atenção o que ele tem a dizer. 

Muitas vezes, a ansiedade de fechar uma venda leva os vendedores a falar mais. De novo, isso pode constranger o cliente, deixá-lo desconfortável. Busque fazer com que o consumidor se sinta acolhido para que ele se sinta seguro ao fechar a compra.

8. Não entender que cada cliente é único

Tenha em mente que cada indivíduo reage a uma informação ou a um estímulo de forma completamente diferente. O recomendado, então, é que a equipe conheça bem as particularidades do seu público, criando, assim, um atendimento personalizado.

Não se esqueça de que alguns clientes preferem uma abordagem mais descontraída e leve, enquanto outros não abrem mão de um contato extremamente formal. Não existe certo ou errado aqui. O importante é parar, observar e entender como o cliente quer ser tratado. É primordial que o atendente utilize um vocabulário compatível com o consumidor, deixando-o à vontade.

Da mesma forma, alguns clientes vão fechar uma compra rapidamente enquanto outros vão exigir muita dedicação, com várias explicações sobre o produto. Para vender mais, é necessário ter paciência para que todos saiam satisfeitos.

9. Mostrar desinteresse

Não existe nada mais chato do que um vendedor desinteressado. Inclusive, esse é um dos motivos pelo qual os clientes saem da loja sem adquirir nada. É como se a loja não se importasse com o bem-estar do seu público. Aliás, muitas vezes, parece que o vendedor nem mesmo queria estar ali.

Não deixe que essa falha grave aconteça em sua loja. Oriente bem o seu time e encontre maneiras efetivas para motivá-los constantemente. Vale destacar, ainda, que o incentivo diário contribui com o aumento da produtividade. O resultado é uma equipe mais engajada e, consequentemente, clientes mais satisfeitos!

Quais são os tipos de loja que mais vendem?

Roupas, variedades, material escolar. Não importa tanto o tipo de loja. Fato é que, para conseguir destacar-se em um mercado cada vez mais competitivo, o comerciante precisa sair da zona de conforto e apostar em alternativas capazes de proporcionar uma experiência de compra inigualável para o cliente. Tal atitude irá fidelizar o público, que não pensará duas vezes em indicar a empresa para amigos e conhecidos.

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