Datas comemorativas

Dia dos Pais: como aumentar as vendas na sua loja

Quer ver o faturamento crescer no Dia dos Pais na loja? Confira as dicas que selecionamos especialmente para incrementar as vendas desta data e coloque a mão na massa!

PUBLICADO EM 15 DE julho DE 2024 8 minutos de leitura

 

O Dia dos Pais, comemorado sempre no segundo domingo de agosto, é uma das cinco principais datas para o varejo no país. Este ano, a data cai no dia 13 e se preparar para aproveitar essa oportunidade é praticamente uma obrigação para qualquer empresário. Afinal, as datas comemorativas funcionam como um incentivo principalmente para o setor do comércio.

Para ter sucesso nas vendas no Dia dos Pais é indispensável que você faça um planejamento e monte uma boa estratégia. Saber como se posicionar em meio a todos os outros concorrentes, pode fazer muita diferença. É importante estar atento a todos os detalhes, desde a promoção de ofertas até a qualidade do atendimento. Além de impulsionar as vendas do período, um planejamento bem executado contribui para a fidelização de clientes que podem voltar a procurar o negócio em outras ocasiões.

Quer saber como aumentar as vendas no Dia dos Pais? Confira abaixo nossas dicas e não perca a oportunidade de alavancar as vendas do seu negócio!

 

Invista nos Campeões de Vendas

Campeões de Vendas são os produtos mais desejados pelo seu público-alvo. No entanto, eles podem mudar em função da época do ano ou das datas comemorativas. Mas se a gente pensar de um modo geral, podemos partir de pesquisas como a que a Globo realizou com 1000 brasileiros sobre a intenção de compras no período que antecede o Dia dos Pais.

A pesquisa mostrou que os presentes mais presentes mais citados foram:

  • Roupas: 35%
  • Perfumes e cosméticos: 24%
  • Calçados: 18%
  • Acessórios (relógios, cintos, etc.): 10%

 

Foque nos Filhos

O dia é dos pais, mas todas as suas ações nessa data devem ter os filhos como alvo, afinal, são eles quem vão às compras. Aproveite e pense em produtos para serem usados em dupla ou com o restante da família, como acessórios personalizados e jogos de tabuleiro. E você ainda pode pensar em algo do tipo “compre um, leve outro”, para pais e filhos que compartilham o mesmo estilo/gosto!

Uma pesquisa realizada pela Globo em 2023, aponta que é preciso estar atento a dois públicos: os pais que irão ganhar o presente e querem ter suas expectativas atendidas, mas também os filhos, afinal eles são parte decisiva na hora da compra.

A dificuldade em escolher os presentes para os pais, abre uma janela de oportunidade para que você e seu negócio conquistem novos clientes. Segundo o estudo, 50% dos brasileiros pretendem presentear. Essa dica também deve ser lembrada na hora de criar a comunicação da sua campanha. Quando for pensar em desenvolver um cartaz de Dia dos Pais para loja, lembre-se que o discurso de venda é dirigido ao filho.

 

globo pesquisa

 

Solte a criatividade no seu Planejamento

Criar uma campanha atrativa para os consumidores nesta data é o ponto principal, deixe a criatividade rolar. Planejar é o primeiro passo para ter sucesso nas datas comemorativas. Por isso, lembre-se de adicionar carinho e atenção no envio de seus produtos, bem como organizar a divulgação da sua loja e aperfeiçoar o atendimento.  Na hora de planejar o Dia dos Pais, alguns detalhes são fundamentais:

  • Decoração de Dia dos Pais na loja: crie um ambiente que atraia e deixe seus clientes confortáveis para que eles façam suas compras. Com a correria do dia a dia, muita gente esquece da data e uma boa decoração é um ótimo lembrete.
  • Envio de produtos: aposte nos laços, papéis e cartões personalizados para enfeitar as embalagens dos produtos. Quanto mais personalizada ela for, mais feliz o seu cliente ficará. Se o negócio é 100% virtual, pode-se criar cartões virtuais com mensagem para o Dia dos Pais, aproveite a criatividade.
  • Divulgue sua campanha: você pode fazer propaganda de Dia dos Pais da loja de roupas, explorando estilos de pais. Ou mostrar os diferenciais dos seus produtos que os papais vão amar. O importante é que os filhos identifiquem como seus pais vão usar cada coisa.
  • Aposte em redes sociais: faça uma postagem nas redes sociais ou site sobre o assunto. Adicione fotos de pais com filhos, muitas figuras de corações e use cores vivas para chamar a atenção dos clientes. 
  • Atendimento: esteja atento ao contato com seus clientes para tirar dúvidas e resolver problemas, mostre-se atento ao relacionamento com seu público.

