Quem tem uma empresa sempre está pensando em como vender mais, mas nem sempre se prepara para isso. Um plano de ação para vendas pode fazer toda a diferença nos resultados, pois ajuda a guiar você e sua equipe ao longo do tempo. Quer saber como criar o seu planejamento? Então continue lendo esse texto. Temos dicas muito interessantes para você.
Como criar a sua estratégia de vendas
“Como vender mais?” deve ser a pergunta que está na cabeça de dez entre dez lojistas. A nossa resposta mais imediata para essa pergunta é: com um planejamento, pensado exclusivamente para as necessidades de cada empresa. É importante ter em mente que o objetivo não deve ser simplesmente o de realizar vendas isoladas. A ideia é criar negócios sustentáveis, que sejam lucrativos por muito tempo.
Falando nisso, antes de começar o seu plano sobre como alavancar as vendas, existe um passo muito importante: definir o objetivo principal e os objetivos secundários da sua empresa. Definindo esses objetivos você conseguirá avaliar se os planos são eficientes e se os resultados estão de acordo com o esperado.
Mas o que é um plano de vendas?
Um plano de vendas ou planejamento comercial é basicamente um cronograma de ações que vai orientar a empresa por um período determinado. Com ele a equipe pode trabalhar com foco nos objetivos importantes para a empresa, buscando resultados de forma assertiva e otimizada.
Em outras palavras, ele é um guia para a equipe que deseja boa performance. Isso porque o direcionamento que ele oferece é criado com base em pesquisa, resultados anteriores, estratégias de venda e negociação.
Um documento em que estão previstas estratégias, plano de ação, métricas e indicadores na busca pelos resultados desejados para sua loja.
Então o planejamento comercial ou de vendas tem o objetivo de criar estruturas, formas de sua empresa vender mais e melhor, certo? No entanto, é fundamental que ele esteja alinhado com o planejamento estratégico. Entenda as diferenças:
Planejamento estratégico: é um guia para a empresa como um todo, com os objetivos e metas de cada área.
Planejamento de vendas: é um desdobramento do planejamento estratégico, com foco na área de vendas.
Comece agora a sua estratégia para vender mais
Uma boa estratégia de vendas envolve o estudo da situação da empresa, bem como seus produtos ou serviços, o conhecimento do mercado de atuação e dos membros da equipe de vendas. Avalia tanto os aspectos internos, como diferenciais e gargalos, quanto externos, como o mercado e os principais concorrentes.
A seguir, conheça um passo a passo simples e definitivo para criar seu plano de vendas:
1 – Entenda o momento da empresa
Como falamos antes, saber como está a situação da empresa é muito importante para a criação de um plano focado nas necessidades e oportunidades específicas. Uma boa forma de conseguir isso é contando com a análise SWOT, uma matriz que avalia forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do negócio.
2 – Alinhe objetivos e metas
Além de definir os objetivos, é preciso que toda a equipe esteja a par deles. É importante que metas e objetivos sejam específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais, segundo a metodologia SMART. Além de direcionar, elas dão motivação para a equipe.
3 – Desenhe as estratégias
A partir dos objetivos estabelecidos, cria as estratégias que irão levar sua empresa ao sucesso. Elas envolvem a compra de material, contratação de pessoas e ações de marketing, por exemplo, ou seja, as coisas que a equipe de vendas precisa para ter sucesso.
4 – Defina seus indicadores
Para saber se o planejamento comercial está dando resultados você precisará definir os indicadores ou métricas para análise. Aqui a escolha vai depender do que faz sentido para o seu negócio.
5 – Acompanhe os resultados
Depois de pensar bastante, criar as estratégias e estruturar as formas de conferir os resultados, chegou o momento de conferir se o plano de vendas está sendo satisfatório. Lembre-se que ele é um documento que sempre pode (e deve!) ser melhorado e atualizado, não tenha medo de fazer os ajustes necessários.
Uma forma mais simples de acompanhar os resultados é contando com um sistema de gestão que permita acompanhar os números facilmente. Acesse o site do Hiper e conheça outras vantagens do sistema.
Plano de vendas: preciso mesmo fazer isso?
Sim, o planejamento de vendas é uma ferramenta muito importante para os negócios. EM contextos de competição e incertezas como o que enfrentamos, o documento traz muitos benefícios:
Equipe motivada
Conhecendo os objetivos e metas que devem ser alcançados pela área, a equipe fica mais motivada e pode trabalhar alinhada para chegar aos resultados esperados.
Mais vantagem competitiva
Ao criar o planejamento comercial e avaliar o mercado, fica mais fácil a sua empresa sair na frente da concorrência. Vocês podem oferecer um novo produto ou inovar na prestação de serviço, por exemplo.
Clientes mais satisfeitos
Ao conhecer melhor o seu público, é possível realizar ofertas mais adequadas, personalizando a forma de abordar as pessoas e muito mais. Isso faz com que os consumidores fiquem mais satisfeitos, aumentando a retenção e a fidelização.
Sustentabilidade comercial
Um bom planejamento de vendas vai ajudar a atrair consumidores e a elevar os lucros. Mas ele precisa fazer mais, o negócio precisa ser financeiramente sustentável com vendas constantes ao longo do tempo.
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