5 dicas para treinar vendedores e lucrar mais

treinar vendedores

Poder contar com uma equipe de vendas bem qualificada é essencial para garantir bons resultados em faturamento. Contudo, não basta parar por aí. É preciso buscar por melhorias e encontrar formas de aprimorar o que já é bom. Assim, a empresa consegue ir além do seu potencial e lucrar mais com vendas. A seguir, vamos oferecer algumas dicas para treinar vendedores — gastando pouco — e conseguir alavancar seus resultados. Continue a leitura e confira!

 

1. Estimule as trocas de experiências

Faça reuniões periódicas e peça para que os vendedores contem suas experiências e como elas influenciaram nos bons e maus resultados. Por exemplo, peça para um vendedor citar quais ações foram essenciais no fechamento de uma grande venda, ou quais aspectos negativos influenciaram para que determinado contrato não fosse fechado. Não é como um treinamento formal, mas essa troca de experiências pode conduzir à elaboração de boas práticas.

 

2. Utilize boas práticas

Assim que as boas práticas de vendas forem relacionadas, deixe-as listadas e leve-as ao conhecimento de toda a equipe. Isso ajudará a padronizar os processos de vendas, tornando-o mais uniforme e organizado, além de garantir que os resultados sejam melhores como um todo — em vez de haver grandes oscilações entre a equipe. Nesse caso, todos saem ganhando.

 

 

3. Aproveite os “multiplicadores do conhecimento”

Treinar uma equipe de vendas, principalmente quando ela é grande, é algo que demanda tempo e custos altos. Para contornar a necessidade de comprometer a produtividade e investir uma quantia elevada em um treinamento formal, selecione alguns vendedores chave, que serão os responsáveis por receber o treinamento e multiplicá-lo ao restante da equipe. Assim, é possível reduzir custos na hora de treinar vendedores e ainda contribuir para uma equipe mais unida e motivada.

 

4. Busque conhecimento

Antes de exigir qualificação de sua equipe, é necessário que o líder também busque conhecimento e aprimore sua capacidade. Dessa forma, ele também pode se tornar um multiplicador de conhecimentos e mostra para sua equipe que está comprometido com as melhorias, dando exemplo para o resto do time e promovendo maior motivação para que os vendedores também continuem na busca por conhecimento.

 

5. Invista na motivação

Treinar vendedores com foco nas habilidades técnicas é essencial para aumentar a qualificação e conseguir obter melhores resultados em vendas. Contudo, uma equipe comercial trabalha na maior parte do tempo — pelo menos deveria — através da motivação. Ela é o fator que faz com que a equipe alcance as metas e desempenhe um bom trabalho. Portanto, além de oferecer treinamentos específicos — a respeito de técnicas de abordagem, negociação, fechamento, etc. — invista também em ações que mantenham a equipe motivada.

Como podemos ver, é possível treinar vendedores e garantir melhorias gastando pouco — o que, em tempos de redução de custos, é fundamental para as empresas. Basta colocar a criatividade em dia, procurando alternativas e contando com as ferramentas e oportunidades que existem dentro da própria equipe.

Você tem mais alguma dica de como treinar vendedores e deseja compartilhar com a gente? Aproveite os comentários e nos conte qual a sua opinião sobre esse assunto. Participe da conversa!

 

Teste o Hiper grátis!

Conheça um sistema para gestão e vendas que facilitará o dia a dia do seu negócio. Preencha os seus dados no formulário abaixo e solicite um teste grátis.

Experimente grátis