Gestão de Lojas

Prós e contras de abrir loja em shopping

Tudo o que você precisa saber antes de decidir abrir sua loja em shopping para começar sua empreitada da melhor forma.

PUBLICADO EM 14 DE novembro DE 2023 5 minutos de leitura

Atualmente, vemos os shopping centers crescer em quantidade e tamanho. Seja você um empreendedor iniciante ou um lojista experiente, pode ter começado a pensar em abrir loja em shopping. Mas afinal, quais são os prós e contras dessa iniciativa?  

Para o público, as vantagens são muitas: estacionamento, segurança e alimentação no mesmo lugar. Além de diversos serviços e facilidades como banheiros, fraldários e por aí vai. Mas e para os lojistas? Será que é melhor investir em colocar seu comércio dentro de um empreendimento maior ou estar em um ponto sozinho?  

Apesar da dúvida ser compartilhada por muitos empresários, a escolha é individual. Cada caso é um caso e merece uma avaliação cuidadosa. Mas para ajudá-lo a tomar essa decisão delicada, decidimos reunir os prós e contras de ter se estabelecimento em um shopping center. Confira a seguir!

A parte boa 

Abrir uma loja em shopping oferece diversas vantagens, entre elas: 

Infraestrutura pronta: geralmente, shoppings oferecem estruturas prontas, economizando tempo e esforço na construção e manutenção. Isso também significa climatização e conforto para os clientes, melhorando a experiência como um todo, incluindo estacionamento, praças de alimentação e entretenimento. Essa comodidade incentiva que os clientes a passem mais tempo no local. 

Segurança: uma preocupação recorrente entre os comerciantes que decidem ter loja na rua é o risco de assaltos a que ficam expostos todos os dias. Muitas lojas, inclusive, fecham devido à falta de segurança. Nesse ponto os shoppings ganham, já que o próprio empreendimento é responsável pela contratação e por manter uma equipe de segurança, condizente com o tamanho do prédio e a circulação diária de clientes. 

Marketing conjunto: muitos shoppings realizam campanhas de marketing coletivas, beneficiando todas as lojas e aumentando a visibilidade. Os eventos e promoções temáticos, ligados às datas comemorativas também proporcionam oportunidades extras para impulsionar suas vendas.  Afinal, pessoas de diferentes perfis visitam shoppings com a intenção de comprar, o que aumenta as chances de conversão de vendas. 

Grande circulação de pessoas: os shopping centers costumam servir de ponto de encontro entre amigos, além de oferecerem uma série de serviços, de entretenimento à alimentação, que atraem um grande e variado público todos os dias. Ao possuir uma loja dentro de shopping, fica fácil se beneficiar deste movimento.  

Os pontos de atenção 

Apesar das muitas vantagens, abrir uma loja em um shopping também apresenta algumas desvantagens. O que se destaca aqui é o preço, já que não é barato ter uma loja em shopping. Os custos são definitivamente maiores do que os de um ponto de rua.  

A luva: termo bastante conhecido por lojistas de shopping e pessoas que estão procurando um local para instalar sua loja. A luva é uma taxa paga uma única vez ao proprietário do ponto onde a loja se instalará no shopping; o problema é que ela costuma ser muito cara, então é preciso avaliar, antes de mais nada, o valor das luvas no shopping em que você deseja instalar sua loja. Dependendo do valor, pode até inviabilizar o negócio. 

Custo ocupacional: além da luva, deve ser levado em conta o aluguel (calculado de acordo com as vendas e posição da loja dentro do shopping), o condomínio (para pagar água, luz e serviços gerais) e o fundo de promoção (destinado às ações de marketing do shopping) antes de ter certeza de que investir em uma loja de shopping é um bom negócio para você. 

Contratos rigorosos: os contratos de locação em shoppings muitas vezes são rigorosos e de longo prazo, o que pode limitar a flexibilidade do empreendedor. Além disso, a negociação com a administração do shopping pode ser complexa e, em alguns casos, desvantajosa para os lojistas. 

Dependência de decisões estratégicas do shopping: o sucesso da loja pode depender significativamente do fluxo de pessoas nos corredores. Ou seja, um baixo tráfego de clientes pode afetar as vendas. O lojista passa a depender da eficácia das estratégias de marketing do shopping delas para atrair clientes e provavelmente terá concorrentes diretos no mesmo endereço. 

Como descubro se abrir uma loja em shopping é bom pra mim? 

Para se decidir, é importante calcular se as receitas irão cobrir custos ocupacionais e também operacionais (funcionários, manutenção de estoque, fundo de caixa).  Lembre-se de que a escolha de abrir uma loja em um shopping depende do seu tipo de negócio e do seu público-alvo. Existem shoppings centers de diferentes perfis e será preciso investigar se algum deles é viável para a sua loja. 

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