 

Ofereça condições especiais

Quando se fala em datas comemorativas, não há como deixar de lado as condições especiais e o diferencial da sua marca. No Dia dos Pais não poderia ser diferente. Use a criatividade para oferecer kits de produtos, descontos exclusivos e formas diferentes de pagamento. Pense em ideias como:

Kits: se a sua empresa vende produtos de perfumaria e cosméticos, por exemplo, tente oferecer kits de produtos de barba, para a pele e também de corpo. Vai ser um arraso nas vendas!
Vantagens financeiras: lembra do kit presente que mencionamos ali em cima? Que tal mostrar para o seu cliente que compensa comprar um desses kits para economizar ainda mais? Ou ainda, ofereça descontos progressivos a cada valor de compras atingido, assim o cliente aproveita as promoções e sua loja cria um programa de fidelização.
Amplie as condições de pagamento: você pode facilitar o parcelamento das compras do seu cliente a partir de determinado valor, estimulando-o a adquirir mais produtos de qualidade. Ofereça a opção de pagamento via Pix para o consumidor. Esse pagamento sai mais barato para a empresa e é uma vantagem ao cliente, já que para pagar basta acessar o aplicativo do banco e realizar a transferência imediata sem custo.

 

Divulgue sua ação online e nas redes sociais

Já mencionamos as redes, mas vamos reforçar sua relevância. Nunca foi tão importante utilizar as redes sociais para potencializar o seu negócio quanto agora. E é claro que para incrementar as vendas você deve divulgar sua campanha de Dia dos Pais por lá também.

Mais do que estarem de olho nas vitrines das lojas físicas, os clientes costumam buscar informações e dicas sobre presentes na internet. São pesquisas no Google, em sites especializados e lojas online,  e também nas redes sociais. Por isso a importância de estar presente nesses canais. 

Faça uma boa comunicação divulgando as promoções da sua loja para a data, invista em pequenos vídeos para compartilhar no stories, ative seus kits também em seu site ou catálogo digital. Busque todas as alternativas possíveis para facilitar a vida do cliente e divulgar suas vantagens. Então, marque presença!

Dados do Google mostram que:

Dia dos Pais Informações

Impulsione suas vendas na Internet

Se você quer aumentar as vendas da sua empresa na internet para além das redes sociais, então é preciso investir em uma presença digital. Pode ser através de uma loja virtual ou um site personalizado e intuitivo.

O Dia dos Pais promove uma grande expectativa no mercado. As lojas virtuais estão ganhando espaço e a preferência dos consumidores na hora de escolherem o presente. Esse movimento só acelerou diante da pandemia, aumentando a concorrência entre as empresas.

Isso porque, as lojas virtuais possuem a vantagem de estarem sempre disponíveis aos consumidores. Ou seja, basta buscar a empresa na internet, clicar na loja e realizar as compras de maneira tranquila, no conforto de casa e a qualquer momento.

Se você quer ter presença online, precisa conferir todas as funcionalidades disponíveis no módulo de varejo digital do Sistema Hiper

Esperamos que nossas dicas ajudem você a potencializar suas vendas no Dia dos Pais. Planejar e se preparar com antecedência é a chave do sucesso. Aproveite que você ainda tem um tempo para ver outras referências do mercado e prepare seu negócio para atrair mais clientes e vender ainda mais. Anote, por exemplo, o que deu certo em 2022 que você deseja repetir neste ano. Ou, quais ações precisam ser melhoradas para que a sua empresa venda mais e fidelize outros clientes.

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