PUBLICADO EM 02 DE setembro DE 2021 7 minutos de leitura

Trabalhar com influenciadores digitais é uma ótima alternativa para divulgar os produtos da sua loja ou os seus serviços. Mas antes de sair enviando mimos e presentes para influenciadores, é preciso entender como essa estratégia funciona, quem o seu público acompanha e como medir resultados.

Neste post, vou explorar um pouco mais esses pontos e tirar dúvidas comuns, principalmente de quem tem um pequeno negócio. Vamos lá?

1) Entenda quem Conversa com o seu Público

Para que a mensagem que você quer passar, chegue em quem consome o seu produto, é preciso entender um pouco mais sobre o seu mediador.

Em primeiro lugar, você precisa ter claro quem é o seu consumidor ou quem você quer atingir. Neste ponto, é importante lembrar que você precisa descrever e conversar com o seu consumidor real, aquele que realmente vai até a sua loja, acessa o seu site e interage nas redes sociais. O perfil desse consumidor é o mesmo que você quer atingir? Se sim, parabéns. Você está fazendo um ótimo trabalho!

Caso negativo, o que pode estar acontecendo? Muitas vezes nós criamos um perfil de cliente ideal, mas não necessariamente é ele quem vai até a sua loja. Isso pode acontecer porque não está havendo uma comunicação efetiva para o público desejado. Mas atente-se: muitas vezes, o público que está apreciando os seus produtos e serviços, é um nicho que você nem tinha pensado, e que pode te trazer muitas vendas.

Como os influenciadores podem te ajudar

Com o público alinhado ou na busca por um novo mercado, influenciadores e blogueiros podem trazer mais visibilidade para a sua marca. Esse trabalho amplia a visibilidade da empresa e ajuda na fidelização dos clientes atuais e na conquista de novos clientes.

Como os seus clientes podem te ajudar

Converse com quem vai até na loja ou faça enquetes nas redes sociais, para saber quem o seu cliente costuma acompanhar. Pergunte por pessoas do mesmo nicho que você, da mesma cidade ou região.  Aqui também vale lembrar dos influenciadores que você acompanha e acha que podem dar match com a sua marca.

 

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2) Entre em contato com o influenciador antes de enviar os mimos

Um contato prévio com o influenciador é importante para alinhar expectativas e também para combinar melhor a ação. Muitas vezes, estamos nas redes sociais e, vimos uma sequência de posts e vídeos com os recebidos, saiba que a quantidade de storys, de vídeos, a marcação da arroba marca, a frequência, o conteúdo, tudo isso pode ser negociado com o profissional. Converse com ele para entender como funciona a parceria, o media kit e os valores.

Media Kit

O media kit é como se fosse um portfólio, um currículo daquele influenciador. Nele você encontra os dados de todas as redes sociais, como número de seguidores, a média de curtidas e alcance por postagens, o público que segue ele, entre outros. Enfim, são muitas informações valiosas e que vale a pena acompanhar.

Entre em contato com a pessoa pelo e-mail ou pelo inbox da rede social, compartilhe o desejo de fazer uma parceria e pergunte a ela ou ele sobre esse kit. Com esse material em mãos, você pode decidir por quem faz mais sentido para a campanha atual.

Fique de olho nos micro influenciadores: esse é o caso de quem tem um número menor de seguidores a primeira vista, mas a interação com o público e a sua influência são maiores. Isso porque, ele possui uma comunidade menor e mais engajada, que pode trazer resultados melhores para a parceria. Ou seja, o número de seguidores não é tão importante assim na hora de escolher com quem trabalhar.

Valores

A partir do media kit você já consegue ter uma ideia de valores ou da possibilidade de permuta. Caso o influenciador não tenha esse material para ser compartilhado, pergunte sobre as formas de parceria com que ele trabalha, os modelos de troca e os valores para cada ação. Isso envolve: valores para criação de vídeo, para visita na loja, para publicação de storys, post no feed. Enfim, todas as formas de contato do influencer com a sua comunidade, podem ser formas de apresentar o seu produto para aquele público.

Não existe um valor padrão para trabalhar com influenciadores, o preço modifica de acordo com a base de fãs, alcance e engajamento. Mas também, pode ser trabalhado por permuta, no caso você faz a troca do serviço ou produto pela divulgação. Veja qual a mais vantajosa para o seu negócio e dê sequência na operação. Se conseguir trabalhar com contratos, melhor ainda. Desta forma ambas as partes ficam asseguradas dos compromissos e do que será entregue e em que data.

 

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3) Capriche no Capricho

Você já entendeu quem conversa com o seu público, já conversou com o influencer para a ação, chegou a hora de enviar os mimos! Essa dica vale para quem vai enviar um recebidos ou para quem vai prestar um serviço: esteja atento a todos os detalhes.

Já selecionou o influenciador? Na hora de enviar um brinde, não se esqueça da apresentação. Lembrando que tudo pode ser conversado com ele antes, beleza? Pense em como aquela embalagem ficará na publicação, como ele poderá apresentar os itens, escreva uma cartinha… Faça uma conexão real com o dia a dia da pessoa, frases e termos que ela usa, momentos marcantes da história dela. Quanto mais pessoal, mas vai demonstrar que você realmente se importa com aquela parceria.

Para além do brinde ao influenciador, o que os seguidores ganham com aquela parceria? Pensar em campanhas que motivem os consumidores a conhecerem a sua marca é fundamental. Portanto, faça ações em tempos de promoções, de lançamentos de produtos ou disponibilize cupons de descontos especiais para os fãs daquele influenciador. Desta forma, todo mundo ganha!

➡️ Neste conteúdo sobre Parceria com Blogueiros, temos dicas de como escrever uma cartinha. Confira!

4) Será que deu resultado? Como medir campanhas com influenciadores

Lembra quando você negociou valores e prazos com o influencer? Nesse momento da conversa, também é importante negociar um retorno sobre a ação. Peça para que ele envie para você o registro das postagens, número de pessoas que receberam o conteúdo, quantidade de interações e todos os dados que demonstrem os resultados da campanha.

Para além do influenciador, fique atento as suas redes, lojas e e-commerce. Como ficaram os números depois da ação: Você ganhou seguidores? O cupom de desconto foi utilizado? Os clientes comentaram sobre a parceria?

Ter esses resultados registrados serve para saber o desempenho de cada ação promocional, ver quais estratégias deram mais resultados e podem ser repetidas e outras que podem ser esquecidas. Analisar o resultado, também é importante para firmar novas parcerias (ou não) com os influenciadores e calcular o retorno sobre o investimento que você fez.

Gostou das nossas dicas? Quer saber mais sobre campanhas com influenciadores? Então deixe a sua sugestão de tema nos nossos comentários!

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