Revenda de software

5 vantagens em revender software para empresas

Estender seu portfólio de produtos, aumentar a receita mensal, fidelizar os clientes... Conheça todas as vantagens em revender software de gestão!

PUBLICADO EM 22 DE março DE 2023 7 minutos de leitura

Cada vez mais, as empresas buscam por soluções completas. Um dos motivos é porque elas querem se relacionar com um número menor de fornecedores, simplificando suas operações. Revender software permite ao fornecedor agrupar a entrega de um pacote composto por software, equipamentos e serviços, o que facilita na hora de satisfazer os clientes.

A consultoria IDC, uma das mais importantes instituições de estudos sobre os mercados de Tecnologia da Informação e Telecomunicações no mundo, indica que o Brasil atualmente ocupa o 11º no ranking global e deve avançar 5% em 2023. Isso porque o mercado de tecnologia da informação será impulsionado, principalmente, pelo consumo de soluções tecnológicas pelas empresas (B2B), que deve crescer 8,7% — com destaque para as áreas de Software e Cloud.

De acordo com o estudo, o mercado de software deve crescer 15,1% em 2023, incentivado por soluções de segurança, gestão de dados, AI e experiência do cliente — em que metade desses investimentos será em modelos SaaS, com previsão de crescer 27,6%.

Você já pensou na possibilidade de estar à frente dessa tendência? Ter uma franquia de software erp, por exemplo, pode abrir novos horizontes de negócios para sua empresa. Uma vez que você entenda como vender sistema de automação comercial, pode contar com novas fontes de lucros e outras vantagens como vamos listar a seguir.

 

1. Agregar mais produtos ao portfólio

Ninguém pode ser especialista em tudo. Pelo contrário, é até aconselhável que a empresa foque em desenvolver uma linha de produtos e serviços que sejam de excelência para fortalecer sua competitividade.

Nesse sentido, agregar produtos de terceiros ao portfólio da empresa pode trazer oportunidades de vendas cruzadas, afinal, muitas vezes o cliente acaba adquirindo soluções que deixam a desejar justamente porque elas têm mais funcionalidades. Como integração é palavra de ordem em software, é interessante ter parceiros com sistemas, plataformas ou aplicativos que possam complementar o que você já oferece.

O melhor é que você não precisará estruturar uma ideia totalmente nova, ou iniciar outras linhas do zero. A revenda de software traz a oportunidade de negócios já estruturada.

 

2. Entregar uma solução completa

Seguindo o raciocínio do primeiro tópico, é preciso estar atento a uma tendência que cresce a cada dia: aumenta continuamente o número de revendedores que ofertam softwares integrados com hardwares. Para aproveitar essa chance de entregar uma solução incrível que atenda às necessidades do cliente, é essencial criar uma boa parceria estratégica com quem quer revender software. 

A verdade é que quanto menos o cliente se incomodar com infraestrutura, mais satisfeito ele ficará. Então abuse do seu poder de consultoria, oferecendo uma solução completa. Se puder, dê mais de uma opção de hardware ou software complementar. Lembre-se de explicar os principais benefícios de cada opção e garanta que a integração funcione perfeitamente.

 

3. Fidelizar o cliente

Ao se tornar um revendedor de software, você cria um mecanismo que também ajuda a fidelizar clientes. Afinal, você aumenta a autoridade e se torna uma grande referência no fornecimento de tecnologia. Ótimo, não é?

É importante mostrar que você está a par com os avanços do mercado. O cliente precisa vê-lo como mais que um fornecedor de tecnologia. Ao criar uma relação de confiança, ele irá procurá-lo sempre que precisar. Não perca oportunidades.

 

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4. Aumentar a receita

A revenda de sistemas de informática também é uma forma de aumentar o ticket médio. Vendas cruzadas, aliadas a serviços e a consultoria, podem elevar o número de contratos, o que representa um maior faturamento.

Lembre-se que para atuar com a revenda de softwares não é preciso investir em pesquisa e desenvolvimento de produto, nem em construção de marca. Tudo isso já foi feito. E se a marca for reconhecida no mercado, poderá levar ainda mais clientes para você.

 

5. Oferecer serviços especializados

No tópico 4 falamos sobre a criação de autoridade e a verdade é que a aquisição de softwares está fortemente ligada à confiança estabelecida com o fornecedor. Revender um sistema de automação comercial, muitas vezes, exige um suporte mais próximo e pessoal. Isso porque o cliente pode ter muitas dúvidas ou precisar de atendimento para casos específicos, coisa que não pode esperar.

Se o fabricante está em São Paulo, certamente será mais fácil contar com um parceiro no interior do Maranhão para atingir o mercado e potencializar suas vendas do que montar uma equipe própria. Ou seja, a revenda de softwares é uma oportunidade regional. Uma vez que você conheça o potencial do mercado da sua região e saiba quais são as oportunidades, nada melhor do que você ter a franquia que vai ser a ponte de confiança entre o fabricante e o cliente.

 

Como vender software

Agora que você já conhece os benefícios da revenda de softwares, é hora de aprender umas dicas sobre como oferecer esse produto para seus clientes. Temos certeza que após conferir as dicas, você se sentirá mais preparado.

Dica 1: saiba tudo sobre o sistema

Quanto mais detalhes você souber sobre o software que irá oferecer, mais as pessoas tenderão a ficar encantadas com o produto. Estude em detalhes todas as funções, custos e vantagens, de forma que consiga responder às dúvidas dos clientes naturalmente.

Dica 2: estude o que os concorrentes

Fazer uma pesquisa sobre como a concorrência tem se posicionado no mercado é importante tanto para saber o que as pessoas estão procurando quanto para evitar um discurso exatamente igual. Conhecendo os concorrentes, pense em como o seu produto se diferencia e porque isso é bom para os clientes.

Dica 3: entenda a cabeça de quem compra

Conhecer o público-alvo é fundamental para saber como falar com ele e oferecer os benefícios que mais chamam a atenção. É preciso saber quanto seu cliente está disposto a gastar, quais são as suas principais dores e o que os encanta. Você pode criar personas que representem seus principais compradores.

Dica 4: tenha parceria com uma empresa reconhecida

Revender um software que já seja reconhecido no mercado é muito mais vantajoso que oferecer um produto pouco conhecido. Um sistema que já tem nome, inclusive, chama mais clientes para sua loja.

Dica 5: invista em um site funcional

A experiência do consumidor ao acessar o seu site deve ser perfeita. Isso é importante, porque o seu site vai ser o chamariz para o software que você irá revender. Se a experiência tiver um impacto negativo, poderá desestimular a venda.

Dica 6: ofereça um teste grátis

Disponibilizar um período de experiência é uma boa forma de tornar o software mais conhecido entre seus clientes. No caso de quem trabalha como uma franquia de revenda, é sempre importante ver com o franqueador se existe essa possibilidade. 

Dica 7: personalize soluções

Alguns clientes vão precisar de sistemas customizados, que estejam adaptados às suas necessidades. Esteja aberto a entender como funciona a empresa para conseguir oferecer a melhor solução. Claro que, para isso, você precisará trabalhar com um software que tenha essa flexibilidade e permita esse tipo de negociação.

Dica 8: não se esqueça do pós-venda

Além de vender, é preciso fidelizar seus clientes, certo? Então lembre-se de cuidar deles mesmo após fechar negócio. Ofereça suporte e treinamento adequado, esteja disponível para tirar dúvidas. Um cliente satisfeito sempre volta e faz o tão desejado boca a boca.

 

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